Para quem está planejando passar mais de dois dias em Amsterdam, uma day-trip (ou viagem de um dia) para a Antuérpia, na Bélgica, pode ser uma ótima forma de conhecer um outro país e um pouco mais da região de Benelux (formada pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo).


Os trens que fazem o percurso Amsterdam-Antuérpia são bastante frequentes, com partidas de uma em uma hora da Centraal Station em Amsterdam e chegando em Antwerpeen-Centraal, uma das mais belas estações de trem da Europa. Existem dois serviços: o mais lento – que pára em algumas cidades durante o percurso e no qual a viagem dura em torno de duas horas – e os trens diretos, nos quais a viagem leva apenas uma hora e doze minutos. Nós saímos de manhã cedinho, às 08:00 da manhã e chegamos à Antuerpia pontualmente às 10:00, passando por Roterdam no caminho. O primeiro trem sai de Amsterdam pouco antes das 07:00 e o último de volta deixa a Antuérpia às 21:30.

Os trens são confortáveis e espaçosos, mas nem todos oferecem facilidades extras, como tomadas para laptops e celulares ou até mesmo um vagão bar. É bom lembrar também que em alguns dos trens os lugares não são marcados, e, dependendo do dia, podem ficar bastante lotados. Se você não for cuidadoso(a) e rápido(a) o suficiente para pegar um lugar, pode ter que acabar viajando em pé. A sua passagem deve indicar se você tem um assento garantido ou não, mas, na dúvida, é melhor não arriscar!

Uma boa tática para tentar garantir um lugar é ficar no meio da plataforma, já que os trens muitas vezes não têm vagões suficientes para preencher todo o espaço da plataforma, e, se você estiver muito longe do meio, pode acabar tendo que correr de volta para conseguir entrar. Se por algum motivo acabar de pé, procure andar por dentro do trem até os vagões da parte de trás, já que eles costumam ficar mais vazios, e, com sorte, você encontrará um lugar para sentar lá.

Leia também:  Como viajar de trem de Praga para Viena: dicas e passagens

Como o holandês é a língua oficial da Holanda e da Antuérpia, os sinais e as informações disponibilizadas nas estações podem parecer um pouco confusas, por isso sugerimos que procure chegar cedo na estação para pedir informações no balcão antes de embarcar, para não acabar na plataforma errada. Se você fala pouco inglês, basta mostrar a passagem ao funcionário da estação que ele irá indicar a plataforma (spoor, em holandês) correta.

Como comprar passagens para o trem Amsterdam – Antuérpia

As passagens do trem que faz a viagem entre Amsterdam e a Antuérpia podem ser compradas facilmente ainda no Brasil, no site da Rail Europe.

Tivemos sorte de pegar um preço promocional de apenas R$124,00 (ida-e-volta) e chegamos a encontrar passagens para outras datas que não eram no final de semana por apenas R$87,00 (mais a taxa de reserva) no site.

O site vende passagens pelo mesmo preço ou até mais baratas do que você encontra na estação em Amsterdam, e o melhor, o processo é todo em português. Comprar as passagens enquanto ainda no Brasil irá evitar o estresse de ter que descobrir como usar as máquinas na estação (que podem ser um pouco difíceis de usar) ou até mesmo ter que ir ao balcão de venda de passagens, que tem atendentes que só falam inglês e holandês e que cobram uma taxa extra pelo serviço. Clique aqui para pesquisar passagens no site da Rail Europe Brasil agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui