Vilamoura é um dos principais destinos de Portugal para turistas que procuram qualidade e sofisticação. Localizada entre Faro e Albufeira, esta parte do Algarve atrai celebridades portuguesas e turistas mais abastados de toda a Europa, todos amantes da boa gastronomia e também dos esportes aquáticos e iates, já que em Vilamoura se encontra uma marina exclusiva, onde ficam alguns dos hotéis e iates mais glamurosos de Portugal e toda a Europa. Confira nossas dicas de onde ficar em Vilamoura e o que ver em Vilamoura durante a sua visita. 

O que ver em Vilamoura – principais atrações de Vilamoura

Marina de Vilamoura

Parte sul da Marina de Vilamoura, onde ficam os barcos de menor porte

O ponto central de Vilamoura é a sua marina, repleta de iates impressionantes, e que tem capacidade para mais de 800 barcos, sendo a maior de Portugal. Sem dúvidas, a principal atração o que ver em Vilamoura. 

A marina é cercada por um lindo calçadão, cheio de bares e restaurantes. O calçadão ao longo da marina é especialmente popular à noite, quando as famílias caminham depois do jantar e grupos jovens aproveitam os bares, já que a marina é o lugar perfeito para comer e beber. O Famoso ex-jogador de futebol português Luís Figo tem um bar na marina, denominado Bar Sete (bar 7).

Ruínas Romanas do Cerro da Vila

Entrada do sítio arqueológico romano Cerro da Vila

Não muito longe da marina, pôde-se visitar as ruínas de uma vila romana, chamada Cerro da Vila. As ruínas ainda têm alguns mosaicos bem preservados, e você pode ver também os famosos banhos romanos e as fundações de vários edifícios. Há um pequeno museu que oferece uma visão mais completa do passado da área, com artefatos encontrados no sítio arqueológico. Se você se interessa por história, uma visita ao Cerro da Vila é altamente recomendável, já que o sítio arqueológico fica a poucos passos da marina. No caminho de volta, e possível apreciar uma linda vista da marina. A entrada da atração custa 3€.

Praia de Vilamoura

O proeminente Tivoli Hotel e a praia de Vilamoura, super organizada com seus guarda-sóis

Se você deseja curtir o sol e areias douradas, não ficará desapontado. Vilamoura tem a sua própria praia, denominada Praia de Vilamoura, situada entre a marina de Vilamoura e Quarteira, que é a cidade vizinha de maior porte. A praia é procurada por muitos turistas que se hospedam na região, e que não querem ter que ir muito longe para aproveitar o mar. Lá se encontram diversos tipos de esportes aquáticos, como parapente, jet ski e banana boat, e no verão, muitas vezes há festas na praia, nos famosos beach clubs.

Leia também:  Trem Lisboa Faro: confira fotos e dicas de como fazer a viagem

Esportes Aquáticos

Fachadas das agências que operam os passeios e onde você irá embarcar

Nas praias próximas de Vilamoura, e possível praticar uma variedade de esportes aquáticos, incluindo kitesurfe, caiaque, stand up paddle, jet-ski e banana boat. Se você curte aventuras na água, não faltam opções do que fazer em Vilamoura. 

Muitas dos passeios aquáticos em Vilamoura podem ser reservados online com antecedência. Isso garante sua vaga, evitando que precise ficar em filas. 

Onde ficar em Vilamoura Portugal – dicas de hotéis e melhores áreas onde se hospedar

Vilamoura tem muitos hotéis diferentes, para todos os gostos e também bolsos. A maioria deles não é barato, mas abaixo vamos te dar algumas dicas dos hotéis que oferecem a melhor relação custo-benefício onde ficar em Vilamoura. Por ser uma área bastante pequena, a maioria dos hotéis estão concentradas no entorno da marina.

Hotéis de luxo

Tivoli Marina - Onde ficar em VilamouraTivoli Marina Vilamoura – Este hotel de cinco estrelas tem vista para a marina de Vilamoura de um lado e da praia do outro. Os quartos são enormes e o hotel tem um luxuoso terraço com piscina ao ar livre. Existem também várias amenidades no local, incluindo um ginásio, sauna e tratamentos corporais. Sem dúvidas o hotel mais imponente de Vilamoura e um dos melhores lugares onde ficar em Vilamoura. Clique aqui para visitar a página do hotel. Clique aqui para visitar a página do hotel. 

Quatro Estrelas 

Laguna Resort – Este resort de quatro estrelas é tem várias vilas e apartamentos. Apesar de ficar um pouco mais distante da praia, se você estiver de carro, não terá problemas. O campo de golfe de Vilamoura também está localizado nas proximidades, e lá tem também um clube infantil, o que torna o hotel perfeito onde ficar em Vilamoura para famílias. Clique aqui e visite a página dó hotel. Clique aqui e visite a página dó hotel. 

Econômico 

Marina Plaza – Apesar de simples, esta acomodação conta com vistas pitorescas da Marina de Vilamoura, e oferece apartamentos completos com varanda privativa. O Campo de Golfe Oceânico Pinhal está a apenas 1,8 km de distância e todas as maravilhas da Marina de Vilamoura a apenas poucos passos de la. Veja fotos e visite a página do hotel clicando aqui. Veja fotos e visite a página do hotel clicando aqui. 

Leia também:  Onde ficar em Albufeira: dicas de hospedagem e diversão

Excursões e passeios em Vilamoura

Vilamoura fica perfeitamente localizada para os viajantes que desejam explorar cidades próximas famosas, como Albufeira ou Loulé. Existem também várias excelentes excursões disponíveis, como os barcos que vão até o Algar de Benagil, as famosas grutas impressionantes do Algarve (leia mais a respeito aqui). Há também passeios para observar golfinhos ou fazer um tour de quadriciclo nos arredores. Encontre abaixo a lista dos passeios mais procurados na zona de Vilamoura e com saída de lá.