Montserrat, na Espanha, é a mais famosa montanha da Catalunha, a linda região da qual Barcelona é a capital. Mundialmente reconhecida por sua beleza natural, e pelo famoso monastério que abriga a padroeira da Catalunha, a montanha atrai milhões de turistas todos os anos. Fizemos o percurso de trem e de taxi até Montserrat, saindo de Barcelona, e damos as dicas aqui. Descubra como fazer este passeio inesquecível!

Como ir de Barcelona à Montserrat de Trem – Transporte público

Os trens de Barcelona a Montserrat partem do centro da cidade, mais especificamente da estação Plaza Espanya. Ao chegar lá, procure os sinais para a linha R5, com destino a Monistrol de Monserrat, onde pode fazer a conexão com a cremarella (o trem da montanha).

Se você quiser curtir um passeio panorâmico, uma aventura diferente, pode subir de teleférico (Aeri de Montserrat), que fica na estação Montserrat Aeri.   

A subida de teleférico é impressionante, inesquecível! Apesar de durar apenas 5 minutos, você vai sendo levado ao alto da montanha dentro daquele vagão lentamente, enquanto aprecia as paisagens fenomenais da Catalunha. 

A distância de Barcelona a Montserrat é de 61km, e a viagem de trem de Barcelona a Montserrat leva em torno de 1:30, e é repleta de paisagens fenomenais! O transporte público da Catalunha é espetacular, confortável, limpo e organizado, você não se arrependerá se decidir fazer o percurso de trem. 

Dica: Se conseguir, pegue um lugar no lado esquerdo do trem (no sentido da frente do mesmo), pois é deste lado que se tem as melhores vistas na subida de Monistrol a Montserrat pela cremarella (o trem da montanha). 

É possível comprar os bilhetes “fura-fila” para todas as atrações da montanha, incluíndo os museus. Clique aqui para obter mais informações.

Leia também:  Pontos turísticos de Granada - Confira dicas da bela cidade espanhola e programe a sua viagem

Quanto custa a viagem de trem de Barcelona a Montserrat?

O bilhete de ida e volta combinado com a subida até o monastério (seja de teleférico ou trem) custa EUR 31,80. Este bilhete dá direito também aos funiculares que levam a Santa Cova (Caverna Santa) e ao topo da montanha de Montserrat. Os bilhetes podem ser comprados facilmente usando as máquinas da estação em Barcelona. Lembre que o passeio é concorridíssimo, e você deve tentar chegar com o máximo de antecedência para pegar um lugar, principalmente no verão, ou até considerar contratar um taxi (sobre o qual falamos mais a seguir).

Dica: Não esqueça de ver qual o horário dos últimos trens descendo a montanha, para não correr o risco de ficar preso lá em cima. É raro encontrar taxis fazendo o caminho de volta depois de um certo horário, mas, caso isto aconteça com você, procure os números de telefone disponíveis na parede do monastério, próximo da entrada do restaurante (de frente para a entrada da estação de trem).

Caso esteja viajando em grupo, pode ser que valha a pena alugar um carro para fazer o passeio (clique aqui para pesquisar ou use o buscador do lado direito da tela).

Você pode também adquirir a excursão completa com transporte e entradas para o museu e monastério. Esta é uma ótima opção para quem não quer ter que se preocupar em lidar com horários de trens, passagens e filas. Clique aqui para obter mais informações.

Como ir de Barcelona a Montserrat de taxi

A distância de Barcelona a Montserrat é de 60km, percorridos em um tempo médio de uma hora de carro. Muitos turistas preferem pegar um taxi para ir até a montanha, tanto pela comodidade, quanto pela rapidez, mas este certamente não é o método mais barato. Não há um preço fixo pela viagem, mas você pode negociar com o taxista antes de entrar no carro. Os motoristas de Barcelona tendem a ser bastante simpáticos, e, com sorte você pode conseguir convencê-lo a te levar por 70 euros (a média pela viagem é de 100 euros para o casal). Este é o preço para partir direto do aeroporto ou qualquer ponto central da cidade. 

Caso deseje chegar lá com tudo preparado, pode também reservar o passeio com motorista. Clique aqui para solicitar um orçamento.

Leia também:  Pontos Turísticos de Toledo - o que ver na bela cidade medieval

Uma outra forma interessante de ir a Montserrat saindo de Barcelona é unindo o taxi com o trem. Isto barateia o custo e permite que você aproveite as vistas fantásticas que o trem e o teleférico oferecem. Basta pedir ao taxi que te deixe em Monistrol de Montserrat, a pequena cidade aos pés da montanha, onde fica a estação de trem mais próxima do cume da montanha, ou no Aeri de Montserrat (o teleférico).

LEIA MAIS: