A montanha de Montserrat é um dos parques naturais mais belos da Espanha e de toda a Europa, e está situada a apenas 50 quilômetros de Barcelona. Não é uma surpresa que milhões turistas culturais, amantes da natureza, peregrinos, alpinistas e curiosos visitem Montserrat todos os anos, tanto pela proximidade com Barcelona quanto pela beleza espetacular do lugar. Confira abaixo a lista de o que ver em Montserrat e fazer durante a sua visita à montanha. 

Como chegar a Montserrat 

Se você planeja ir a Montserrat saindo de Barcelona, ??é fácil fazê-lo de transporte público, mais especificamente de trem. Todos os trens na direção de Montserrat partem da Plaza España de Barcelona. Mais tarde, para chegar à plataforma de observação principal da montanha, você deve escolher entre as duas opções interessantes que acrescentariam algumas impressões mais coloridas à sua viagem. A primeira possibilidade é fazer um passeio impressionante de 5 minutos de teleférico. Para pegá-lo, você deve descer do trem de Barcelona na parada Aeri de Montserrat. A segunda possibilidade é subir a montanha com o trem Cremallera, para o qual você deve descer do trem de Barcelona na parada Monistrol de Montserrat. O passeio durará cerca de 15 minutos. Se você quiser conhecer a Cremallera e o teleférico, pode comprar uma passagem combinada. Leia aqui dicas completas sobre como chegar Montserrat partindo de Barcelona. Leia aqui dicas completas sobre como chegar Montserrat partindo de Barcelona. 

A Virgem Negra na Basílica de Montserrat (Madonna Negra de Montserrat)

A impressionante Madonna Negra de Montserrat
A impressionante Madonna Negra de Montserrat, uma das principais atrações o que ver em Montserrat

A Virgem Negra de Montserrat é a padroeira da Catalunha, e pessoas de toda a região e também do mundo vêm adora-la. Segundo a lenda, a Madonna foi descoberta por pastores da região no século IX. Eles notaram uma luz brilhante que os indicou o lugar da Santa Cova (Caverna Sagrada de Montserrat), onde a estátua estava escondida (é  possível visitar a caverna pegando o funicular ou seguindo as trilhas demarcadas na montanha). Quando os pastores quiseram levar a Virgem Negra para a aldeia vizinha de Manresa, ela tornou-se tão pesada que consideraram isto como um sinal para deixar a estátua na montanha. Acredita-se que ela tem um poder de cura místico, e protege as pessoas das energias negativas. Está situada na Basílica de Montserrat e pode ser visitada gratuitamente. Definitivamente uma das melhores coisas o que ver em Montserrat.

Leia também:  Viajando de trem entre Barcelona e Paris - Conheça o trem hotel Elipsos

Abadia Beneditina e a Basílica de Montserrat 

O inigualável interior da Basílica de Montserrat
O inigualável interior da Basílica de Montserrat

A Abadia Beneditina de Montserrat sempre teve um status poderoso durante todos os períodos históricos da Catalunha. É possível visitar a Basílica, a principal igreja do complexo, mas os demais espaços sagrados estão fechados ao público ou têm uma programação especial. Tendo a sua primeira menção e relatos históricos no século IX, o antigo edifício da Abadia foi quase totalmente demolido pelas tropas napoleônicas, que tentaram encontrar o Santo Graal em suas paredes! O edifício que vemos hoje é fruto de uma renovação do século XIX. Durante a ditadura de Franco, a Abadia de Montserrat se tornou um símbolo de oposição a esse líder. Era o único lugar que oferecia serviços religiosos nativos em catalão, apesar da proibição oficial desta língua na Espanha, e muitos líderes antinacionalistas se escondiam dentro do mosteiro.

