Às margens do mar azul turquesa da Grécia, a cidade de Corfu (Kérkyra, em grego), é a capital da ilha de Corfu, considerada a mais verde das ilhas gregas. Corfu Town, em inglês, tem belos exemplos de arquitetura italiana, francesa e até britânica, já que foi dominada pelos venezianos, austríacos e posteriormente pelos ingleses, o que atesta a importância estratégica da ilha para estas nações. Exploramos as belezas da sua capital e também as principais praias, e damos todas as dicas aqui. 

Onde ficar em Corfu?

A ilha é enorme, assim como a lista de opções onde ficar em Corfu. Há alternativas para todos os bolsos e estilos de viajante. Se você não pretende alugar o seu próprio transporte enquanto lá, escolha uma das vilas praianas mais conhecidas, que não ficam longe da capital. Entre as mais procuradas para se hospedar em Corfu se destacam:

  • Benitses – Benitses tem uma gama enorme de hotéis e pousadas onde ficar em Corfu, bem como agências de turismo que oferecem passeios para outras partes, restaurantes e transporte público, o que facilita a vida se não estiver de carro. Sem falar na praia, é claro, que não deixa nada a desejar. Clique aqui para ver a página do Potamaki Beach Hotel, que tem ótimos preços.
  • Paleokastritsa – esta vila tem uma das praias mais famosas e belas de Corfu. Se você decidir se hospedar lá, terá acesso à águas limpas, cavernas, passeios de caiaque e barco, restaurantes e vistas inesquecíveis. O acesso a outras partes é mais difícil sem carro, já que a praia é um pouco isolada. O Odysseys Hotel é um dos mais procurados por sua relação custo-benefício, e proximidade do mar. Clique aqui para ver a página do hotel. 
  • Kavos – Assim como a grande maioria das ilhas gregas, Corfu também tem a sua cidade de festa: Kavos. Se está procurando praia de dia e baladas à noite, este é o lugar para você.
Leia também:  Pontos turísticos de Atenas: descubra a fascinante capital da Grécia

Se planeja explorar também a cultura da ilha, vale a pena considerar se hospedar em Corfu Town, a capital, nem que seja por um dia ou dois. Os melhores lugares onde ficar em Corfu Town estão ao redor da Esplanada, próximos dos principais pontos turísticos da cidade. Uma boa opção é o Hotel Atlantis, que fica próximo do porto e a uma curta caminhada do centro histórico.

Apesar de as principais atrações de Corfu serem as suas praias, você não se arrependerá se tirar um tempo para explorar as belezas culturais e arquitetônicas de Kérkyra! A grande maioria dos pontos turísticos de Corfu fica na Cidade Antiga, e podem ser explorados facilmente à pé, em um dia. Descubra o que ver em Corfu e onde ficar em Corfu lendo nossas dicas.

Old Fortress/Antiga Fortaleza (Citadel)

O que ver em CorfuVista de quase toda a cidade, a imponente estrutura foi construída pelos venezianos no século XVI, no local de um castelo antigo. O acesso à fortaleza é super interessante, pois se passa por uma ponte única que liga a Esplanade (falaremos em mais detalhe a seguir), de nada menos que 40 metros de comprimento.

No ponto mais alto da fortaleza fica um farol, e, lá de cima, se vê a bela ilha de Pontikonisi, parte da cidade antiga e até a Albânia, que fica do outro lado do mar (se estiver com o seu celular em mãos e com chip dentro, irá perceber que ele muda o sinal para este país). Sem dúvidas, uma das mais impressionantes atrações que ver em Corfu!

 

Pontikonisi (Mouse Island) o Mosteiro de Vlakhérna

É impossível não ver a Ilha Rato (que leva este nome por causa da sua peculiar aparência vista de longe), ao passear pela área da Antiga Fortaleza. A pequena ilha domina a paisagem da baía, com a sua imponente igreja Bizantina branca, que desponta entre as árvores verdes que a dominam. Além de Pontikonisi, há também uma outra ilhota próxima, onde fica o pequeno Mosteiro de Vlakhérna, construído no século do século 17. O mosteiro pode ser visitado a pé mesmo, mas só é possível alcançar Pontikonisi de barco, que saem de perto da Old Fortress (é de lá que se têm as melhores vistas da ilha).

Leia também:  Onde ficar em Mykonos: dicas de hospedagem e diversão na mais badalada ilha grega

 

Achilleion

Apesar de não ficar no centro, este é um ponto turístico o que ver em Corfu que você não pode deixar de visitar! O palácio foi construído para ser a residência de verão de ninguém menos que Sissi, a famosa Imperatriz da Áustria.

Com uma localização privilegiada na ilha, e no topo de uma colina com lindas vistas do mar, o palácio era o lugar perfeito para que a imperatriz deixasse para trás os problemas do continente. Totalmente decorado com lindas peças que vão do estilo clássico europeu à Grécia Antiga.

Não deixe de passear pelos jardins, que são espetaculares. Lá você encontra diversas estátuas e pode aprender mais sobre a história do lugar.

Há ônibus partindo do centro de Corfu para Achilleion, ou você pode contratar uma excursão guiada que passa por lá. Clique aqui para obter mais informações.

Spianada (Esplanada) e Liston

listion 4

 

 

 

 

 

 

Sendo a maior praça da cidade de Corfu, a Esplanada não poderia deixar de ter uma localização especial, entre a Old Fortress e o Liston (as galerias sobre as quais falaremos a seguir). É lá que os residentes da cidade se reúnem para eventos ou para um passeio matinal.

A Liston é uma enorme galeria em estilo francês, construída pelos próprios franceses, durante o século XVI. Lá ficam diversos cafés, bares e restaurantes, com mesas perfeitamente posicionadas para máxima apreciação da paisagem da Esplanada e da Old Fortress. Se tiver tempo, não deixe de sentar em um dos cafés para aproveitar um drink e a atmosfera relaxada do lugar.

Paleokastritsa

Corfu tem todos os tipos de praias. Desde balneários com areia dourada a praias próximas de florestas, lá você encontra de tudo. Mas, dentre todas elas, uma das que se destaca mais por sua beleza natural é Paleokastritsa. Localizada no lado oeste da ilha, em torno de uma hora de carro da capital, esta praia lembra muito Capri, na Itália, devido à sua água cristalina, e cavernas que causam efeitos visuais espetaculares. A praia tem uma ótima estrutura, e lá você pode fazer diversos passeios de barco e caiaque, que custam baratinho (uma hora de caiaque sai por meros 5 euros!).

Leia também:  Dicas gay de Mykonos: descubra as melhores praias, baladas e hotéis gay em Mykonos

Nova Fortaleza (New Fortress)

Onde ficar em CorfuLocalizada na parte de trás da cidade antiga, a imensa New Fortress foi construída também pelos venezianos, durante a invasão de Veneza a Corfu, e pouco tempo depois da Fortaleza Antiga. Assim como com a sua irmã mais velha, durante a visita você pode explorar as vastas passagens e corredores de pedra, seguindo até o topo da estrutura, de onde se tem uma linda vista da cidade e do mar.

Igreja de Santo Espiridião (Church of St Spyridon)

O que ver em Corfu

Pertinho da galeria Liston, você encontra a principal igreja da ilha, construída em homenagem ao santo padroeiro de Corfu, Santo Espiridião. Com um lindo domo vermelho, que domina a paisagem e chama a atenção à distância, esta igreja tem grande importância, pois é lá que ficam os restos mortais do protetor da ilha. Este é um ponto que ver em Corfu que você não pode deixar de visitar, principalmente pela curta distância dos outros pontos turísticos de Corfu.

 

 

 

 Museu de Arte Asiática

Pontos turísticos de CorfuUma das principais atrações o que ver em Corfu é o impressionante Museu de Arte Asiática. Pertinho da Esplanada e do Liston, o museu é facilmente acessível a pé, e tem uma coleção impressionante de objetos do Oriente. Lá fica também um charmoso café, onde você pode sentar e apreciar a bela vista do mar e da costa da Albânia.