A Antuérpia tem uma história riquíssima e um passado de sucesso, tendo sido um importante centro comercial da Europa por vários séculos. Devido a sua riqueza, a cidade tem inúmeras atrações e pontos turísticos interessantes e esplendorosos, além de uma arquitetura encantadora. E o que é melhor: é possível conhecer a maioria das atrações da cidade a pé e em pouco tempo. Confira a nossa seleção dos melhores passeios e atrações turísticas da Antuérpia.

 

 

Centraal Station

Centraal Station
Centraal Station

Ao chegar na Antuérpia de trem, o seu passeio começa logo na chegada, já que a Centraal Station (ou Estação Central) da Antuérpia é uma das mais impressionantes estações ferroviárias do mundo! O terminal foi construído no final do século XIX e tem um domo enorme e um hall interior com uma decoração impressionante, além de um shopping center com diversas lojas. Não deixe de provar o delicioso waffle belga, vendido pertinho da escada rolante no andar superior: uma delícia! Ao sair, caminhe até a pracinha da estação e aproveite para bater algumas fotos do exterior do prédio, que é ainda mais grandioso!

 

Onze Lieve Vrouwe Kathedraal

Onze Lieve Vrouwe Kathedraal
Onze Lieve Vrouwe Kathedraal

A Catedral de Nossa Senhora teve sua construção iniciada em 1352, e, na época, era um dos prédios mais altos do mundo. Contruída em pedra e em estilo gótico, a igreja se tornou uma Catedral somente em 1559 e foi erguida no lugar de uma outra igreja que ocupava o espaço desde o século XII. A torre da Catedral ainda domina a paisagem da Antuérpia hoje em dia e o seu interior contém diversos tesouros, como pinturas de Rubens e o túmulo de Isabella de Bourbon.

 

Grote Markt

Grote Markt
Grote Markt

A praça principal da Antuérpia tem diversos prédios magníficos, entre eles o prédio enorme que abriga a prefeitura. No centro da praça pode ser vista uma fonte com a estátua de Brabo, um herói mítico símbolo da Antuérpia. De acordo com a lenda, Brabo livrou a Antuérpia de um gigante que cobrava dos navios que queriam entrar na cidade, e, por isso, simboliza a liberdade de ir e vir no rio Scheldt. Um outro detalhe imperdível da praça são os famosos prédios estreitos de teto triangular que definem a arquitetura da Antuérpia.

Leia também:  Passeios e pontos turísticos de Praga: dicas práticas

 

Museu das Belas Artes – Koninklijk Museum van Schone Kunsten

Museu das Belas Artes
Museu das Belas Artes

O palácio neoclássico que abriga o Museu das Belas Artes da Antuérpia foi construído entre 1884 e 1890 e a sua coleção contém diversas obras, principalmente de artistas flamengos e do mais famoso de todos eles, Rubens. O museu foi uma das principais atrações da Exposição Mundial de 1894, que aconteceu na Antuérpia.

 

Steen (A Pedra)

't Steen (A Pedra)
't Steen (A Pedra)

O Steen é o prédio mais velho da Antuérpia, um castelo de pedra e o único prédio a ter escapado a demolição durante a construção das docas no rio Scheldt, no século XIX. O Steen foi alterado várias vezes, tendo servido como prisão e também como museu. O prédio abriga hoje em dia o Museu Nacional Marítimo e de lá se pode ter uma bela vista do rio Scheldt e do Porto da Antuérpia na distância.

 

Groenplaats

Groenplaats
Groenplaats

A Groenplaats é uma das praças mais importantes da Antuérpia, localizada no coração do centro histórico da cidade e próxima da catedral. A área da praça é cercada de hotéis, cafés e bares, perfeitos para provar as deliciosas cerveja belgas. Não deixe de provar também as vlaamse frites (ou batatas fritas) no estilo belga, servidas enroladas em papel e com uma porção enorme de maionese em cima. Um detalhe curioso: até o final do século XVIII, a praça era o principal cemitério da Antuérpia, tendo sido movido somente durante a ocupação austríaca, quando os cemitérios foram banidos de dentro da cidade.

 

Meir

Meir
Meir

A Antuérpia é conhecida por suas lojas, famosas por terem preços bem mais baixos que lojas de cidades próximas como Amsterdam e Bruxelas. Por isso, a Antuérpia tem não somente uma, mas várias ruas abarrotadas de lojas, todas ao redor da Meir, a principal rua de compras de toda a Bélgica. Lá, você poderá encontrar diversas lojas que vão desde grifes às cadeias mais populares como H&M e New Look (do Reino Unido).

Leia também:  Fuja do comum - 10 passeios inusitados em Londres

 

Bourla Schouwburg (Teatro de Bourla)

Bourla Schouwburg
Bourla Schouwburg

Embora a Antuérpia tenha vários teatros de maior porte, o Bourla é o mais famoso, devido à sua bela arquietura e à sua significância histórica. O teatro foi construído durante a invasão holandesa da Antuérpia, embora os planos para a sua construção tenham começado durante a a invasão francesa. O plano do arquiteto Pierre Bourla era construir um teatro e uma casa de concertos capaz de competir com as casas de outras capitais europeias, e o resultado esplendoroso pode ser visto hoje.

 

Confira nosso artigo sobre a viagem de trem entre Amsterdam-Paris-Antuérpia

 

Confira o nosso artigo sobre o bate-volta de trem entre Amsterdam e a Antuérpia.