A distância de Milão à Veneza é de 270km, e a bordo do serviço de alta velocidade que liga as principais cidades italianas, a viagem de trem se tornou a forma mais rápida, prática e confortável de Milão à Veneza. Com duração de pouco menos de três horas, tivemos o prazer de fazer o percurso de ida-e-volta, na primeira e na segunda classe, e compartilhamos as dicas e as fotos da viagem aqui. Confira o artigo e descubra tudo o que precisa saber para programar a sua viagem de trem de Milão à Veneza.

Como planejar a sua viagem no trem Milão Veneza

Ao começar o planejamento da sua viagem de trem entre Milão e Veneza, lembre-se que existem duas estações de trem em Veneza. A primeira é Venezia Mestre, que fica no continente, separada da ilha que é considerada a Veneza “de verdade”. Esta estação é a favorita entre os viajantes que estão de olho no orçamento, já que o preço dos hotéis e albergues da região são bem mais baixos que os encontrados na ilha central.

A segunda e última estação, chamada Venezia S. Lucia, fica no coração da Veneza antiga. Ao descer lá, você se depara com uma vista fenomenal da cidade, com o Grande Canal, e a belíssima Igreja de San Simeon Piccolo e seu domo verde, logo à frente. É realmente o tipo de boas vindas se pode esperar de um lugar tão especial quanto Veneza. A sensação de se deparar com todo aquele esplendor é indescritível!

Se você vai se hospedar na ilha (de longe a opção mais interessante, apesar de ser a mais cara) basta esperar o trem chegar até a última parada, já que todos os trens que partem de Milão param primeiro em Mestre, e, depois, cruzam o mar para chegar em S. Lucia, a parada final. Ficamos em um hotel de pequeno porte super charmoso, chamado Locanda del Ghetto, perto da estação de St Lucia, e que tem ótimos preços. Clique aqui para conferir a página hotel.

Leia também:  Pontos turísticos de Munique: descubra a capital da Bavária

Já em Milão, os trens partem da Stazione Centrale, a principal estação da cidade. Além de ser um prédio de proporções enormes e uma atração turística por si só, Milano Centrale é super bem sinalizada, limpa e organizada. Além disso, a estação está ligada com resto da cidade pelo metrô, o que facilita a ida até lá, caso você não esteja hospedado (a) nas imediações.

Horários e Frequência do trem Milão Veneza

Existem trens de hora em hora de Milão para Veneza, e também fazendo caminho inverso. O primeiro sai cedo, por volta das 6:35 da manhã, e os trens seguintes partem a cada hora depois do primeiro, ou seja, 7:35, 8:35, etc. Note que, em certo dias, há dois trens por hora.

A viagem dura pouco menos de duas horas e meia, e é super prazerosa. Os trens são bastante confortáveis, independente da classe em que você esteja viajando.

Como comprar passagens de trem para viajar de Milão à Veneza

As passagens podem ser compradas online, ainda no Brasil, no site da Rail Europe. Passagens compradas com pelo menos 60 dias de antecedência saem bem mais em conta que passagens compradas em cima da hora, portanto, se programe bem para garantir o melhor preço!

As paisagens vistas no trem de Milão à Veneza

Embora o trem viaje a mais de 250km por hora, é possível apreciar as belas paisagens do território italiano durante todo o percurso. São diversas vilas, rios e lagos belíssimos, além de montanhas, que formam paisagens de tirar o fôlego. Confira algumas fotos a seguir:

 

Conforto no trem

Primeira classe

A primeira classe não difere muito da segunda, no que diz respeito ao tamanho das poltronas. A grande mudança é que as poltronas da primeira classe são reclináveis, e tem também luz de leitura própria. Lembre-se que o botão usado para reclinar a poltrona fica abaixo do assento, na altura dos joelhos!

Além disso, alguns dos assentos são somente para duas pessoas (uma de frente para a outra com uma mesa entre as poltronas) em vez de quatro assentos ao redor de uma mesa, como é caso na segunda classe. Na primeira classe são oferecidos jornais, uma bebida (que inclui sucos e bebidas alcoólicas como prosecco ou vinho) e também um lanche, como amendoim ou doces. Todos os assentos têm plugs para laptops e celulares. Estes plugs ficam localizados na própria mesa, do lado da janela, como você pode ver na foto.

Segunda classe

A segunda classe também oferece conforto, com poltronas espaçosas, mas sem alguns dos extras da primeira classe, já que nem todos os assentos oferecem plugs para laptops e celulares, e lá não são oferecidos jornais, bebidas ou lanches grátis.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura e que faça uma boa viagem no trem Milão Veneza!

Programando a sua viagem de trem na Itália? Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp, ou mande um email para contato@planetaeuropa.com.