A cidade de Nice é um dos destinos mais procurados da França. Devido à sua posição privilegiada na famosa Côte D’Azur e à sua bela arquitetura, Nice atrai turistas de todo o mundo ávidos por aproveitar as belas praias e atrações de renome. O trajeto é repleto de lindas paisagens, e, graças ao TGV, o trem bala francês, a distância entre Paris e Nice que é de 688 quilômetros, é percorrida em pouco mais de 5 horas. Confira as dicas e descubra como comprar bilhetes e fazer a viagem no trem Paris Nice que corta a França de norte a sul!

A viagem de trem entre as duas cidades no TGV é bastante confortável e quando são levados em conta os custos com taxis ou trens até os aeroportos, além do tempo gasto para chegar neles, passar pela segurança e recolher as bagagens, a duração das viagens de de avião e trem se tornam praticamente os mesmos.

Frequência dos trens

Existem em torno de 7 trens diários partindo de Paris para Nice. O primeiro trem sai de Paris às 7:46hs da manhã e os trens seguintes partem a cada duas horas depois do primeiro (9:46, 11:46, 13:46, etc). O último deles sai por volta das 22:00hs e é um trem sleeper (um trem noturno com cabines com leitos), mais lento e que leva em torno de 10 horas para fazer o percurso entre as duas cidades, quase o dobro do tempo de viagem do trem diurno.

Todos os trens saem da estação Gare de Lyon em Paris e chegam na bela Nice Ville, a principal estação de trem da cidade.

A grande maioria dos hotéis de Nice se encontra nos arredores do centro antigo e da Promenade des Anglais (a avenida beira-mar), onde estão os principais pontos turísticos. Se você está procurando um lugar bem localizado, pertinho da praia, com bom preço e confortável, o Vacances Bleue Le Royal, é uma boa opção (clique aqui para conferir a página do hotel). Para economizar, considere uma opção um pouco mais barata e mais afastada da praia, como o Grand Hotel Le Florence, que fica nas proximidades da estação Nice Ville. Você pode conferir a página do hotel clicando aqui. 

Leia também:  Pontos Turísticos de Toledo - o que ver na bela cidade medieval

Se você ainda não reservou sua estada em Paris, há uma grande variedade de hotéis na região da estação Gare de Lyon, a exemplo do Ibis Paris Gare de Lyon, com ótimos preços e a poucos minutos da estação (clique aqui para visitar a página do hotel).

Custo das passagens do trem de Paris a Nice

O preço das passagens do trem Paris Nice varia imensamente de acordo com a época do ano e com o serviço que você escolher. O valor das passagens varia bastante de acordo com a época do ano, alcançando o seu pico nos meses de verão (entre Junho e Agosto). 



É bom lembrar que listamos apenas os horários dos trens diretos, que são um pouco mais caros e mais rápidos que os trens que fazem conexão em Marseille. No entanto, a diferença entre os valores dois dois serviços é pequena.

Felizmente, os viajantes brasileiros e portugueses podem comprar as passagens de trem entre Paris e Nice antecipadamente, estando ainda no Brasil ou em Portugal, com a opção de imprimi-las em casa ou recebê-las através dos correios. As passagens são vendidas pela Rail Europe, a representante oficial do TGV é o maior portal de passagens de trem na Europa. A empresa oferece um sistema totalmente em português e bastante fácil de usar. Clique aqui para pesquisar passagens.

Na maioria das vezes não vale a pena deixar para comprar as passagens somente ao chegar em Paris, pois o preço pode ser até duas vezes mais alto que o das passagens compradas online. Além do mais, os lugares se esgotam rápido, e as complicações com filas e negociações em língua estrangeira já são o suficiente para fazer qualquer um desistir de tentar esta forma!

Conforto nos trens de Paris a Nice

A maioria dos trens TGV que cobrem longas distâncias na França tem um vagão bar, onde é possível adquirir bebidas e comida também. Lembre-se que não existem restrições contra o consumo de comida ou bebidas adquiridas fora do trem, portanto, sinta-se livre para trazer seu próprio lanche para consumir no seu assento caso deseje. Alguns trens têm também serviço de bordo.

As passagens de primeira classe oferecem assentos mais espaçosos e reclináveis, mesa, e luz de leitura individual, além de tomadas para o uso de laptops. Alguns vagões da segunda classe oferecem plugs para laptop e celulares e têm assentos menos espaços.

Não existe limite no peso da bagagem e você não terá que fazer o check-in das suas malas, simplesmente carregue-as para dentro do trem e coloque-as nos racks no começo do vagão ou em cima dos assentos, caso as malas não sejam muito grandes.

Como chegar às estações de partida do trem

A estação Gare de Lyon em Paris é facilmente acessível de metrô e fica bem no centro da cidade. Clique aqui para baixar o mapa do sistema de metrô de Paris. Já a estação de trem de Nice Ville fica no coração dde Nice, o que facilita o fácil acesso à outras áreas seja de taxi ou através do sistema de bondes e trem.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que faça uma ótima viagem de trem entre Paris e Nice!