Última atualização: 01/09/19

A Cidade Eterna respira história. São tantos os lugares interessantes pra visitar, que fica difícil escolher as melhores atividades em Roma. A cada esquina há uma surpresa, uma ruína, um monumento para nos deixar de boca aberta. Vale muito a pena garantir o seu lugar com antecedência, pois a demanda é constante durante todo o ano! Confira a nossa seleção dos melhores passeios em Roma e planeje a sua viagem!

1. Passeio pelo Vaticano, Basílica e Praça de São Pedro

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é a igreja mais impressionante que você verá na sua vida. Com um domo de 42 metros de diâmetro (arquitetado por ninguém menos que Michelângelo) e que, juntamente com a estrutura do prédio, chega a 138 metros de altura, a opulência da basílica é quase indescritível, e lá ficam guardadas obras de arte como a Madonna do próprio Michelângelo. Durante o passeio, você pode subir até o domo e apreciar a vista da Praça de São Pedro, e também de ver as tumbas dos papas, que ficam na parte subterrânea da estrutura. 

Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro, que fica de frente para a Basílica, é monumental, e tem no seu centro um obelisco egípcio trazido para Roma pelo imperador Calígula! Você pode comprar entradas para este passeio em Roma antecipadamente, numa página em português, que incluem visitas à Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano e Capela Sistina. Clique aqui para obter mais informações.

2. Coliseu

Coliseu ao por-do-sol
Coliseu ao por-do-sol

Dentre todos os prédios impressionantes de Roma, o Coliseu é o mais incrível. Altamente bem preservado – considerando que é uma estrutura de mais de 2000 anos – este ponto turístico encanta os milhões de turistas que o visitam todos os anos e é um dos melhores passeios de Roma! O lugar exala história, e, se você gostava desta matéria (ou até mesmo apenas de filmes de Hollywood) irá se arrepiar ao ver o monumento. Uma das melhores vistas que se pode ter do Coliseu é da colina que fica logo de frente, do outro lado da avenida. Não deixe de ir lá para fazer as melhores fotos! As filas para comprar ingressos para entrar no Coliseu são enormes, pois este passeio é concorridíssimo. Vale a pena comprar com antecedência, como a casadinha, que dá acesso ao Fórum Romano e ao Coliseu, com guia de áudio. Clique aqui para obter mais informações sobre como comprar.

3. Fonte de Trevi (Fontana di Trevi)

Fonte de Trevi
Fonte de Trevi

A Fonte de Trevi fica no final do Aqua Virgo, um aqueduto construído no ano XIX a.C., e que carrega água de uma fonte natural, localizada a 20 quilômetros de Roma. Ouvir o barulho da água ao se aproximar da fonte dá uma sensação toda especial, e o tamanho e a beleza do lugar te deixarão de boca aberta! Não deixe de jogar uma moeda por cima do seu ombro esquerdo (caso queira voltar à Roma) ou quatro moedas (caso queira voltar à Roma com alguém) dentro da fonte. Funciona mesmo, de verdade! 🙂 Um dos passeios em Roma mais mágicos que há!

Leia também:  Descubra os pontos turísticos de Nápoles

4. Passeio pelo Fórum Romano

Roma Antiga com Coliseu ao fundo
Roma Antiga com Coliseu ao fundo

O Fórum Romano era o centro pulsante da Roma Imperial. Era lá onde aconteciam as eleições romanas, e onde o poderoso senado se reunia. O Fórum às vezes parece uma coleção desorganizada de ruínas, mas, com um pouco de imaginação (ou a ajuda de um guia para guiar passeio), dá para mergulhar na história do lugar, e imaginar como era o dia-a-dia dos romanos. Os arcos são as estruturas mais bem preservadas, e dão um show à parte  assim como os templos de Rômulo e Antonino. Para ter a melhor vista da Roma Antiga, suba até os Jardins de Farnese, a estrutura branca vista de quase todo o Fórum, no topo do Monte Palatino.

Vale a pena adquirir o passeio com guia de áudio em português, que cobre todos os principais pontos da Roma Antiga, onde você pode ter algumas das melhores vistas da cidade. Clique aqui para obter mais informações e não deixe de fazer esta imperdível excursão em Roma!

