A capital da Noruega parece ser uma enorme galeria de arte a céu aberto. São centenas de esculturas, museus e prédios de bela arquitetura espalhados por todos os lados, o que atesta o amor dos noruegueses pela arte e sua própria história. Além de contar com imensas áreas verdes, Oslo tem localização privilegiada à beira mar da costa sul da Noruega, esbaldando lindas paisagens naturais e altíssimo padrão de vida. Passamos três dias explorando a cidade e damos todas as dicas aqui!

Onde ficar em Oslo?

Acomodação na Noruega não costuma ser barata, então, se você deseja economizar, deverá considerar com cuidado o bairro onde ficar em Oslo. A cidade é muito bem servida de transporte público, que é super seguro, e o metrô cobre praticamente todas as áreas. 

  • Se estiver disposto(a) a ficar hospedado um pouco mais longe do centro, há hotéis mais baratos ,a uma distância de 20 minutos de metrô de lá, a exemplo do Thon Hotel Linne.
  • Caso prefira a praticidade de um hotel mais central, uma ótima área onde ficar em Oslo é nos arredores da estação central de trem, Oslo S, que fica bem no centro da cidade, próxima dos principais pontos turísticos de Oslo. Um bom hotel onde se hospedar nesta área é o Comfort Hotel Xpress, que tem um ótimo custo-benefício (clique aqui para ver a página do hotel). 
  • Por fim, se está disposto(a) a gastar um pouco mais que a média, e se hospedar num hotel para ver e ser visto, a melhor opção onde ficar em Oslo é o The Thief, o hotel 5 estrelas procurado por celebridades e afins, localizado na charmosa área conhecida como Tjuvholmen, à beira-mar da cidade, e onde ficam alguns dos restaurantes e bares mais legais da capital. Clique aqui para conferir a página do hotel. 

Agora, vamos aos passeios em Oslo e pontos turísticos de Oslo:

Karl Johans Gate

Esta se trata da principal avenida do centro da cidade, ligando alguns dos principais pontos turísticos de Oslo. Ela vai da estação central de trem até o Palácio Real da Noruega, passando por vários pontos de interesse, sobre os quais falaremos em mais detalhe a seguir. Durante uma caminhada pela Karl Johans Gate, se tem a oportunidade de conhecer desde o Teatro Nacional à Catedral de Oslo. 

A avenida é repleta de bares, restaurantes, praças e lojas! É lá que ficam as boutiques das principais marcas mundiais, desde Michael Kors a Gucci. 

Se tiver tempo, não deixe de se sentar em um dos cafés próximos do Nationaltheatret (Teatro Nacional), o próximo ponto turístico de Oslo na nossa lista. 

Leia também:  Passeio de barco em Oslo: veja a capital norueguesa como um viking

Studenterlunden e Nationaltheatret

O Studenterlunden é o principal parque do centro de Oslo, e a Karl Johans Gate corre ao longo dele. Dentro deste parque, se encontram diversos pontos de interesse de Oslo, a exemplo do rink de patinação no gelo (durante o verão, um espelho d’água adornado por estátuas) e o Nationaltheatret. 

O Teatro Nacional (ou Nationaltheatret), é uma imponente estrutura do século XIX,  que domina a paisagem do Studenterlunden. Dentro do Studenterlunden há um café/bar a céu aberto, chamado Lavvo, que oferece vistas maravilhosas de toda a praça e do Nationaltheatret. Se tiver tempo, aproveite para sentar lá e aproveitar um drink ou um lanche. 

Universitetsplassen

Um dos prédios mais impressionantes do centro antigo de Oslo, também nos arredores do Sudenterlunde, é a faculdade de Direito da Universidade de Oslo. Há uma enorme praça na frente da faculdade, de acesso aberto ao público, de onde se tem uma ótima visão do parque. Este ponto turístico de Oslo certamente vale uma visita!

Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional)

A Galeria Nacional Norueguesa fica nas proximidades do Studenterlunden, e tem uma vasta coleção de pinturas e esculturas importantes norueguesas. Lá dentro fica também um café super estilos e movimentado. Vale uma visita se tiver tempo sobrando ou for apreciador da arte!

Frognerparken e Vigelandsparken 

Localizado a oeste do centro de Oslo, Frognerparken é o parque mais famoso (e impressionante) da cidade, além de ser o maior. 

É lá que se encontra Vigelandsparken (ou o Parque de Vingeland), a mundialmente conhecida coleção de esculturas de Gustav Vigeland. O parque tem nada menos que 200 esculturas de bronze e granito espalhadas por uma área de 45 hectares. Além das esculturas, o parque oferece belíssimas áreas verdes, lagos, cafés, e é bastante aproveitado por turistas e pelos locais também. Entre as estruturas mais famosas do parque estão o Monoliten (Monolito) e Sinnataggen (o Menino Raivoso). Estes são pontos turísticos de Oslo imperdíveis, e grátis, não perca. Reserve pelo menos duas horas do seu tempo para este passeio em Oslo!

Frognerparken não tem metrô logo nas imediações, e a estação mais próxima, chamada Majorstuen (que é o nome do bairro onde ele fica), está a 15 minutos a pé de lá. Durante o verão, é uma caminhada bastante interessante, por uma parte residencial afluente da capital norueguesa, onde se encontram mercados, cinemas e até embaixadas.

Leia também:  Como ir do aeroporto de Oslo para o centro

Operahausen (Ópera)

Localizada na parte moderna do harbour de Oslo, a Ópera é um prédio impossível de perder de vista. Às margens das águas do Mar do Norte, e feita toda em mármore branco e vidro, a estrutura mais parece um iceberg despontando do mar, e se tornou o centro cultural da Noruega, tendo ganho vários prêmios internacionais de arquitetura. 

O detalhe mais interessante da Ópera é que, além de ser um passeio grátis em Oslo, dá para subir a rampa que leva até o teto da estrutura, um enorme mirante com vistas maravilhosas da costa e das ilhas próximas. 

A Ópera de Oslo fica de frente para a estação Oslo S (a estação central de trem da cidade), e é facilmente acessível de transporte público.

Estação Central (Oslo S)

Com uma enorme piazza, e uma galeria interior cheia de bares e restaurantes, a estação central de trem de Oslo vai muito além de apenas uma estação. Durante o final de semana (ou até na hora do happy hour, depois do trabalho), é possível ver os residentes da cidade se esbaldando nos seus drinks e petiscos aproveitando o sol (durante o verão, claro). É um ótimo lugar para sentar e ver um pouco do dia-a-dia dos noruegueses. Não perca este ponto turístico de Oslo grátis. 

Tjuvholmen 

Tjuvholmen é um dos bairros mais desejados de Oslo. Trata-se de uma península repleta de apartamentos modernos de luxo, uma marina e também o famoso Museu de Arte Moderna da cidade. 

Em Tjuvholmen ficam alguns dos bares e restaurantes mais badalados da capital norueguesa, assim como o hotel mais chique da cidade, o The Thief, onde os ricos e famosos que visitam Olso se hospedam. Vizinho a Tjuvholmen fica Aker Baygge, uma outra área bastante badalada da cidade. Se estiver procurando agito e resolver dar uma volta por lá ao entardecer ou à noite, não irá se arrepender. 

Oslo Domkirke (Catedral de Oslo)

Construída entre 1694 e 1697, a Catedral de Oslo é bastante diferente da maioria das catedrais vistas pela Europa. Isto porque é tem um estilo de arte bastante nórdico, nada parecido com os afrescos em estilo da renascença italiana encontrado na grande maioria das catedrais do continente. Talvez isto se deva à separação da Igreja Católica, que aconteceu no século XIV, assim como no resto da Escandinávia, estabelecendo a Igreja Luterana por lá, que tem toda sua liturgia baseada na Igreja Católica.  

É na Catedral de Oslo que acontecem eventos importantes da família real e também do governo da Noruega. A entrada deste passeio em Oslo é grátis!

Leia também:  Como ir do aeroporto de Oslo para o centro

Radhuset (Prefeitura)

É na famosa Radhuset que acontecem as cerimônias mundialmente conhecidas do Prêmio Nobel. Com uma localização privilegiada no centro da cidade, e à beira-mar, Radhuset tem uma enorme praça adornada por fontes belíssimas, além de ficar do lado do Centro Nobel da Paz, o museu do Prêmio Nobel de mesmo nome. Lá dentro ficam também obras do artista mais famoso da Noruega, Munch. Um ponto turístico de Oslo imperdível! 

Durante o verão, a praça de frente para Radhuset fica cheia de food trucks, onde os turistas e locais aproveitam para provar a culinária local e internacional por preços um pouco mais baixos. 

Passeio de barco em Oslo

Dependendo de quanto tempo tiver na cidade, uma ótima opção de passeio em Oslo é sair nas escunas que exploram o Oslofjord e as ilhas próximas. Com duração de 2 horas, o passeio sai do centro da cidade, mais especificamente do pier 3, que fica de frente para Radhuset (a prefeitura). 

O passeio é muito interessante, e vai te dar uma outra visão da vida de parte da população da cidade, as que ocupam as ilhas. São diversas casas construídas com vista para o mar, e cheias de história (algumas delas eram usadas para o contrabando de álcool durante a leia seca estabelecida no país nos anos 40). 

No barco são servidas bebidas (há um bar) e também petiscos (todos vendidos à parte). 

Não há passeio em Oslo melhor para fazer num dia de sol!

Akershus Festning (Fortaleza Akershus)

Pertinho da prefeitura, esta fortaleza do século XIV tem localização estratégica na entrada de Oslo, esparramada sobre o ponto mais alto do harbour. A fortaleza também serviu de castelo e residência real, além de base militar e uma prisão. 

Lá se encontra o Museu da Resistência Norueguesa (à invasão alemã durante a Segunda Guerra), que é pago, mas é possível também entrar na fortaleza  e explorar os jardins gratuitamente. Há um mirante com vistas espectaculares sobre o harbour, além de um bar aberto ao público. 

Ao caminhar pela fortaleza, você verá os soldados da Guarda Real, que protegem o palácio. Este é mais um ponto turístico de Oslo imperdível!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui