Mykonos é a mais requisitada das ilhas gregas. Com lindas praias e atrações fantásticas, este paraíso encanta a todos que o visitam. Exploramos toda a ilha e a sua capital, Chora, e damos aqui sugestões das melhores áreas e praias onde ficar em Mykonos, com dicas dos melhores hotéis e lugares para se hospedar e divertir.

Decidindo onde ficar em Mykonos

A forma mais fácil de decidir onde se hospedar em Mykonos é escolhendo entre Chora (a capital onde se concentram a maioria das atrações, a vida noturna e os melhores restaurantes e lojas) ou uma das praias paradisíacas da ilha (onde dá para relaxar mais, sem ter que se preocupar com barulho e muita gente). Se você vai visitar pela primeira vez, a melhor opção é ficar em Chora, para aproveitar as praias próximas durante o dia,  retornando à cidade ao entardecer, para aproveitar suas infinitas atrações noturnas. Caso esteja viajando em família, pode ser melhor escolher um hotel em uma das praias, e fazer passeios diurnos para explorar as atrações turísticas da cidade quando lhe apetecer.

Veja quais são as melhores praias e regiões da ilha de Mykonos para se hospedar, com sugestões de hotéis, a seguir:

Chora (Mykonos Town)

Os lugares mais pitorescos da ilha estão em Chora
Os lugares mais pitorescos da ilha estão em Chora, a capital de Mykonos  

Chora, conhecida como Mykonos Town em inglês, é onde se ecncontra a maior parte dos hotéis da ilha. Ela tem uma localização privilegiada, que permite fácil locomoção para todas as principais praias, quer você tenha seu modo de transporte próprio ou vá usar transporte público.

Uma ótima opção onde ficar em Mykonos Town, a 10 minutos caminhando do centro, é o Hotel Charissi, que oferece receptivo grátis do porto para o hotel (explicamos tudo sobre como pegar o ferry no final deste post), e é bastante limpo, com instalações decentes e tudo novinho. Clique aqui para visitar a página do hotel. 

Hotel Charissi - Ótima opção econômica e central onde ficar em Mykonos
Hotel Charissi – Uma ótima  econômica e central onde ficar em Mykonos

Caso esteja procurando algo mais estiloso, com aquele toque de luxo, confira o Poseidon Hotel Suites, que além da localização fenomenal, tem vistas imperdíveis dos famosos moinhos de vento de Mykonos.

Você pode conferir a lista completa de todas as principais opções de hotéis com melhor o custo-benefício em Chora clicando aqui

Veja no mapa a localização dos hotéis onde ficar em Chora:

Platis Gialos – restaurantes, vida noturna e uma praia fantástica onde aproveitar o mar de Mykonos

Platis Gialos é diferente da maioria das praias de Mykonos. Isto porque ela tem uma mistura de bons restaurantes e vida noturna discreta. A apenas 4 km de carro ao sul da cidade de Mykonos, Platis Gialos tem um pouco de tudo para todos: águas calmas para famílias, bares de praia disputados para a galera jovem, e restaurante maravilhosos, que agradam a todos. Platis Gialos é também a principal praia de esportes aquáticos em Mykonos, com caiaque, standup paddle, wakeboard e flyboard entre algumas das atividades disponíveis. Ela tem também excelentes conexões de ônibus para a cidade de Mykonos, além de táxis aquáticos de hora em hora para outras praias da costa sul na alta temporada. Dois dos melhores hotéis em Platis Gialos são o Myconian Ambassador Hotel e o Branco Mykonos, que você pode conferir clicando nos links com nomes dos hotéis, em azul. 

Leia também:  Melhores vistas de Atenas: confira onde tirar fotos top na capital grega

Paradise Beach – belas paisagens e muita balada

Paradise Beach é perfeita para quem procura praia e badalação

Se você busca as baladas da ilha, e gostaria de curtir uma praia agitada durante o dia, a melhor opção é Paradise Beach. Paradise Beach é uma boa opção onde se hospedar em Mykonos, já que nesta praia se encontram duas das boates mais famosas: Cavo Paradiso e Tropicana Club. Durante o verão, o que não falta por lá é festa, e a praia também não deixa nada a desejar em termos de estrutura e beleza natural! Visite a página do Lino Apartments, que fica pertinho do mar. 

Petinos Beach – calmaria e água transparente num ótimo lugar onde ficar em Mykonos

Praia de Petinos - Águas límpidas e ótimos preços em Mykonos
Praia de Petinos – Águas límpidas e ótimos preços em Mykonos

Petinos Beach fica vizinha a uma das praias mais chiques da ilha, chamada Psarou. Por ser uma das praias mais chiques, Psarou comanda preços muito altos para tudo, desde os seus restaurantes aos guarda-sóis, que chegam a custar 20 euros. Com águas tão cristalinas que você consegue ver até as unhas dos seus pés quando dentro d’água, Petinos é uma das melhores praias da ilha, em vários sentidos, e tem uma atmosfera menos “ostentação” que Psarou. A praia tem várias opções de acomodação, a exemplo do Petinos Hotel.

Ornos – Lindas praias e muita ostentação

Hotel Dreambox onde ficar em Mykonos
Hotel Dreambox em Ornos, Mykonos

Ornos é uma outra praia super movimentada,  cheia de barcos de pesca e iates de luxo, com muitas opções para diversão e compras. As casas brancas da vila despontam do mar azul turquesa, e formam uma paisagem perfeita, mas os preços lá são altos! A praia inteira é tomada por espreguiçadeiras oferecidas pelos hotéis (pagos, claro). Este é um lugar que deve ser reservado com bastante antecedência para garantir os melhores preços e o seu lugar lá (esta regra, hoje em dia, se aplica para praticamente toda a ilha se estiver visitando entre Julho e Setembro). Ornos fica a meros 1,5 quilômetros de Chora, o que facilita bastante o acesso à ela caso você chegue de ferry. Você pode ver ver os hotéis onde se hospedar em Orno clicando aqui.

Não deixe de conferir nosso artigo com a seleção das melhores praias de Mykonos e mais sugestões de onde se hospedar. Clique aqui para conferir!

Top dicas para fazer a viagem perfeita para Mykonos:

    • Preste atenção ao vento meltemi que vem do norte, e age como um ar condicionado natural, sendo mais potente à noite – saia sempre preparado(a) com uma jaqueta ou blusa mais grossa!; 
    • Escolha o seu hotel e faça a reserva o mais rápido possível, com pelo menos 3 ou 4 meses de antecedência: os preços sobem rapidamente, à medida que as vagas vão se esgotando;
    • Nunca beba água da torneira;
    • Cuidado com o trânsito: as estradas ficam lotadas e não há calçadas;
    • Organize o seu meio de locomoção caso pretenda explorar a ilha, pois táxis praticamente não existem. Você pode alugar um carro, ou um quadriciclo que é super divertido (os hotéis geralmente organizam ou tem contato de locadoras). É possível também pegar os ônibus disponíveis para transportar turistas entre Chora e as principais praias (método mais usado pela maioria dos turistas).
Leia também:  Pontos turísticos de Atenas: descubra a fascinante capital da Grécia

Como chegar a Mykonos

Você pode comparar e comprar os bilhetes de ferry com saída de Atenas ou para Santorini diretamente no site da Direct Ferries, que é em português, e trabalha com todas as operadoras da Grécia. Lembre-se de procurar pelo nome do porto ao pesquisar. Por exemplo: Pireus – Mykonos e não Atenas – Mykonos. Temos um artigo completo com dicas sobre a viagem no ferry, que voce pode conferir clicando aqui: Como ir de Atenas para Mykonos: saiba tudo sobre o ferry de Atenas a Mykonos.

Ferry para Mykonos
Ficando na capital é fácil pegar o ferry para Atenas e Santorini

O que ver em Mykonos

Apesar de ter uma história milenar, os pontos turísticos de Mykonos que não envolvem a praia são poucos, e ficam todos concentrados na capital da ilha. Com exceção de ilhas vizinhas, como Delos, que fica próxima de Mykonos e pode ser visitada em passeios guiados.

A melhor forma de se locomover em Chora é a pé mesmo, já que várias ruas são abertas apenas para pedestres. Sem falar que não há nada melhor do que  se perder pelas ruas da vila e ir descobrindo seus segredos no seu próprio ritmo. Nas noites de verão as ruas ficam lotadas, e você irá se deparar com os mais variados e interessantes restaurantes e bares.

Centro de Mykonos – Melhor área onde ficar se não vai alugar carro

Se você pretende conhecer mais da ilha e se aventurar por todas as suas maravilhosas praias, não deixe de alugar um meio de transporte. Pode ser uma quad bike (quadriciclo), que é bastante popular lá, e visto por todos os lados. A diária de uma quad bike custa em média 35 euros, e há várias agências oferecendo os veículos (não é necessário ter habilitação especial, e, por ter quatro rodas, o veículo é bem fácil de pilotar). Se você prefere algo mais confortável, como um carro, pesquise carros de aluguel em Mykonos, usando o buscador do lado direito da página (ou no final do artigo, se estiver no celular). 

As maiores atrações de Mykonos são suas praias, e preparamos um artigo especial com a seleção das praias mais famosas e visitadas da ilha, com mais dicas de onde ficar em Mykonos: Clique aqui para conferir. 

Um dos pontos turísticos de Mykonos que não pode deixar de ser conferido é a região da marina da cidade. Isto porque, além de oferecer uma ótima vista de Mykonos e seus famosos cata-ventos, a marina é bastante movimentada, e tem um número enorme de bares e restaurantes, sempre lotados.

Um ótimo passeio em Mykonos é subir as escadarias que levam até os cata-ventos. Lá de cima, você irá se maravilhar com a vista dos prédios antigos da cidade, sem falar na vista do mar. O por-do-sol visto a partir de lá é simplesmente fenomenal!

Leia também:  Coronavírus na Grécia: quando o turismo voltará ao normal?
Little Venice – no coração da capital

Uma outra ótima opção do que ver em Mykonos é a famosa parte da cidade conhecida como Little Venice (Pequena Veneza). Trata-se de alguns prédios do centro que têm arquitetura similar à da famosa cidade italiana, com suas fachadas de frente para a água.

Onde comer em Mykonos: opção é o que não falta!

Comparada a outras ilhas famosas da Europa, como Ibiza, Mykonos é um pouco mais barata (apesar de ser uma das mais caras na Grécia), e oferece várias opções, para todos os bolsos. A cidade tem um número enorme de restaurantes, e, se você estiver disposto(a) a explorar, certamente encontrará uma opção que se encaixa no seu orçamento e gosto. Até nos restaurantes considerados mais concorridos, os preços de um prato principal raramente passam de 20 euros (em tempos de Euro alto, este valor pode ser um pouco salgado para muita gente).

O segredo para economizar na alimentação é procurar as tavernas das praias, que costumam ser mais baratas e menos concorridas, e, quando na cidade, comer em algum souvlaki (uma espécie de fast-food grega, que parece com kebabs e inclui também carnes no espeto ou servidas em pão pita).

No quesito restaurantes, há diversos, e exploramos alguns:

Olla

Este pequeno restaurante super estiloso fica bem no centro de Chora (que como falamos no início é o melhor lugar onde ficar em Mykonos se está visitando pela primeira vez). Com decoração moderna e menu mediterrâneo variado, o Olla tem também uma área externa e um bar, onde você pode provar alguns coquetéis deliciosos enquanto espera pela sua mesa. Os preços dos pratos principais varia entre 17 e 30 euros, e os coquetéis custam em torno de 10 euros.

Terraço do restaurante Olla

Clique aqui para conferir o site do Olla. 

Point Café

Bem no centro de Mykonow Town, na praça Fabrika, o Point Café tem um menu variado com preços baixos. Com pratos de apelo mundial que vão desde pizzas a lasanhas e moussakas, este pequeno restaurante oferece uma boa opção para quem quer fazer uma refeição decente e sem frescuras, além de ter uma localização privilegiada no centro.

Comida barata no Point Café, bem no centro de Mykonos

Clique aqui para conferir a página do Point Café no Facebook.

H Epistrophi

Localizada na praia de Agios Stefanos, pertinho do mar, esta típica taverna grega tem um menu bastante variado, e o seu forte são os frutos do mar. Provamos os mais deliciosos peixes enquanto lá, bem como pratos típicos, como folhas de videiras recheadas, e uma salada com o famoso queijo feta e azeitonas gregas.

Mais dicas de Mykonos:

Se você tiver tempo suficiente e gostar de história e monumentos gregos antigos, não deixe de fazer o passeio até a ilha de Delos, um importante centro político e religioso da antiguidade, onde se encontram as ruínas dos templos de Apolo e Artemis. 

Mais informações: Dicas da Grécia – Melhores hotéis de Mykonos

Última atualização: 13/02/2022