Quando se pensa na Grécia, duas imagens geralmente vêm à cabeça: a Acrópolis, em Atenas, e os pequenos prédios brancos de tetos azuis com o mar ao fundo. É na ilha de Santorini que você encontra a segunda, e também algumas das mais belas paisagens que verá na sua vida. A combinação de águas azul-turquesa cristalinas, montanhas e ilhas vulcânicas é estonteante, e a beleza natural de Santorini vai com certeza lhe encantar. Embarcamos numa viagem inesquecível pela famosa ilha grega e compartilhamos a experiência aqui.

Entenda Santorini

– Há milhares de anos, Santorini era uma ilha só, que tinha um enorme vulcão no meio. Uma grande erupção resultou na sua destruição, e na criação do pequeno arquipélago tal como o vemos hoje, em que restaram apenas Santorini (a maior ilha), a caldeira (os restos do vulcão, que fica no centro do arquipélago) e Thirassia (a segunda maior ilha, acessível por barco).

– O nome oficial da ilha de Santorini em grego é Thira, que também é o nome da capital e maior cidade da ilha, conhecida como Fira pelos turistas. O nome Santorini vem do latim, Santa Irini.

– Os melhores lugares onde ficar em Santorini, de acordo com o grau de popularidade e a melhor visão da caldeira, são: Fira, Firostefani e Oia.

– Há dois portos principais em Santorini: o Porto Velho (Athina) e o Porto Novo. A maioria dos navios de cruzeiro pára nas proximidades do Porto Velho, e os passageiros são transportados até lá em barcos menores. É do porto antigo que saem os passeios de barco para o vulcão. Já os ferries vindos de Atenas e outras ilhas param no Porto Novo, que fica fora de Fira. De lá, você pode pegar um transfer para o seu hotel facilmente.

– Se você for viajar de ferry para Santorini, seja saindo de Atenas, Mykonos ou qualquer outra ilha grega, pode comparar e comprar os bilhetes diretamente no site da Direct Ferries, que é em português, e trabalha com todas as operadoras da Grécia.

Onde ficar em Santorini

Boa parte das pessoas que visitam Santorini está procurando uma coisa: aproveitar as paisagens espetaculares da ilha e do seu vulcão. E, lugares de onde se pode aproveitar estas paisagens, como mencionado anteriormente, há apenas três.

Fira, a capital, é onde boa parte dos hotéis da ilha estão, e oferece opções para todos os tipos de viajantes e ótimos lugares onde ficar em Santorini. Fira tem também uma localização privilegiada, permitindo a visão da caldeira e da parte mais alta da ilha, onde ficam Firostefani e Oia, as duas outras vilas. Além disso, a seleção de restaurantes e bares é maior lá do que em outras partes. Se você está querendo economizar no seu lugar onde ficar em Santorini  (com certeza terá que abrir mão das belas paisagens) uma boa opção é o Manias Firas, clique aqui para visitar a página do hotel. Caso esteja disposto a gastar um pouco mais para ter o privilégio de acordar com uma das paisagens mais belas do mundo, confira o Tzekos Villas, clicando aqui.

Leia também:  Como ir de Atenas a Mykonos: saiba tudo sobre o ferry de Atenas a Mykonos

Subindo a montanha e deixando Fira para trás, você chega a Firostefani, uma pequena vila a menos de 15 minutos caminhando do centro da capital. Firostefani é bastante popular entre os viajantes que buscam um lugar sossegado onde ficar em Santorini, sem abrir mão das vistas maravilhosas. Uma opção ótima opção de lugar onde ficar em Santorini é a Vila Maria Damigou, onde o café da manhã é servido na varanda (clique aqui para visitar a página do hotel).

Oia (se pronuncia Ia) é a mais elevada das vilas com vista para o vulcão, e a mais distante de Fira, a capital. Por estar em um dos pontos mais altos da ilha, Oia oferece as paisagens mais espetaculares, e pode ser considerada a mais famosa das vilas, e o lugar mais badalado onde ficar em Santorini.  O pôr-do-sol de Oia é o mais conhecido de todos, e uma atração por si só, atraindo multidões todos os dias. Uma ótima opção de acomodação lá é o Oia Mare Villas.

O que ver em Santorini

Há muito o que ver em Santorini, desde suas vilas pitorescas às belas praias.

Não há nada melhor do que se perder pelas ruas estreitas de Fira, Firostefani e Oia. Cada uma delas tem suas peculiaridades, sejam as ruas cheias de bares de Fira, ou as inúmeras galerias de arte de Oia.

A melhor forma de se locomover em Fira e Firostefani é a pé mesmo, já que várias ruas são abertas apenas para pedestres. Nas noites de verão as ruas ficam lotadas, e você irá deparar com os mais variados e interessantes restaurantes e bares. Se pretende ver o pôr-do-sol em Oia, será necessário pegar um taxi ou ônibus até lá, caso não tenha o seu próprio meio de transporte.

Leia também:  Onde ficar em Corfu e o que ver em Corfu: praias e pontos turísticos

Uma das mais interessantes construções o que ver em Santorini, é a Catedral Ortodoxa de Fira. A estrutura é enorme, e toda branca, com um teto em forma de redoma, que é vista de vários pontos da ilha. Vale uma visita! O caminho entre Fira e Firostefani (uma rua estreita que você pode percorrer andando em torno de 15 minutos) é repleto de belas paisagens. Não deixe de fazer um passeio por lá.

Um dos melhores lugares para ver o pôr-do-sol de Santorini, é no Castelo de Oia. Construído pelos venezianos, que dominaram a ilha por volta do século XIV, o castelo era conhecido como a residência mais esplendorosa, mas hoje em dia restam apenas as ruínas, onde as pessoas se reúnem durante todo o verão para assistir ao espetáculo da natureza. Um passeio por Oia não pode faltar no seu roteiro, pois o vilarejo é muito charmoso, e tem algumas das paisagens mais belas de Santorini!

Outra coisa interessante o que ver em Santorini é o porto antigo de Fira. A ida até o porto é uma aventura por si só, já que você só pode chegar lá de duas formas: descendo de jegue (isso mesmo, os jegues são famosos por transportar passageiros da parte de cima da ilha até o nível do mar) ou no teleférico, que é uma aventura também. A partir do teleférico, você pode aproveitar a descida da montanha, que é muito alta, dá até um friozinho na barriga! O bilhete custa 3,80 euros.

É do porto antigo de Fira que partem os fantásticos passeios de barco para o vulcão. Fizemos o passeio e temos um artigo completo com todas as dicas, clique aqui para conferir.

Se você pretende conhecer mais da ilha e se aventurar por suas praias, não deixe de alugar uma quad bike ou um carro, pois é quase impossível explorar tudo o que há para se ver apenas andando ou de transporte público. Pesquise carros de aluguel em Santorini, clicando aqui.

Entre as grandes atrações da ilha estão as praias, por isso, preparamos um artigo especial com a seleção de algumas das praias mais famosas e belas da ilha. Clique aqui para conferir. 

Leia também:  Como visitar o Palácio de Knossos saindo de Heraklion: descubra a jóia de Creta
Onde comer em Santorini

Santorini tem opções de todos os tipos, e para todos os bolsos.

Em tempos de euro alto, muita gente está procurando economizar, e o segredo é procurar as tavernas das praias, que costumam ser mais baratas e menos concorridas do que nas vilas, ou comer em algum souvlaki (uma espécie de fast-food grego, que parece com kebabs e inclui também carnes no espeto ou servidas em pão pita).

Confira algumas dicas de lugares onde comer em Santorini:

Onar

Esse restaurante super estiloso fica bem no centro de Firostefani, e oferece vistas espetaculares de Santorini.  Com decoração moderna e menu mediterrâneo variado, o Olla tem também uma área externa e um bar. A comida estava deliciosa, e os preços não eram dos mais baixos. A média por prato era de 25 euros, e os coquetéis, 12 euros (para quem ganha em reais, pode sair caro em tempos de euro alto!). Como costuma ventar um pouco em Santorini à noite, o restaurante oferece mantas para os clientes mais friorentos, basta pedir uma!  Clique aqui para ver a página do restaurante no Facebook. 

Taverna Poseidon

Na praia de Perissa, aproveitamos para comer na Taverna Poseidon, um ótimo restaurante grego com preços muito em conta, principalmente se comparados aos da capital, Fira. A comida era uma delícia, fresquinha, e a vista, impagável, de frente para o mar.

Why Not! Souvlaki

Se um dia você estiver com fome no seu hotel em Santorini, e com preguiça de sair de lá para comer, entre em contato com o Why Not!. Este pequeno restaurante serve comida grega no melhor estilo fast food, mas de alta qualidade e por preços bem baixos. Uma refeição para dois com entrada (deliciosos bolinhos fritos de tomate) saiu por meros 12 euros! Localizado em Firostefani, eles oferecem entrega grátis. O Why Not! fica localizado no caminha que liga Fira a Firostefani, e o número de telefone é 22860 25349.

Não deixe de fazer o inesquecível passeio de barco até o vulcão de Santorini e a ilha de Thirassia. Com duração de cinco horas, você pode conhecer mais da região onde se encontra Santorini e sobre a história do lugar. Clique aqui para obter mais informações. 

LEIA MAIS:



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui