A moderna capital do noroeste da Alemanha fica situada às margens do Rio Reno, e é conhecida por sua movimentada cena artística e pela sua cerveja, que é mundialmente famosa. Apesar de ser possível ver todas as principais atrações de Düsseldorf e um dia, ao caminhar por ela se tem a sensação de estar em uma das maiores cidades da Europa, pois lá você encontra de tudo: desde grandes lojas de estilistas famosos a centros comerciais moderníssimos. Confira aqui as melhores coisas para fazer em Düsseldorf em um dia.

Konigsalle

Vista de Konigsalle durante o Outono

Königsalle é a rua comercial mais sofisticada de Düsseldorf. A elegante via de um quilômetro de comprimento é repleta de boutiques, galerias de arte e lojas de marcas como Chanel, Cartier e Prada. Três lindas pontes atravessam o canal que corta a Konigsalle ao meio, contribuindo para a atmosfera elegante. Caminhando por Konigsalle se chega até Hofgarten, o principal parque da cidade, e a próxima atração para ver em Düsseldorf em um dia na nossa lista. 

Era Outono quando visitamos, e a Konigsalle estava coberta de folhas marrons, a paisagem estava ainda mais linda que o normal! Não deixe de reparar na fonte lindíssima de Netuno que fica na última ponte antes de chegar no Hofgarten. 

Hofgarten

Lago dentro do Hofgarten, próximo de Konigsalle

Hofgarten é o mais antigo parque público da Alemanha e se estende desde Altstadt (a Cidade Velha) e Königsalle até as margens do rio Reno. Alguns dos principais edifícios históricos da cidade ficam nos arredores do parque, com o palácio em estilo rococó Schloss Jägerhof, construído em 1763, famoso por ter sido brevemente ocupado por Napoleão! O parque é cheio de estátuas interessantes, monumentos e memoriais. Há um lago lá também, com muitos cisnes e patos!

Leia também:  De Frankfurt à Heidelberg: conheça a “mais bela” cidade da Alemanha

Altstadt (Cidade Velha)

Marktplatz, a praça central da Cidade Velha (Altstadt)

A cidade velha de Düsseldorf pode não ser a maior da Alemanha, mas é bastante interessante. Bem no centro fica a Marktplatz, onde está localizada a Rathaus (prefeitura), o maior prédio da praça. Bem próximo, fica a Burgplatz, onde está a Schlossturm (Torre do Castelo), que é vista facilmente de vários pontos do centro antigo, e hoje em dia abriga um museu. Próximo fica também a igreja de São Lambertus, uma igreja católica romana com uma longa história, um dos edifícios mais antigos da cidade. A torre da igreja também é um marco no horizonte de Düsseldorf.

Rheinuferpromenade

A via à beira do rio Reno se estende do Parlamento até o porto, e é cheia de cafés, bares e restaurantes, um ótimo lugar para sentar, relaxar e aproveitar uma cerveja (de preferência a famosa Altbier) ou uma refeição às margens do rio. Independente da época do ano, o “calçadão” de Düsseldorf está sempre cheio, seja de locais ou de turistas. Pertinho de lá fica a famosa roda gigante da cidade, que oferece vistas lindas da cidade, e é uma atração que não pode faltar no seu roteiro do que ver em um dia em Düsseldorf.

Experimente a Altbier

Os alemães adoram sua cerveja, e Düsseldorf não é exceção! Fabricada em seis locais e nativa de Düsseldorf, a Altbier é mais escura que a maioria das cervejas, e tem tons de cobre, âmbar ou bronze. O nome Altbier significa “cerveja velha”. O “velho” refere-se ao estilo de receita, em que a cerveja é fermentada no topo no estilo antigo, em oposição ao método mais novo de fermentação no fundo. Beber a “cerveja velha” é uma experiência por si só em Düsseldorf. Uma peculiaridade dos bares da cidade é que se você escolher beber a Altbier, assim que o garçom perceber que o seu copo está ficando vazio ele irá continuará enchendo até você colocar o  pousa-copos  em cima da sua caneca, o que indica que você já está satisfeito!

Leia também:  Como ir de Berlim a Munique de trem: dicas para a viagem perfeita

Torre do Reno

Você não pode visitar Düsseldorf e não ver a Torre do Reno (Rhienturm). É praticamente impossível, já que é o edifício mais alto de Düsseldorf! A torre de comunicações eleva-se a 240 metros sobre a cidade, e fica às margens do rio Reno. Inaugurada em 1981, a torre possui um restaurante giratório e um deck de observação, com panoramas de tirar o fôlego. Em um dia de tempo bom, dá para ver a Catedral de Colônia na distância!

Se você tiver apenas um dia em Düsseldorf, poderá ver a maioria das atrações desta cidade alemã única, encantadora e inovadora. Com uma população de 600.000 habitantes, Düsseldorf é às vezes ignorada em favor de um destino maior. Se for visitar Colônia ou o noroeste da Alemanha, não descarte o que essa joia tem a oferecer, pois ela é repleta de arte, cultura, história e, claro, cerveja!