O Museu de Arte de Montserrat

O Museu de Monserrat possui uma enorme coleção de obras-primas dos séculos XIII ao XX. Aqui você pode ver trabalhos de El Greco, Caravaggio, Berruguete, além de pinturas dos impressionistas franceses Pissarro, Degas, Monet e gênios do século 20 como Dali, Picasso e Rusiñol. O museu também abriga relíquias da arte egípcia antiga, juntamente com ícones e joias dos séculos 15 a 20. O desenho do edifício do museu também merece uma atenção especial, visto que foi realizado por Puig i Cadafalch, um famoso arquiteto catalão da era art nouveau.

-A sala do audiovisual dedicada à história de Montserrat

Dentro da sala audiovisual do museu, você encontrará uma curiosa exposição dedicada à história e lendas do parque montanhoso de Montserrat, ao poder milagroso da Virgem Negra e à Abadia Beneditina. Aqui, você pode obter uma visão geral mais aprofundada e estruturada do papel sagrado de Montserrat e seu status poderoso na Catalunha, por meio de imagens e vídeos de arquivo.

Os funiculares de Santa Cova e de Sant Joan

O inigualável interior da Basílica de Montserrat
O monastério e sua basílica vistos do alto do funicular

Da plataforma de observação principal onde se encontra a Abadia Beneditina, você pode continuar suas aventuras pela montanha em um dos dois funiculares. O funicular de la Santa Cova vai até a Caverna Sagrada, onde a Virgem Negra foi descoberta. Lá você pode visitar uma capela e um pitoresco Rosari Monumental, um parque de esculturas religiosas criadas pelos principais arquitetos do modernismo catalão. Entre eles estão obras de Gaudi, Puig i Cadafalch e Llimona. O Funicular de Sant Joan o levará mais alto para a outra plataforma de observação. Lá você encontrará as outras rotas de caminhada e hiking que levam aos picos mais altos da montanha (por exemplo, Sant Jeroni) e um passeio turístico em direção à Capela de Sant Joan. Definitivamente uma das melhores coisas o que ver em Montserrat. 

Caminhe ou faça hiking em Montserrat

Uma das vistas espetaculares da montanha vista do alto durante caminhada
Uma das vistas espetaculares da montanha vista do alto durante caminhada

Se você não quiser visitar museus e fazer filas com hordas de turistas estrangeiros,  pode ir a Montserrat para caminhar ou fazer hiking entre os impressionantes picos rochosos. É um imenso parque natural onde se encontram inúmeras rotas de diversos níveis de complexidade. Você pode respirar o ar fresco da montanha, apreciar as vistas espetaculares da Catalunha das alturas deslumbrantes (em dias de tempo bom, e possível ver Barcelona na distância)  e treinar sua imaginação tentando adivinhar que tipo de criatura o pico mais próximo se parece: é um gato, uma múmia egípcia ou um macaco? Parece que todas essas pedras rochosas têm algum conceito artístico e foram polidas com uma serra gigante – não é surpresa, então, que Montserrat em catalão possa ser traduzido como ‘montanha serrada’. A paisagem é um milagre e um mistério da natureza, que definitivamente vale uma visita, e a caminha é algo o que fazer em Montserrat que você não pode deixar de fazer!

Leia também:  Pontos Turísticos de Toledo - descubra os melhores passeios e o que ver na bela cidade medieval

Mosteiro de Santa Cecília: uma igreja romana com arte abstrata dentro

Se não é a sua primeira visita a Montserrat, vale a pena visitar o mosteiro de Santa Cecília. A apenas 5 minutos de carro da Abadia Beneditina, é interessante do ponto de vista arquitetônico e histórico. É uma antiga igreja romana do século XI, que teve uma grande restauração no início do século XX pelo grande arquiteto modernista Puig i Cadafalch. Se você gosta de arte moderna, não ignore o interior da igreja! Os interiores foram recentemente redesenhados por um artista abstrato mundialmente famoso chamado Sean Scully e, desde junho de 2015, suas obras imaginativas estão abertas ao público. Suas pinturas geométricas em grande escala de cores vibrantes, juntamente com as antigas paredes de pedra da igreja, criam uma atmosfera rara e incomum.