Sendo um dos únicos vulcões ativos no continente europeu, o Vesúvio sempre exerceu grande fascínio sobre todo o mundo, principalmente por causa da sua catastrófica erupção de 75 d.C., que destruiu as cidades de Pompéia e Herculano. Devido à proximidade de Pompéia ao Vesúvio, a visita se torna fácil, e você pode fazer a subida do vulcão depois de ver o sítio arqueológico. Fizemos o passeio, e damos todas as dicas de como ir de Pompéia ao Vesúvio aqui.

Monte Vesúvio, Itália – Um pouco de história e geografia

O famoso vulcão é conhecido mundialmente pela destruição que sua maior erupção causou às cidades de Pompéia e Herculano, hoje dois dos mais importantes sítios arqueológicos do planeta. Vesúvio é considerado um dos mais perigosos vulcões, devido à ameaça que ele posa à população de Nápoles, que é de 3 milhões de pessoas, que estão no seu caminho de destruição.

Mas, não tenha medo de visitá-lo! O Vesúvio é constantemente monitorado, e, se uma erupção for iminente, o alarme será soado bem antes que ela aconteça.

A altura do cume que você irá visitar, o topo da caldeira, é de nada menos que 1.281 metros acima no nível do mar! Por isso mesmo, lembre-se de levar uma blusa um pouco mais grossa para se proteger do vento, que fica um pouquinho mais frio lá em cima.

Como ir de Pompéia ao Vesúvio

Logo próximo da entrada do sítio arqueológico de Pompéia (na Puorta Marina, que fica do lado da estação de trem), se encontram alguns bares, restaurantes e empresas de turismo.

Leia também:  Aluguel de carros na Europa - Dicas, custos e orçamento online

É de lá mesmo que partem as vans de Pompéia para o Vesúvio. Vale a pena comprar o ingresso antecipado para o Vesúvio, que custa apenas 10 euros e dá direito a um guia, caso deseje desfrutar dos serviços (clique aqui para obter mais informações). O nome da empresa que vende os bilhetes de ônibus é Bus Via del Vesuvio, e o escritório deles fica no térreo mesmo (ver fotos).

Há partidas a cada hora, mas os horários mudam de acordo com a época do ano. A partir de Novembro, por exemplo, o último ônibus sai às 14h. Por isto, preste atenção nos horários de saída de como ir de Pompéia ao Vesúvio. Um roteiro interessante é chegar à Pompéia depois das 10 da manhã, fazer o passeio no sítio arqueológico, e depois pegar a van para o vulcão.

Você pode também alugar o seu próprio carro para fazer este passeio, que é bastante simples de fazer por conta própria. Há estacionamento fácil e barato tanto em Pompéia quanto no Vesúvio. A empresa que tem os melhores preços para aluguel de carros em Nápoles e na Itália é a RentalCars, e você pode pesquisar os preços nas datas da sua viagem clicando aqui.

Quanto tempo leva de Pompéia ao Vesúvio?

A subida feita de carro ou na van leva em torno de 35 a 40 minutos. O percurso é um pouco lento, por que a subida é íngrime, e a pista estreita. Mas, lembre-se, este é o tempo apenas para a parte do percurso feita no transporte! Ao chegar na entrada do parque nacional, ainda é necessário caminhar até o cume do vulcão, e a subida não é fácil.

Leia também:  Descubra os pontos turísticos de Nápoles

Se não estiver disposto(a) a andar  por pelo menos 20 ou 30 minutos vulcão acima, o que demanda um certo preparo físico, é melhor pensar duas vezes antes de decidir fazer o passeio. No entanto, ao chegar lá em cima, a gente esquece a subida difícil. A vista é uma coisa de outro mundo! Chegar no topo do Vesúvio e olhar caldeira abaixo é para poucos… sem falar que a vista que se tem de Nápoles lá de cima é impagável.

Portanto, recapitulando, a ida de Pompéia ao Vesúvio leva 35 minutos, mais 20 a 30 minutos de caminhada, totalizando em torno de uma hora.

Ao chegar na entrada do parque, você pode estacionar o seu carro (ou caso esteja indo na van ou ônibus turístico) o motorista irá parar o veículo, e todos os passageiros têm que descer para trocar seus vouchers pela entrada. O ônibus fica esperando enquanto você pega o seu bilhete. Lá você pode decidir se encontra o guia ou sobre com o ônibus até o portão de entrada (o percurso não leva mais que 5 minutos).

Caso ainda não tenha comprado seu ingresso para entrar no parque arqueológico de Pompéia, clique aqui para obter mais informações. 

Leia também:  Baixe aqui mapas turísticos e de metrô das principais capitais da Europa

O que ver no Vesúvio

Se você é um amante da natureza, irá ficar impressionado com cada passo que der na subida. São rochas, vistas do mar e até fumaça saindo do cume do vulcão que formam uma paisagem inesquecível.

O melhor horário para visitar, na nossa opinião, é próximo do pôr do sol, quando as temperaturas estão mais amenas, e a luz começa a mudar. O pôr do sol lá de cima é incomparável, e ver o sol se por no mar Mediterrâneo é uma experiência que não irá se esquecer!

Ao chegar no cume, você perceberá que a trilha percorre metade da boca do vulcão, e há várias lojinhas, e até mesmo um café lá. Além disto, vários bancos de madeira estão estrategicamente posicionados para que se tenha a melhor vista dos melhores pontos (e as melhores fotos, é claro!).

Os destaques maiores para o ver no Vesúvio vão para a parte do cume que ainda solta fumaça, prova de que o magma que vem das entranhas da Terra ainda alcançam o topo do vulcão. Você sabia que geólogos preveem que há 50% de chance que uma grande erupção aconteça a qualquer momento?

O motorista irá anunciar quanto tempo o grupo tem para explorar o vulcão, e o permitido é geralmente de 1h15 a 1h30, tempo suficiente para chegar até o final da trilha e voltar, parando para fotos no caminho.

Esperamos que tenha aproveitado nosso artigo com dicas de como ir de Pompéia ao Vesúvio. Compartilhe!

LEIA MAIS:

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de entender se essas vans que levam até o Vesúvio trazem de volta para o ponto de partida em Pompéia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui