Com centenas de ilhas e três mil quilômetros de costa, a Croácia tem algumas das mais belas praias da Europa. Tivemos a oportunidade de explorar as praias mais procuradas deste lindo país e compartilhamos as fotos e dicas aqui.

Nós visitamos duas das principais cidades costeiras da Croácia: Split e Zadar, e conferimos pelo menos três praias nos arredores de cada uma delas.

Embora as praias da Croácia não sejam exatamente como as do Brasil, i.e., com areia dourada e coqueiros, é possível encontrar praias belíssimas de águas calmas, cristalinas, algumas até com montanhas ao fundo, o que as torna unicamente belas.

Praias próximas de Split

Brela

Brela é considerada uma das melhores praias da Croácia, com rochedos e alcovas cercadas de árvores, o que dá uma sensação de privacidade toda especial. A praia tem pelo menos 6 quilômetros de areias (com pedrinhas, mas nada que não dê para esquecer com uma boa toalha).

A revista Forbes citou Brela como uma das melhores praias da Europa e a pequena cidade de mesmo nome, pertinho de lá, também é super charmosa.

O acesso à esta praia é fácil, tanto de ônibus quanto de carro, já que ela fica a apenas 45 quilômetros de Split. Todos os ônibus que vão de Split para Makarska (uma outra cidade da região) param por lá. A viagem de carro é ainda mais rápida, levando menos de uma hora.

Existem vários hotéis na área, entre eles o Hotel Maestral, Bluesun Marina (mais barato e sem piscina) e a Villa Petra.

Bacvice & Kasjuni

Bacvice é a praia urbana mais popular de Split, com um complexo turístico repleto de bares, restaurantes e lojas.

A praia não é de areia, e sim de pedrinhas (assim como a maioria das praias nesta parte do país), e, apesar de ser uma praia urbana, ­é super limpa, tendo ganhado a Bandeira Azul de qualidade da Comunidade Europeia. Sem dúvida a praia preferida das famílias que visitam Split. Se você gosta de praias mais calmas, Kasjuni pode ser uma ótima opção. A água é azul e a praia cercada de árvores, ao pé da montanha Marjan. Kasjuni é facilmente acessível a pé ou de ônibus saindo do centro de Split. Os ônibus da cidade são frequentes, mas o serviço é limitado no sábado e na segunda, e quase que inexistente nos domingos.

Leia também:  Como viajar de trem de Madrid a Barcelona - Dicas do AVE


Praias próximas de Zadar

A cidade de Zadar têm algumas das melhores praias da Croácia em um raio de 100km de distância do seu centro. Tivemos a oportunidade de explorar três delas, Petrcane, Privlaka e Sveti Duh (na ilha de Pag).

Petrcane

Petrcane é uma pequena vila a apenas 15km de Zadar. O acesso é fácil tanto de carro quanto de ônibus, já que o serviço é frequente, com ônibus saindo de Zadar a cada 20 minutos até as 10:00 da noite. De carro, basta seguir no sentido norte pela Put Nina, uma das principais avenidas de Zadar.

A primeira coisa que irá perceber em Petrcane é que quase não há areia, a não ser do lado esquerdo da entrada da praia, na área do hotel, que é coberta de árvores. Mesmo, assim vale a pena visitar a bela vila para conferir seus restaurantes, seu mar azul e o Garden Festival, que acontece todos os anos, e é organizado por uma turma de Londres que se apaixonou por aquele pedaço da Croácia. As festas nos barcos promovidas pela organização do festival são imperdíveis!

Se bater aquela fome enquanto em Petrcane, não deixe de conferir a Villa Lisica, um ótimo café/restaurante que fica de frente para o mar e tem cadeiras confortáveis e música relaxante. Desde frutos do mar ao famoso café da manhã inglês, a Villa Lisica tem de tudo. Caminhe pela praia seguindo para o lado direito (oposto às arvores e ao hotel) e você encontrará esta casa que foi transformada em restaurante pelo seu dono inglês.

Aproveite para fazer um passeio em um dos barcos de aluguel disponíveis ou tomar um drink no bar que fica próximo do hotel. Clique aqui para pesquisar hotéis na região de Petrcane no Booking.com.

Privlaka

Um pouco mais distante de Zadar que Petrcane, Privlaka tem praias de areia (mas lembre-se, nada de areia dourada como no Brasil) e um mar bastante calmo. Perfeita para quem está buscando relaxar na areia e caprichar no bronzeado. Um fato interessante sobre Privlaka é que esta praia parece ser predominantemente alemã, já que 90% das pessoas e dos carros que vimos por lá vinham deste país.

Existe um pequeno quiosque na praia, logo depois do camping, que vende coquetéis e cerveja gelada por ótimos preços. Os coquetéis não são os melhores do mundo, mas, por 15 kuna (R$4,60) não dá para reclamar! A cerveja custava menos ainda 14 kuna (R$3,80). Clique aqui para pesquisar hotéis em Privlaka no Booking.com.

Sveti Duh (ilha de Pag)

A uma hora de carro de Zadar, na belíssima ilha de Pag, fica a praia de Sveti Duh, uma das mais belas praias que visitamos na região. O acesso à esta praia paradisíaca é um pouco difícil, já que se dá através de uma estrada super estreita que corta a montanha e desce até a baía. Sveti Duh tem paisagens montanhosas de tirar o fôlego, além de um mar de águas calmas e cristalinas, e vale a pena o esforço!

A praia tem entrada controlada, por isso, tome cuidado para não passar direto e e acabar levando uma bronca do senhor que fica na entrada cobrando 10 kuna por carro para permitir o acesso.

Lá embaixo, você encontrará uma mistura interessante de jovens e idosos, e, prepare-se para a surpresa: algumas pessoas estarão nuas! Isso mesmo, a praia de Sveti Duh é também uma praia nudista, mas uma onde só tira a roupa quem quer.

A praia é bastante calma e a única coisa que há para fazer por lá – além de aproveitar o mar e a natureza – é sentar no solitário barzinho da praia, de propriedade de uma moça polonesa que passa os verões em Sveti Duh. Não existem hotéis por lá, mas dá para se hospedar na cidade de Novalja, a poucos minutos de carro.

Para os festeiros: é em Pag que acontece o festival Papaya After Beach Festival, na praia de Zrce. O After Beach tem se tornado cada vez mais popular, e, neste ano, teve atrações de peso como Armin van Buuren, Freemasons, Above & Beyond, Tiesto, Sven Vath, entre outros.

Clique aqui para pesquisar hotéis em Novalja e Zrce.

Os transfers são sempre uma ótima opção para quem não pretende dirigir, e gosta do conforto de não precisar ter que enfrentar filas para pegar trens, ônibus ou taxis. Uma ótima forma de reservar transfers na Croácia é através do Rideways (em português), que você pode conferir clicando aqui. Neste site, dá para fazer cotação instantânea de transfers em todos os países da Europa, incluíndo aeroportos, estações de trem e qualquer roteiro dentro e fora das cidades!

LEIA MAIS: