A cidade de Colônia é conhecida no mundo inteiro por causa da sua belíssima e enorme catedral gótica. Koln (seu nome em alemão) tem vida noturna vibrante, e uma história mágica, de vários séculos. Por ser pequena, ela é perfeita para uma visita de um ou dois dias. Exploramos as atrações de Colônia por um dia, e damos todas as dicas aqui. 

O que fazer em Colônia em um dia? As principais atrações que você deve considerar são: 

  • Catedral de Colônia
  • Ponte Hohenzollern
  • Casa das fragrâncias 4711
  • Grande Igreja de St. Martin
  • Visite um museu
  • Museu Romano-Germânico
  • Museu Ludwig

Catedral de Colônia

Fachada da Catedral de Colônia

A catedral (Kölner Dom), é um dos mais excelentes exemplares da arquitetura gótica na Europa. A construção levou nada menos que seis séculos para ser concluída! Após sua conclusão em 1880, a catedral foi por algum tempo uma das estruturas mais altas do mundo, perdeu o título para o Monumento a Washington, nos EUA. No entanto, ela ainda é a igreja com a maior fachada do mundo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Colônia foi uma das cidades mais bombardeadas da Alemanha. A guerra arrasou a cidade, destruindo boa parte da cidade histórica, e por isso hoje em dia se veem muitos prédios modernos. A Catedral, principal atração da cidade, não foi poupada, tendo sido reconstruída depois.

Tesouro da Catedral

Interior do Tesouro da Catedral de Colônia

A entrada para Câmara do Tesouro fica do lado de fora da catedral, no lado esquerdo da entrada principal. Ela abriga uma rica coleção de relíquias da igreja que datam da Idade Média. O tesouro mantém o Santuário dos Três Reis, e que representa um sarcófago de ouro que contém os crânios e roupas dos Três Reis Magos. A relíquia foi retirada de Milão pelo Sacro Imperador Romano Fredrick Barbarossa, e entregue ao Arcebispo de Colônia em 1164. Outro tesouro notável é a Cruz Gero (Gero Kreuz), esculpida em 976. É o crucifixo mais antigo do norte da Europa, e que sobreviveu até o presente.

Leia também:  Como ir de Berlim a Munique de trem: dicas para a viagem perfeita

 
Escalando a torre da catedral

Uma das atividades mais famosas de Colônia é subir a torre da catedral! Em frente às duas torres de nada menos que 157m, a gente se sente pequeno e insignificante (e com um pouco de torcicolo). É quase impossível tirar uma foto da catedral inteira, ela simplesmente não cabe na tela! A vista panorâmica sobre o rio Reno é magnífica do alto das torres.

Não é preciso pagar para visitar a catedral, no entanto, você deve pagar se quiser subir na torre. Você pode escalar a torre sul, mas são apenas 509 degraus até o topo (não há elevador, esteja preparado para a longa subida). No caminho até o topo, passa-se por 8 sinos, e um deles é o Sino de São Pedro (Petersglocke), com 24 toneladas.

A entrada da torre fica do lado de fora da catedral, no lado direito da entrada principal da catedral. 

Para ter a melhor vista da cidade, visite o KölnTriangle Panorama. É uma plataforma pública para visitantes no telhado do edifício KölnTriangle.

Ponte Hohenzollern

A famosa Ponte Hohenzollern

Nada menos que dez mil cadeados do amor cobrem a ponte Hohenzollern (Hohenzollernbrücke). Trata-se de uma fama que tomou conta do mundo, onde casais apaixonados deixam um cadeado em pontos considerados românticos com os seus nomes. Tranque o seu cadeado na ponte e jogue fora a chave nas águas profundas do rio Reno para que seu amor fique trancado por toda a eternidade! Dá até para comprar cadeados nas lojas de lembranças nos arredores da ponte. Dica: do outro lado do rio, atravessando a ponte, se têm ótimas vistas da catedral e da cidade. 

Casa das Fragrâncias 4711

A casa do perfume

A House of Fragrances 4711 é o berço da famosa Eau de Cologne (é daí que o nome colônia em português vem!). O perfume “Eau de Cologne – 4711” é produzido desde 1700, e o nome em francês significa Água de Colônia. 4711 é o número da casa onde fica a fábrica em Glockengasse durante a ocupação francesa, no século XIX. Na entrada da loja, há uma fonte cheia de perfume e você pode mergulhar as mãos nela!

Leia também:  Pontos turísticos de Frankfurt: dicas e passeios

Grande Igreja de St. Martin

Torre da igreja monumental de São Martin

A Grande Igreja de St. Martin (Gross Sankt Martin) é a mais bonita das doze igrejas romanescas. Durante o tempo dos romanos, o terreno, onde fica a igreja agora, era uma ilha separada do Reno. Com o tempo, a ilha se fundiu com o continente, e assim não existe mais. As fundações da igreja repousam em uma capela romana do século X. Ainda dá para ver lá os restos da estrutura anciã, na cripta da igreja. A construção da Grande Igreja de St. Martin começou em 1150 e continuou até 1250.

Aproveite para visitar um museu

Existem alguns museus em Colônia que merecem uma visita. Se você é um amante da arte, vá ao Museu Wallraf-Richartz ou ao Museu Ludwig. Para se aprofundar na história da cidade, visite o Museu Römisch-Germanisches (Museu Romano-Germânico). E se estiver viajando com crianças, não perca o Museu do Chocolate Imhoff.

Museu Romano-Germânico

Museu Romano-Germânico de Colônia

Museu Romano-Germânico é um museu arqueológico ao lado da catedral. O museu revela a história romana da cidade. Foi construído em 1974 no local de uma vila romana urbana, cujos restos ainda é possível ver no porão. O Museu Römisch-Germanisches contém objetos desde o período paleolítico até o início da Idade Média.

Museu Ludwig

Este museu é obrigatório para os amantes da arte, pois possui uma coleção do obras invejável, incluindo uma das maiores coleções de Picasso na Europa. Em 1976, Peter e Irene Ludwig doaram 350 obras de arte moderna para a cidade de Colônia, e foi assim que tudo começou. O museu contém grandes coleções de expressionismo, surrealismo, abstrato e pop art.

Esperamos que tenha aproveitado as dicas! Continue explorando nosso conteúdo e leia mais dicas da Alemanha e toda a Europa:

Leia também:  Clima da Alemanha em Fevereiro: o que fazer e o que vestir