Stratford-upon-Avon está situada a cerca de 130 quilômetros a noroeste do centro de Londres, e pode ser visitada em um passeio de um dia independente, ou fazendo parte de uma excursão. A pequena cidade medieval é mais conhecida por ser a terra-natal do mais famoso escritor de todos os tempos, William Shakespeare. Na mesma viagem, é possível visitar o espetacular Castelo de Warwick, que fica a apenas 15 minutos de lá. Confira nossas dicas e descubra o que ver em Stratford-upon-Avon e como chegar na cidade de Shakespeare.

O que ver em Stratford-upon-Avon

Se você está procurando mergulhar na história de Shakespeare, há cinco casas no centro e nos seus arredores conectadas com William Shakespeare e sua família. Lá fica também a Igreja da Santíssima Trindade, onde Shakespeare está enterrado, e a Royal Shakespeare Company (RSC), que realiza peças teatrais com base na obra do escritor. 

As propriedades oferecem uma experiência única do mundo de Shakespeare e da cidade, na qual o famoso dramaturgo e poeta nasceu, viveu e morreu.
 
Abertas durante todo o ano, estas casas do século XVI apresentam mobiliário raro de época, assim como itens domésticos. Aspectos da vida Tudor (a dinastia real que reinava sobre a Inglaterra nesta época) estão em exibição, com jardins atraentes e fachadas de prédios desta era. 

Apesar de Shakespeare conseguir dominar qualquer visita a Stratford-upon-Avon, há mais coisas para ver na cidade que vão além da história do escritor. 

O rio e a bacia do canal Stratford

O canal de Stratford-upon-Avon foi construído no século XVIII, e vai do norte da cidade para Birmingham, ligando-se à rede de vias navegáveis que corta toda a Inglaterra. Os narrowboats (uma espécie de embarcação estreita, apropriada para navegação nos canais) são muito populares entre os britânicos, e você verá bastante deles na bacia do canal.

Leia também:  Aluguel de carros na Europa - Dicas, custos e orçamento online

Não deixe de se sentar por lá e observar os moradores da cidade nas suas atividades diárias. Se você quiser fazer parte da diversão, é possível alugar uma série de embarcações: barcos a remo, pequenos barcos a motor, passeio em narrowboat, etc, que permitem explorar o canal e um pouco mais da cidade. 

Stratford-upon-Avon tem ótimos restaurantes, onde você pode aproveitar uma refeição maravilhosa e tomar uma pint, a famosa cerveja grande de meio litro que é a medida usada na Inglaterra. 

Castelo de Warwick

Cerca de 15 minutos a leste de Stratford fica o Castelo de Warwick, um dos mais imponentes e bem preservados castelos da Inglaterra. O castelo tem sua história traçada até o século X, quando o Duque de Warwick adquiriu as terras onde ficava um pequeno forte cercado por um fosso, depois da chegada dos normandos. Warwick faz parte de toda uma cadeia de castelos que se espalha por toda a Inglaterra, e inclui também o Castelo de Windsor.


Embora seja um autêntico castelo medieval de grande interesse histórico, ele é menos parecido com um museu, e mais usado como um centro de entretenimento medieval. Como tal, é um dos melhores castelos do Reino Unido para levar crianças! Lá, dá para apreciar atividades como treinamento de aves de rapina, arco e flecha, justa e também caminhadas sobre as imponentes muralhares, de onde se pode ter uma vista fenomenal do Cotswolds, a região onde o castelo se encontra. 

No interior do castelo, não deixe de visitar o Grande Salão, onde os banquetes aconteciam (há uma exibição de armaduras originais impressionante), e também os aposentos adjacentes, onde os residentes do castelo dormiam e passavam o tempo.

Leia também:  Aluguel de bicicleta em Londres: saiba como funcionam as bikes elétricas da Uber e da Lime

Como chegar a Stratford-upon-Avon  e ao Castelo de Warwick saindo de Londres

De trem

Trens diretos para Stratford partem da estação de Marylebone, em Londres, levando aproximadamente uma hora e meia para fazer a viagem. Trens para Warwick são muito mais freqüentes e levam cerca de 45 minutos a menos. Você pode viajar entre Stratford e Warwick na mesma linha! Clique aqui para pesquisar bilhetes. 

Excursão

Ambos Warwick e Stratford podem ser visitados em excursões diárias com saída de Londres, e a maioria dos passeios são combinados (os dois lugares são visitados na mesma viagem). O passeio inclui bilhetes para todas as atrações e transporte de ida e volta saindo de Londres. Clique aqui para obter mais informações sobre a excursão.