Última atualização: 19/08/19

A viagem de trem entre Praga e Berlim é considerada uma das rotas mais cênicas da Europa. Por metade do percurso, somos presenteados com paisagens maravilhosas, composta de diversos lagos e rios cercados de belas montanhas. Confira as dicas e saiba tudo sobre a viagem entre duas das mais importantes capitais da Europa!

Resumo da Viagem

  • A distância entre Praga e Berlim é de 245km.
  • A duração da viagem de trem é de em média 4h30m.
  • O primeiro trem parte de Praga às 06:33 da manhã, e os próximos em intervalos de duas horas. 
  • O primeiro trem sai de Berlim às 06:59, com uma frequência de três horas.
  • As passagens custam em torno de EUR 60,00, dependendo da época do ano – e é possível encontrar preços promocionais (descubra abaixo como). 
  • O trem representa uma economia de tempo e dinheiro em relação ao avião, já que se leva muito tempo para chegar e sair dos aeroportos, há custos extras com transporte e bagagens.
  • O limite de bagagem no trem de Praga a Berlim é de duas malas de 23kg, mais uma mala de mão por passageiro. 

Frequência dos trens

Existem em torno de 8 trens diretos ligando as duas cidades diariamente e o primeiro sai de Praga às 06:33 da manhã, chegando em Berlim às 10:41. Os trens seguintes saem a cada duas horas (08:32, 10:31…) e o último parte de Praga às 16:40. O primeiro trem das 04:31 é considerado um trem noturno e algumas vezes faz paradas, o que não é o caso com trens diurnos. Se você pretende viajar de trem para aproveitar as paisagens, recomendamos que evite pegar o primeiro trem durante o inverno, pois provavelmente fará metade da viagem no escuro!

Leia também:  Trem Paris Londres: dicas para fazer a viagem perfeita

Os trens saem das estações Hlavni nadrazi (a principal estação de trem de Praga) passando pela segunda maior estação de trem da cidade, Praga Hoselovice, e chegam em Berlim Hauptbahnhof, a principal estação de trem da capital alemã. Partindo de Berlim, a saída é da mesma estação. 

Quanto custa a viagem no trem de Praga a Berlim?

A passagem de ida apenas custa em torno de EUR 70,00, e, com sorte, é possível encontrar passagens com preços promocionais (saiba como a seguir). É bom lembrar que ps preços das passagens variam de acordo com a época do ano, ficando mais caros na alta estação (de maio a setembro).

Se você está no Brasil ou em Portugal, pode fazer a compra através do site da Rail Europe, em um sistema disponível em português. A compra é rápida, fácil e segura e as passagens são entregues na sua casa, por Fedex. A solução perfeita para quem quer evitar a confusão de ter que procurar o guichê na estação dois dias antes de viajar, explicar o trajeto e negociar em outra língua! Vale lembrar que você terá que pagar uma taxa pelo conforto de poder marcar a sua passagem de trem entre Praga e Berlim num sistema totalmente em português e para recebê-las em casa. Clique aqui para pesquisar o preço das passagens no site.

Leia também:  De Frankfurt à Heidelberg: conheça a “mais bela” cidade da Alemanha

Atualização: Se você está buscando economizar nas passagens, oferecemos descontos reais nas tarifas. Detemos parcerias diretas com as principais companhias ferroviárias da Europa através do nosso escritório em Londres, e o melhor: emitimos bilhetes eletrônicos, eliminando custos de envio. Clique aqui e obtenha seu orçamento!

Primeira classe no trem de Praga a Berlim

Imigração e controle de passaportes

Não existe controle de passaportes ou imigração, já que ambos os países fazem parte do acordo Schengen. Portanto, você não terá que mostrar o seu passaporte antes de embarcar, nem receberá nenhum carimbo ao desembarcar. No entanto, é bom lembrar que os serviços de imigração destes países muitas vezes entram nos trens e checam os passaportes de alguns, senão de todos os passageiros. Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na República Tcheca ou na Alemanha.

Onde se Hospedar

Se você ainda não reservou a sua acomodação em Praga, uma boa opção a poucos minuto da estação é o Capital Apartments, com apartamentos modernos e de alta qualidade, próximos também das atrações da cidade. Clique aqui para conferir a página do hotel. 

Leia também:  Onde ficar em Ibiza: onde comer e onde se divertir! Saiba tudo com as nossas dicas.

Já em Berlim, uma boa opção nas imediações da estação de trem é o InterCity Hotel. Lá, você ganha um passe para usar os transportes públicos da cidade de graça durante a sua estadia, o que é perfeito, pois a estação de trem leva você para toda Berlim pelo eficiente sistema de metrô. Clique aqui para ver a página do hotel.

Primeira e segunda classes

A diferença no preço das passagens da primeira e da segunda classe algumas vezes é de  EUR 40,00 e os assentos da primeira classe são mais espaçosos e confortáveis. Bebidas grátis são servidas no seu assento assim como revistas e jornais. Os assentos da segunda classe parecem ser um pouco menos “modernos” mas mesmo assim ainda oferecem bastante espaço e conforto.

Existe também um vagão restaurante no trem, onde você pode fazer uma refeição ou comer um lanche por preços a partir de 5 euros enquanto aprecia as belas paisagens pela janela. O vagão é super charmoso, e você não irá se arrepender se decidir tomar um drink ou fazer um lanche lá!

 

LEIA MAIS:

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou viajando p/ Italia,Alemanha,França e Inglaterra dos dias 14 a 29 de Maio de 2011, vou solicitar dicas p/ esses lugares.

  2. Ja fiz várias viagens de trem pela Europa através desta companhia e achei uma verdadeira MARAVILHA, agora vou retornar a Europa e farei outra viagem entre a Alemanha e Republica Tcheca, sei que vou adorar.

Comments are closed.