Berlim é um dos principais cartões postais da Alemanha, e apesar da devastação sofrida durante a II Guerra Mundial, a cidade refloresceu para mantar o seu lugar uma das principais capitais europeias. Berlim é ligada a Munique pela moderna rede de trens expressos do país, que percorre a distância de Berlim a Munique que é de 584km, em quatro horas e meia. Os trens alemães dão um show à parte, e você com certeza terá uma experiência única a bordo de um deles. Fizemos o passeio e damos aqui todas as dicas de como ir de trem Berlim a Munique de trem. 

Como funciona o trem Berlim Munique

Os trens com destino a Munique partem da estação Berlim HbF, que é a principal da cidade  (a sigla HbF indica Estação Central, em toda a Alemanha). A estação é enorme, e tem restaurantes, bares, lojas, que são ótimos para passar o tempo caso você chegue um pouco cedo. Berlim HbF é conectada com a eficiente rede de metrô da cidade, e, caso você não esteja ficando nos arredores da estação, pode chegar lá facilmente de transporte público. Se ainda não reservou seu hotel em Berlim, o InterCity (clique aqui para visitar a página do hotel), é uma ótima opção, pois fica próximo da estação, e oferece algumas vantages, como cartão de transporte grátis para toda Berlim. 

Leia também:  Como viajar de trem de Praga para Viena: dicas e passagens

Há vários trens por dia, e o primeiro parte às 06:01. Depois do primeiro, há um trem por hora (em alguns horários, como às 07:00, 09:00 e 12:00 há até dois por hora – geralmente nos horários de pico). O último trem deixa Berlim às 15:37, chegando a Munique às 20:01. 

A chegada do trem de Berlim a Munique se dá na estação central da cidade, Munchen HbF, que também é super moderna. Assim como em Berlim, a estação de Munique está ligada ao sistema de metrô, e a região tem vários hotéis, alguns com preços bastante acessíveis, como o Stachus (clique aqui para ver a página do hotel). A estação Munchen HbF fica próxima dos principais pontos turísticos de Munique, portanto, é uma boa área onde se hospedar lá, já que dá para fazer quase tudo a pé!

O embarque é fácil, e você geralmente não tem que mostrar o seu bilhete para ter acesso ao trem, basta verificar o número da plataforma na passagem e ir até lá. Algumas vezes, Munique pode não ser a última cidade do trem, portanto, é possível que as telas da estação mostrem o nome de uma outra cidade como destino. Preste bem atenção no número do trem, indicado na passagem, e confira o horário na tela, juntamente com o número da plataforma! Logo na entrada, o painel mostrará o destino final do trem e as cidades por onde passará. 

Leia também:  Aluguel de carros na Europa - Dicas, custos e orçamento online

Procure o vagão e localize o seu assento através dos painéis digitais dentro do trem. Assim que o trem partir, o fiscal irá pedir para ver o seu bilhete, e, possivelmente, o cartão de crédito usado na compra. Pode parecer difícil, mas é a forma mais fácil como ir de Berlim a Munique de trem! 

Classes do trem de Berlim a Munique

A grande diferença entre a primeira e a segunda classe são as poltronas. Na segunda classe, elas não são reclináveis, e há pouco espaço separando você dos outros passageiros. Na primeira classe, cada passageiro tem um assento individual (sem vizinhos), há serviço de bordo, e, a atendente responsável pelo vagão irá até o seu assento oferecer jornais, revistas, etc. Confira as fotos:

Como comprar passagens para o trem Berlim Munique

As passagens podem ser compradas online, e são emitidas em formato e-ticket, o bilhete eletrônico, que você pode imprimir em casa mesmo. A representante dos trens alemães nos mercados internacionais, como o Brasil e Portugal, tem um site totalmente em português, e vende as passagens pela Internet. Clique aqui para pesquisar no site da empresa. 

Leia também:  Viajando de trem entre Barcelona e Paris - Conheça o trem hotel Elipsos