Gran Canária é a principal ilha do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, localizado na costa oeste da África do Norte. Formada há milhares de anos por erupções vulcânicas, Gran Canária é de uma beleza estupenda, e tem uma mistura de paisagens naturais que vai desde montanhas e praias vulcânicas a dunas de areia. Passamos uma semana curtindo a ilha e damos todas as dicas de onde ficar em Gran Canária e o que ver.

Onde ficar em Gran Canária?

Todas as principais praias de Gran Canária ficam na parte sul da ilha, que é muito procurado por turistas da Europa, principalmente escandinavos e alemães. Uma das dúvidas mais comuns que surgem ao programar uma viagem para lá é onde se hospedar, e a resposta varia dependendo do que você está buscando.

A região de Maspalomas, onde estão as famosas dunas de areia da ilha (sobre as quais falaremos a seguir), tem algumas das melhores praias da ilha, de areia dourada e mar cristalino, além de lojas e vários restaurantes. A Playa del Ingles fica pertinho também, e é bastante movimentada à noite, com várias boates e bares. Se está buscando economizar, uma boa opção pode ser o Santa Monica Suites Hotel, que ficam bem de frente para o mar e para as dunas douradas de Maspalomas. Clique aqui para conferir a página do hotel.

Um outro lugar bastante procurado é a região de Puerto Rico, que tem algumas das praias mais belas da ilha, como Puerto Rico e Amadores, de águas cristalinas e calmas. Estas praias têm ótimos hotéis onde ficar em Gran Canária, a exemplo do Serenity Amadores e do Apartamentos Gran Amadores.

Se você quer ter uma experiência mais tradicional na ilha, com fácil acesso à praia, um dos melhores lugares onde ficar em Gran Canária é Puerto de Mógan, um lindo vilarejo que tem uma bela praia. Lá há alguns hotéis maravilhosos, como o Puerto de Mógan – Club de Mar. Clique aqui para conferir a página do hotel e obter mais informações.

Leia também:  Trem Barcelona Valência – Passagens e dicas de viagem

O que ver em Gran Canária

Os pontos turísticos de Gran Canaria que não envolvem praia são poucos, afinal, trata-se de uma das ilhas com algumas das mais belas praias na Europa. No entanto, há várias atrações históricas e naturais interessantes para ver em Gran Canaria, como Vegueta (o centro antigo da capital) e a belíssima Puerto Morgan, além do vulcão da ilha. 

Vamos aos pontos turísticos de Gran Canaria:

Puerto de Mogán

Vista parcial de Puerto de Mogán com a praia à direita

Puerto de Mogán é uma pequena vila charmosa na parte sul de Gran Canaria, às margens do Oceano Atlântico. Com prédios históricos em estilo colonial espanhol, a vila tem vários restaurantes e bares, além de uma praia bastante famosa. As ruas de Puerto Mogán são enfeitadas com plantas de buganvília e vários canteiros de flores, o que só aumenta o charme do lugar. A marina é linda, e oferece ótimas vistas da montanha que a circunda. Este é definitivamente um ponto turístico de Gran Canaria que você não pode deixar de ver!

Rua florida de Puerto de Mogán

Praia e Dunas de Maspalomas 

Dunas de Maspalomas em toda sua glória

Um dos maiores destaques de Gran Canária são as dunas de Maspalomas. Esta formação em uma ilha no meio do oceano foi por muito tempo um mistério para a ciência, que afirma que elas apareceram durante a última Era do Gelo, tendo sido empurradas do fundo do oceano para onde estão hoje. A Dunas de Maspalomas são uma reserva natural, e portanto, um ecossistema protegido. 

A praia de frente para as dunas é maravilhosa, e você deve lembrar que parte dela é naturista. Ou seja, prepare-se para ver gente pelada caso decida explorar um pouco mais longe da parte principal. O público é em maioria alemão, bastante adeptos do naturismo.

Leia também:  Onde ficar em Madrid? Conheça os melhores bairros onde se hospedar na capital da Espanha

Centro Histórico de Gran Canaria (Vegueta)

Catedral de Gran Canaria ao anoitecer
Catedral de Gran Canaria ao anoitecer

O Centro Histórico de Gran Canaria é chamado de Vegueta, e tem alguns prédios históricos de bastante importância, a exemplo da Catedral. Lá é que se veem os melhores exemplos de arquitetura colonial espanhola da ilha, espalhados pelas ruas de paralelepípedo. A melhor forma de se locomover por lá é a pé mesmo, já que várias ruas são abertas apenas para pedestres, além de serem bastante estreitas. Sem falar que não há nada melhor do que a gente se perder pelas ruas da cidade e ir descobrindo seus segredos no nosso próprio ritmo. Se você pretende conhecer bem a ilha e se aventurar pelas praias distantes, vale a pena alugar um carro. Pesquise carros de aluguel com a RentalCars, que tem ótimas ofertas, clicando aqui.

Farol de Maspalomas 

Farol de Maspalomas visto à distância
Farol de Maspalomas visto à distância

Um dos pontos turísticos de Gran Canária que não pode deixar de ser conferido é o principal e mais antigo farol da ilha. Localizado num ponto elevado da praia de Maspalomas, no extremo sul, o imponente farol tem 56 metros de altura e foi construído em 1890, podendo ser visto de várias partes da praia. Ele oferece uma ótima vista de Maspalomas, e também oportunidades para fotos únicas. Essa praia é bastante movimentada e tem um número enorme de bares e restaurantes, sempre lotados. Muitas famílias com crianças preferem a área, já que as águas nesta parte da praia são mais calmas. Um dos pontos turísticos de Gran Canaria mais famosos, sem dúvidas. 

Vulcão de Gran Canaria 

Vista do topo do vulcão de Gran Canaria

Um dois mais impressionantes pontos turísticos de Gran Canaria é o vulcão que fica no centro da ilha, e que deu origem à ela. Com uma altura máxima de 700m acima do nível do mar, a caldeira do vulcão tem 1km de circunferência e 200 metros de profundidade!  Na verdade, o que restou dele, pois o seu cume não é mais ativo. Uma vez no topo do vulcão, você irá se maravilhar com a vista impressionante que se tem lá de cima. A natureza ao redor é linda, e esta parte da ilha é bem mais verde do que o restante, que costuma ter aparência vulcânica e seca. Há excursões ao topo do vulcão, que você pode conferir clicando aqui. 

Leia também:  Onde ficar em Ibiza: descubra as melhores áreas para se hospedar e dicas do que ver

Confira mais dicas da Espanha e toda a Europa no nosso site: