Delft é considerada uma das mais belas cidades da Holanda. A menos de uma hora de trem da capital, e pouco mais de uma hora de carro, é uma ótima opção de cidade para visitar perto de Amsterdam, se você deseja conhecer um pouco mais do país durante a sua viagem. Famosa pela sua arquitetura, sua universidade e seu filho mais ilustre, o pintor Vermeer, ela certamente te encantará! Confira a seguir dicas do que ver em Delft em um dia.

Delft é um verdadeiro primor. Os moradores da cidade realmente demonstram o amor que têm por ela, o que é visto nas fachadas bem cuidadas dos prédios e nos cestos de flores que são espalhados por toda a cidade. É uma espécie de Amsterdam em miniatura, mas sem os problemas que toda cidade grande tem, como muita poluição e trânsito. Praticamente todo o centro antigo é apenas para pedestres!

A cidade é famosa por suas conexões com a realeza holandesa, já que é a antiga sede da Casa Real de Orange. Ao caminhar pelas ruas de Delft, dá para ter um gostinho do seu passado glorioso, vendo seus canais, igrejas, e antigas mansões. A cidade universitária também tem vários museus (o mais famoso deles sendo o de Vermeer), além de mercados de rua e muitos bares.

O que fazer em Delft e o que ver durante a sua visita

Praça Central (Markt)

Entrada da Praça Central de Delft, com a Nova Igreja ao fundo, e a prefeitura à direita

A praça central da cidade, chamada Markt, é o coração pulsante de Delft, onde ficam dois de seus mais impressionantes prédios: a Prefeitura (Stadhuis) e a Nieuwe Kerk (a Nova Igreja).

O prédio da prefeitura é um dos mais ornamentados da cidade, e se destaca entre os prédios do centro. 

Stadhaus – a prefeitura de Delft em toda sua glória

Nos meses de verão, a praça costuma ter um parque de diversões e uma feira ao ar livre. Ela é também cercada de restaurantes e bares onde dá para aproveitar um drink (ou você pode esperar para parar em lugar menos movimentado e turístico, pois há diversos).

Leia também:  Os melhores passeios e pontos turísticos de Amsterdam

Mercados de Rua 

Mercado de rua às margens do canal em Delft

A região ao redor da Market, principalmente por trás da prefeitura, é repleta de mercados e pequenas lojas. A rua Hippolytusbuurt (que corre ao longo de um canal) é uma das mais charmosas, cheia de vendedores de livros, antigüidades e também iguarias locais, como os deliciosos frutos do mar, em especial o peixe herring, que você não pode deixar de provar!

Oude Kerk

Lateral da Oude Kerk

Caminhando pela Hippolytusbuurt você chega na Oude Kerk (Igreja Velha), uma das mais antigas construções da cidade, e também uma das mais importantes. A sua torre de 75 metros pode ser vista de praticamente toda a cidade, e atualmente pende em ângulo de 2 metros, não sendo mais totalmente vertical! A igreja foi construída originalmente para Santo Hipólito (daí o nome da rua Hippolytusbuurt) em 1050 e subseqüentemente reconstruída. Não deixe de conferir a parte traseira da igreja, que é igualmente impressionante. 

Voldersgracht e Museu Vermeer

Residente aproveitando o dia de sol às margens de Voldersgracht

A Voldersgracht é um canal/rua que corre paralelo à Praça Central, e um dos mais especiais. A arquitetura da rua é simplesmente encantadora, e o canal completa o charme do lugar. As pequenas construções medievais (ao final você encontra algumas casas de pedra, bem na parte traseira da Igreja Nova) são de um charme único, bem estilo cartão postal mesmo!

É nesta rua também que fica o Centro Vermeer (Vermeer Centrum), onde estão expostas a obra do filho mais célebre de Delft, o pintor Johannes Vermeer. Ele é famoso pela pintura “Moça com Brinco de Pérola”, considerada a Monalisa do Norte. Se você é um amante da arte, não pode deixar de conferir o museu.

Fachada do Centro Vermeer

Como tínhamos pouco tempo, pois íamos seguir para o litoral (perto de Haia, e assunto para outro artigo) resolvemos aproveitar um barzinho maravilhoso da cidade, com uma área externa que é ótima para os dias de verão. Se chama Postkantoor e fica pertinho do museu, na rua Papenstraat. 

Leia também:  Amsterdam Dance Event, o maior festival de musica eletrônica da Holanda
Jardim do bar/restaurante Postkantoor

Como chegar a Delft 

A distância de Amsterdam a Delft é de apenas 69km, o que facilita bastante um bate-volta.

A viagem de trem dura apenas 55 minutos, e os trens partem da estação Amsterdam Centraal, a principal da cidade, e param na estação central de Delft, que fica a poucos metros caminhando do centro histórico. Você pode pesquisar bilhetes para a viagem de trem de Amsterdam a Delft (e também outros trechos na Europa) clicando aqui. 

Se for alugar um carro (o que pode valer a pena para explorar outras cidades próximas de Amsterdam para visitar) a viagem dura apenas uma hora, e há vários estacionamentos em Delft (e o custo não é alto). Pesquise aluguel de carros clicando aqui. 

Gostou? Não deixe de compartilhar! Aproveite para leia mais sobre a Holanda e toda a Europa no nosso site através dos links disponíveis.