5. Panteão

Panteão Romano - Ótimo passeio em Roma
Panteão Romano

Entrada: Grátis

Erguido há mais de 1.800 anos, o Panteão é mágico, certamente uma das estruturas mais imponentes e impressionantes de Roma. O prédio foi construído para ser um templo de adoração aos deuses pagãos, e tem uma abertura circular no teto, o oculus, que era a única fonte de iluminação, e que permitia a observação do céu. Os mistérios da construção do Panteão só foram revelados recentemente, e o seu domo de 43 metros de diâmetro se manteve como o maior domo do mundo por mais de um milênio! Definitivamente uma das melhores atrações e um dos mais belos pontos turísticos de Roma! A entrada para o Panteão é grátis, já que ele foi convertido em uma igreja no século V. Na praça que fica de frente para o prédio há diversos cafés e restaurantes, que perfeitos para um drink rápido ou uma refeição admirando a estrutura e o movimento de pessoas. Um dos melhores passeios grátis em Roma!

6. Passeio pela Piazza del Popolo e Villa Borghese

Piazza del Popolo
Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo é uma praça vasta, perto do Rio Tibre, e a uma caminhada de 15 a 20 minutos do Vaticano. No centro da praça, existe um obelisco egípicio original, trazido pelo imperador Augusto, no ano 10 a.C. (o Mausoléu de Augusto, inclusive, fica a pouco menos de 5 minutos andando de lá). Não deixe de caminhar até a Piazza del Pincio, que fica no alto da colina no final da praça (acima dos monumentos de mármore – você pode ver facilmente o mirante e as pessoas lá em cima). A vista de lá é simplesmente fenomenal, principalmente ao pôr-do-sol. A Piazza del Pincio fica no início da Villa Borghese, o parque mais famoso de Roma.

7. Visita ao Castel Sant’Angelo

Castel Sant’Angelo
Castel Sant’Angelo

O Castel Sant’Angelo, às margens do rio Tibre, e a poucos minutos da Basílica de São Pedro, é mais um dos passeios em Roma que você não pode deixar de fazer. Construído pelo Imperador Adriano, em 123 D.C. para ser o seu mausoléu, o prédio foi transformado em uma fortaleza, e até em residência papal. Hoje em dia, o monumento abriga um museu nacional. Não deixe de conhecer este que é um dos pontos turísticos de Roma imperdíveis! Para as melhores vistas do Castel Sant’Angelo, caminhe pela ponte que fica logo de frente até o outro lado do rio. Se tiver tempo, desça pelas escadas que levam à margem do Rio Tibre no lado do castelo, e aproveite um drink com vistas fenomenais, do lado da água. Há diversos bares e restaurantes por ali, lugares ótimos para relaxar depois de caminhar bastante pelo Vaticano. Clique aqui para pesquisar entradas para este passeio

Leia também:  Passeios em Veneza e pontos turísticos de Veneza: dicas de "La Serenissima"

8. Palazzo Vittorio Emanuele

Palazzo Vittorio Emanuele
Palazzo Vittorio Emanuele

Construído em 1861 como símbolo da unificação da Itália, o Palácio Vittorio Emanuelle é um vasto prédio, todo em mármore branco. Apesar de não ser considerado pelos romanos um dos prédios mais bonitos da cidade (tendo ganho apelidos como “máquina datilográfica”), o palácio vale uma visita, já que a vista do alto das suas escadarias é belíssima, e, lá dentro, dá para visitar o museu Museu Centrale del Risorgimento di Roma, que é espetacular. Há também um elevador que foi instalado recentemente para levar os turistas ao topo do palácio, oferecendo vistas fenomenais de toda Roma. Se você não quiser esperar na fila para subir o elevador, conseguirá fazer ótimas fotos do alto do palácio também, pois a vista é linda!

9. Passeio pela Piazza Navona

Piazza Navona
Piazza Navona

De longe uma das mais impressionantes praças de Roma, a Piazza Navona foi construída no mesmo lugar de um estádio da Roma Antiga, e concentra uma coleção enorme de belos edifícios, fontes e até mesmo um lindo obelisco egípcio. Com diversos exemplos da arquitetura barroca romana, a piazza faz parte do coração pulsante da cidade, e é um dos principais passeios e pontos turísticos de Roma. Em qualquer dia da semana, é possível encontrar centenas de pessoas aproveitando as paisagens fenomenais e o clima descontraído da praça, onde artistas de rua fazem as suas performances. Na Piazza Navona você encontra também vários bares e restaurantes, a exemplo do Vacanze Romane, que tem garçons super simpáticos, e onde é possível aproveitar uma bebida ou uma refeição curtindo uma das vistas mais belas e um dos melhores passeios de Roma (grátis).

Dicas: Uma ótima forma de viajar pela Itália é de carro, pois dá para conhecer vários lugares de uma só vez, sem depender de transportes públicos. Se você está planejando explorar o Velho Continente ao seu bel prazer, use o buscador do lado direito da tela para pesquisar carros, ou clique aqui e confira as ofertas da RentalCars, um dos maiores sites de aluguel de carros do mundo. Se vai viajar de trem, não deixe de conferir o site da Rail Europe, que tem todos os principais trechos de trem da Itália e da Europa, clicando aqui

Leia também:  Trem Paris Roma – Dicas para a compra de passagens do Thello

10. Passeio pelo Museu do Vaticano

Museu do Vaticano
Museu do Vaticano

Quando construiu a cidade do Vaticano, a igreja parece ter esquecido que não devemos ostentar. O Museu do Vaticano tem um acervo impressionante, que vão desde peças romanas e etruscas, a coleção de presentes que os Papas receberam durante os seus reinados. Não se esqueça de visitar a Capela Sistina, a jóia de Michelângelo, que, apesar de um pouco escura, impressiona pela riqueza de detalhes (fotos não são permitidas lá dentro). Outro ponto alto da visita são os Salões de Rafael, repletos de afrescos e pinturas do famoso artista italiano. Este é um dos passeios em Roma mais fenomenais que podem ser feitos na cidade, e o mais espetacular e luxuoso ponto turístico de Roma É possível comprar os ingressos para o Museu do Vaticano com antecedência, evitando as famosas filas quilométricas do lugar (em certas épocas do ano, a espera pode chegar a quase duas horas), clique aqui para descobrir como.    

11. Vila de Adriano

Vila de Adriano
Vila de Adriano

A casa de campo do imperador Adriano fica localizada a 25km de Roma. O complexo arqueológico, na cidade de Tivoli, tem 300 acres, e, em seus tempos áureos, tinha um teatro, casas de banho, piscinas, livrarias e até uma basílica. Os servos viviam na parte subterrânea do complexo, para que os convidados nunca os vissem. Hoje, apenas fragmentos da maioria das estruturas ainda existem, e alguns prédios e estátuas foram reconstruídos (os mais notáveis são marcados com placas). Sem dúvidas, um dos mais impressionantes e melhores passeios em Roma! Há excursões levando turistas de Roma para Tivoli e que incluem visitas à Vila Adriana e um passeio pela bela cidade. Clique aqui para obter mais informações. Pretende conhecer mais da Itália Não deixe de ler nossos artigos com dicas sobre a viagem de trem de Roma para Florença, e também a lista dos passeios em Florença.  

Algumas dicas práticas: onde ficar em Roma

A maioria dos hotéis da cidade está localizada nos arredores do Vaticano e da Roma Antiga (região do Coliseu e Fórum Romano), onde ficam alguns dos principais pontos turísticos. Se você está procurando um lugar bem localizado e em conta onde ficar em Roma, o hotel Chambre d’Or pode ser uma boa opção, já que fica a apenas 5 minutos caminhando do Vaticano e todas as suas atrações (clique aqui para conferir a página do hotel).

Uma outra área bastante central é a Piazza Navona, que fica perto do Panteão e outras atrações. Por ser tão central, dá para andar para praticamente todos os pontos turísticos de Roma, e por isto esta é uma ótima área onde ficar em Roma. Confira a página do Palazzo Olivia Apartamentos, que fica nas imediações, clicando aqui.

LEIA MAIS SOBRE PASSEIOS DA ITÁLIA E DA EUROPA: