A antiga capital da Espanha é uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa. Perfeitamente localizada no topo de uma montanha cercada pelo Rio Tejo, Toledo impressiona com as suas belezas naturais, prédios grandiosos e a sua arquitetura de influências árabe e gótica. Tivemos a oportunidade de passar um dia explorando a cidade e compartilhamos as dicas e fotos exclusivas aqui.

Como chegar a Toledo

Toledo fica a meros 72km de Madrid, o que possibilita uma visita rápida e até um bate-volta. Se você está pensando em viajar de carro, o acesso é bastante fácil, e em apenas 40 minutos pode-se alcançar a cidade, que oferece uma gama de estacionamentos aos seus visitantes. Alugamos o nosso carro através da RentalCars, uma das empresas líderes em aluguel de carros em todo o mundo. Clique aqui para pesquisar preços.

Uma outra ótima opção é viajar de trem, já que o AVE, serviço de alta velocidade da estatal espanhola que administra as ferrovias do país, e que conecta Madrid a Toledo em apenas 30 minutos, oferecendo um serviço de altíssima qualidade e conforto. Você pode pesquisar passagens de trem entre Madrid e Toledo clicando aqui.

Onde ficar em Toledo

Se você está procurando um lugar central (se estiver viajando de trem, por exemplo), uma boa opção onde ficar em Toledo, a poucos minutos das principais atrações da cidade, como a Catedral e o Palácio Alcazar, é o Hotel Alfonso VI. Clique aqui para conferir a página do hotel. 

Se você estiver viajando de carro, ou estiver procurando um hotel com amenidades modernas, como piscina, pode ser interessante ficar fora do centro antigo da cidade, já que as ruas são bastante apertadas e é complicado circular de carro. Um bom hotel com estacionamento, piscina e nas proximidades da cidade é o Eurostars Toledo (clique aqui para visitar a página).

O que ver em Toledo?

Esta é uma das perguntas mais difíceis de se responder. Isto porque, considerando que se trata de uma cidade com apenas 80.000 habitantes, o número de edifícios de importância histórica, e, consequentemente, de interesse turístico, é enorme. Se você tem pouco tempo na cidade, como era o nosso caso, a melhor pedida é se perder pelas ruas e procurar conhecer o que puder durante as horas que tiver lá. Decidimos comprar um mapa assim que chegamos lá, na estação de trem mesmo. Pouco tempo depois da chegada, chegamos a conclusão que o mapa só serviu mesmo porque tinha fotos e desenhos dos principais pontos turísticos da cidade, o que facilitava a localização ao identificar os prédios e monumentos no horizonte. As ruas são tão estreitas e sinuosas que é praticamente impossível se achar no mapa!

Um roteiro interessante a se fazer é sair da estação de trem a pé e, seguir para a cidade. É bom lembrar que há dois caminhos possíveis a partir da estação, um que leva até o centro (o caminho indicado pelas placas), e um outro que se alcança seguindo a avenida principal da estação para a esquerda, por uma rua que tem uma espécie de passarela vermelha. Este caminho sem duvidas é o mais impressionante, já que ele leva a Puente de Alcantara e a Puerta de Doce Cantos, os primeiros pontos turísticos de Toledo na nossa lista. Entrar na cidade pelas pontes e portões medievais é uma experiência sem igual!

Leia também:  Trem Barcelona Valência – Passagens e dicas de viagem

Principais pontos turísticos de Toledo

Estação de trem de Toledo

A estação de trem de Toledo, principal ponto de chegada para vários visitantes, é por si só uma atração turística. A estação foi construída no estilo neo-mudéjar, que tem influências árabes e que imita o estilo das torres das igrejas da cidade.

O interior da estrutura é igualmente belo, e você poderá ver janelas com vitrais no melhor estilo árabe, e, do lado de fora, a enorme torre do relógio. A estação tem também uma lanchonete, perfeita para o caso de você chegar um pouco antes do horário de saída do seu trem.

Puente de Alcantara e Puerta de Doce Cantos

Antes de chegar a esta que é uma das pontes mais impressionantes da cidade, você terá vistas maravilhosas de Toledo e seus monumentos. A ponte, juntamente com a majestosa Puerta de Doce Cantos, o portal que dá acesso à cidade, formam uma paisagem única que causa uma primeira impressão de Toledo que você certamente nunca irá esquecer!

Alcázar

O Palácio de Alcázar é um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo, e suas torres podem ser vistas a quilômetros de distância. O palácio foi construído por volta do século III pelos romanos e subsequentemente reformulado pelos cristãos. O seu tamanho (e sua localização privilegiada no topo da parte mais alta de Toledo) são realmente impressionantes. A área ao redor do palácio é igualmente interessante, e existem dois pontos você não deve deixar de conferir. Um deles é o Paseo del Carmen, o parque que oferece vistas maravilhosas do Rio Tejo e das cercanias de Toledo. Neste parque existem dois mirantes que ficam literalmente na ponta da rocha, e de cima deles dá para se ter uma idéia de quão especial é a localização da cidade. Existe também um bar que oferece vistas maravilhosas do rio e da Academia de Infanteria, um outro belo palácio que fica no topo da colina oposta ao Alcázar, separada de Toledo pelo Rio Tejo.

Catedral de Toledo

A Catedral de Toledo é o ponto central da cidade, e, em torno dela, existem inúmeras ruas estreitas charmosas, repletas de lojas que vendem desde de antigüidades a produtos locais. A catedral foi construída no século I por São Eugênio, e depois passou pelas mãos dos muçulmanos durante a invasão árabe, quando foi transformada em uma mesquita, sendo finalmente retornada aos cristãos e reconstruída na arquitetura gótica que vemos hoje em dia.

 

No dia em que visitamos, infelizmente estavam acontecendo vários casamentos na cidade, e na catedral também. Por isso, não foi possível ver o seu interior. Considerando que o tempo era limitado, pois estávamos fazendo um bate-volta, acabou sendo uma boa coisa, já que havia muito mais para se ver!

Leia também:  Passeios e Pontos Turísticos de Pisa - Visitando a bela cidade toscana

Nao deixe de caminhar ao redor da catedral e conferir a sua arquitetura que parece mudar em cada uma das laterais. Uma das entradas da catedral, por exemplo, tem uma torre com um relógio gigantesco, que é realmente impressionante.

É possível obter ingressos para diversos passeios na cidade, com o Cartão Toledo, que inclui  várias atrações e uma visita guiada à Catedral. O preço é ótimo, e dá para retirar o cartão na própria estação de trem ao chegar! Clique aqui para obter mais informações.

Onde comer em Toledo

Como já era hora de almoçar quando nos aproximamos da catedral, decidimos parar em um restaurante que ficava na Plaza Mayor, quase de frente para a catedral. O Plaza Mayor Restaurante y Cervezeria oferece um espaço bastante interessante e uma comida que é simplesmente divina!

Provamos os camarões gigantescos (que devem ser comidos com a mão e ter sua casca removida também com as mãos), deliciosos por sinal, e também a Merluza al estilo Romano, servida com batatas e berinjelas em molho de tomate com aspargus. Os preços não eram muito altos, e os camarões custaram 12 euros, e, o prato principal, 16 euros.

Plaza del Ayuntamento

A praça que abriga a prefeitura de Toledo, El Ayuntamento, como nao poderia deixa de ser, é um primor. O prédio da prefeitura em si é belíssimo, com suas duas torres simétricas adornadas por tetos angulares e cruzes.

A praça funciona como o coração pulsante da vida social dos cidadãos da cidade, e, aos finais de semana, você certamente verá dezenas de locais brincando ou conversando na praça e também outros tipos de comemorações, como casamentos, já que a prefeitura fica de frente para a catedral. Por sinal, aquele lado da imenso da igreja parece ser o mais bonito de todos, já que cada uma das suas laterais é mais diferente que a outra.

Centro Cultural San Marcos

Em Toledo, nem tudo é o que parece. Vários prédios que antigamente eram igrejas, hoje em dia foram transformados em teatros, museus e salas de concertos. Este é o caso com a antiga igreja de São Marcos, hoje um centro cultural e sede do Arquivo Municipal da cidade. Se você não tiver tempo para conhecer o seu interior durante sua visita à Toledo, aproveite para caminhar em volta do prédio, já que é uma estrutura bastante interessante, tanto por causa do seu domo imenso, quanto por causa sua entrada medieval imponente.

O antigo monastério foi construído por volta do século VII e se encontrava em um estado precário antes de ser transformado no prédio cívico que é hoje. São Marcos fica nas proximidades da Prefeitura e da Catedral de Toledo, e pode ser alcançado a pé facilmente partindo deste ponto.

Paseo de San Cristobal

Pertinho do Centro Cultural San Marcos fica o Paseo de San Cristobal, uma espécie de praça que tem um mirante com vistas maravilhosas de Toledo. A partir de lá é possível ver o rio e os rochedos que cercam a cidade, bem como prédios importantes como San Marcos e o Monastério de San Juan de Los Reyes, o próximo ponto turístico de Toledo na nossa lista.

Leia também:  Pontos turísticos de Sevilha - descubra a capital da Andaluzia

Monastério de San Juan de Los Reyes

Este ministério do século XV foi fundado pelos reis que unificaram a Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castilla, para comemorar o nascimento do seu filho.

O monastério, que hoje em dia funciona como uma igreja, foi construído no estilo gótico com influencias espanholas, e a sua arquitetura impressiona. Suas espirais e cúpula formam uma estrutura imponente e a sua localização, no topo de um morro, só aumenta a sua grandeza.

É possível obter entrada em diversos passeios em Toledo, incluindo o Monastério, com o Cartão Toledo. Clique aqui para obter mais informações.

Plaza de San Juan de los Reyes e Paseo de Recaredo

Seguindo a Calle de San Martin, a rua que desce a partir do Monastério de los Reyes, você chegará até a Plaza de San Juan de Los Reyes, onde fica mais um dos pórticos que dão acesso à cidade de Toledo através da muralha e dos rochedos naturais que a protegem. O pórtico leva ao Paseo de Recaredo, que é uma avenida que circula boa parte do lado oeste de Toledo e que leva até a Puente de San Martín, o próximo ponto turístico de Toledo na nossa lista.

Ainda caminhando pelo Paseo de Recaredo, você passará por um outro mirante com vistas belíssimas dos campos verdes que cercam Toledo e de lá poderá observar também outros prédios importantes da cidade, no topo da colina, como o Convento de Carmelitas Descalzas e a igreja de Santo Domingo el Real.

Puente de San Martín

Escondida atrás do Monastério de San Juan de los Reyes, esta ponte é com certeza uma das estruturas mais impressionantes de Toledo.

A ponte foi construída no final do século XIV para facilitar o acesso ao lado oeste da cidade, já que a única ponte em existência antes desta era a Puente Alcantara, sobre a qual falamos anteriormente.

Não deixe de reparar nas imensas torres construídas em ambos os lados da ponte, feitas para proteger a cidade contra invasores. Aliás, como várias outras cidades medievais, Toledo só foi construída naquela localização por causa da proteção natural oferecida pelo rio e pela montanha na qual a cidade se encontra.

Puerta de Bisagra

Este pórtico fica localizado no lado oposto da cidade de onde se encontra a estação de trem. Então, se você chegou a Toledo através deste meio de transporte, deverá caminhar bastante para chegar até lá, mas com certeza valerá a pena, já que naquela parte da cidade ficam alguns dos mais importantes pontos turísticos de Toledo.

A Puerta de Bisagra foi construída durante a ocupação muçulmana de Toledo, e a você poderá facilmente identificar a arquitetura árabe do monumento e da muralha construída ao seu redor. No entanto, quando a cidade foi retomada pelos cristãos, uma nova fachada foi sobreposta a fachada árabe, e a diferença nos estilos arquitetônicos também pode ser notada.

LEIA MAIS:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.