Atenas é abençoada por uma topografia única. A cidade é cercada por três colinas que oferecem excelentes vistas panorâmicas dos seus monumentos, que se estendem até o mar. Estas colinas oferecem a oportunidade perfeita para fazer fotos perfeitas observando as maravilhas arquitetônicas dessa cidade milenar. Por mais bonitos que sejam os relevos naturais no terreno ateniense, você não fará o passeio completo para apreciar as belas vistas que Atenas tem sem provar um coquetel em uma das coberturas mundialmente famosas da cidade. Confira a seguir a lista dos principais pontos de onde aproveitar as melhores vistas de Atenas, e que te darão perspectivas únicas da cidade

Dica para conseguir as melhores fotos: o pôr do sol sempre é a melhor para aproveitar esses pontos, já que dá para aproveitar o dia e o anoitecer. Mas, lembre-se: estamos falando de Atenas, e ver milhares de anos de história do alto é sempre uma experiência inesquecível, independente da hora do dia. 

Monte Licabeto

Vista da Acrópole a partir do Monte Licabeto
Vista da Acrópole a partir do Monte Licabeto

Lycabettus Hill é a mais alta das três colinas que cercam Atenas, e oferece a melhor vista panorâmica da cidade. É possível caminhar até o pico sem se cansar muito, pois, apesar da altura, os caminhos que levam até o topo passam por parques e circundam o monte. Lá sem dúvida se tem uma das melhores vistas de Atenas, de 360 graus, e uma visão privilegiada da Acrópole, que mais parece se erguer aos céus. Não deixe de olhar pelo binóculo no topo do Monte Licabeto, que proporciona uma observação mais detalhada da cidade, e permite ver até o mar. Aproveite para visitar o Monte Licabeto depois de entrar no Museu Arqueológico Nacional da Grécia, que fica bem próximo de lá, e é magnífico! 

Fachada do magnífico Museu Arqueológico Nacional, nas proximidades do Monte Licabeto
Fachada do magnífico Museu Arqueológico Nacional, nas proximidades do Monte Licabeto

Colina de Philopappos

Uma das vistas de Atenas mais impressionantes fica neste monte
Uma das vistas de Atenas mais impressionantes fica aqui. A Acrópoles ao anoitecer

Localizada a sudoeste da Acrópole, a Colina de Philopappos (Colina das Musas) é exuberante, verde e repleta de trilhas para caminhada. O acesso a colina se dá por meio de um dos bairros mais nobres de Atenas, então o passeio por lá, além de te levar aos pés da Acrópole, irá te permitir ver uma parte interessantíssima da cidade. A vista de Atenas e que se tem da Acrópole lá de cima é incomparável, pela proximidade e pela posição. Se você deixar para ir perto do por do sol, poderá ver o espetáculo que é a iluminação da Acrópole ao anoitecer. A colina é identificável pelo Monumento de Philopappos, que fica bem no topo, e foi construído em homenagem a Julius Antiochus Philopappos, um cônsul e administrador romano que viveu em Atenas até sua morte no ano 116 dC. O mar Egeu também é avistável a partir de lá. Se tiver de escolher entre uma das colinas, dê preferência a esta! Tivemos a sorte de presenciar uma queima de fogos acima da Acrópole (comemoração do final da Páscoa Grega) a partir desta colina, e foi simplesmente inesquecível!

A Acrópole de Atenas à noite com fogos de artifício - um sonho!
A Acrópole de Atenas à noite sob fogos de artifício – um sonho!

A Acrópole 

A famosa Agora, parte mais antiga de Atenas, vista da Acrópole
A famosa Agora, parte mais antiga de Atenas, vista da Acrópole

O Partenon é a primeira coisa que vem à mente quando se fala em Atenas. O antigo templo está localizado dentro da famosa colina chamada Acrópole, que vem do grego ?????, ou “o ponto mais alto”, e polis ou “cidade”. Lá também fica o Odeon de Herodes Atticus, um anfiteatro localizado na encosta sudoeste da Acrópole, que é impressionante e inspirador. O Partenon fica no ponto mais alto da Acrópole, e oferece uma vista panorâmica de toda Atenas, antiga e nova, que se estende até o mar. A subida ao topo da Acrópoles com certeza será um dos momentos mais emocionantes da sua visita à Atenas, sem falar que as oportunidades para fotos lá em cima sao infindáveis. Se você aprecia visitar as melhores vistas das cidades por onde passa, não pode deixar de ir lá, pois os monumentos antigos de maior importância ficam próximos, e podem ser apreciados do alto. Não há maior símbolo da Grécia do que a Acrópole, e o seu Instagram vai bombar! 😉

Leia também:  Onde ficar em Santorini: descubra as melhores praias, hotéis e restaurantes

Cobertura do A for Athens Cocktail Bar

Vista de Monastiraki e da Acrópole a partir do A for Athens
Vista de Monastiraki e da Acrópole a partir do A for Athens

Se você é do tipo de turista que não gosta de caminhar, ou que prefere curtir uma bela vista com um coquetel na mão, considere o A for Athens. Este hotel tem um maravilhoso bar de dois andares que oferece a melhor vista da linda Praça Monastiraki, com a Acrópole emoldurada ao fundo. O hotel está localizado em uma das áreas mais centrais da cidade, a uma curta caminhada da Agora Romana, e fica a cerca de 10 minutos da Acrópole. O restaurante, que tem um delicioso menu de pratos gregos de alta qualidade, tem enormes janelas de vidro que dão para a cidade. Mas se o que você quer mesmo é aproveitar as vistas com um belo drink na mão, se dirija para a cobertura, que é perfeita para os meses mais quentes do verão.