A capital da Grécia é um lugar de magia, e se você gosta de história, dificilmente irá encontrar um outro que se compare na Europa. Com prédios que pré-datam Cristo espalhados por todos os lados, a cidade é um impressionante museu ao ar livre. Lá, você verá a magnífica Acrópoles, e ruínas de lugares de suma importância para a civilização ocidental, como o mercado Agora. Para onde quer que você se vire, há um pouco de história, até mesmo nas estações de metrô, onde você pode ver peças antigas encontradas durante as escavações dos túneis! Confira abaixo nossa seleção dos principais pontos turísticos de Atenas.

Dica prática: onde ficar em Atenas

A cidade é bastante compacta, e para ver a maioria dos pontos turísticos de Atenas você não precisará se deslocar para longe do centro. A área mais central e sofisticada onde ficar em Atenas é a Syntagma Square, próxima do parlamento. Há vários hotéis lá, a exemplo do Royal Olympic Hotel, que é lindíssimo.

Se você está procurando economizar, mas não quer ter que comprometer na localização, há uma área um pouco menos sofisticada que Syntagma, mas ainda assim central, chamada Omonia. A partir de lá, você pode andar facilmente para os pontos turísticos, ou pegar o metrô, já que há uma estação. Uma boa opção onde ficar em Atenas, nesta região, é o Hotel Dorian Inn, que tem ótimos preços e uma cobertura com piscina, além de ótimas vistas da cidade (apesar de ser um pouco antigo)!

– Se você for viajar de ferry a partir de Atenas para Mykonos ou qualquer outra ilha grega, pode comparar e comprar os bilhetes diretamente no site da Direct Ferries, em português. A empresa trabalha com todas as operadoras da Grécia.

Academia de Atenas e Catedral de São Dionísio

Localizados entre duas das principais praças de Atenas (Omonia e Syntagma), estes dois prédios impressionantes valem uma visita, nem que seja apenas para admirar sua arquitetura.

A Academia de Atenas é um prédio néo-clássico onde funcionam laboratórios de pesquisa das mais variadas ciências, e sua história teve início quando o filósofo Platão fundou sua própria academia, em 387 antes de Cristo.

O prédio tem várias estátuas importantes no seu entorno, como a de Sócrates, que estudou na instituição, e também de Apolo, deus mitológico grego da beleza.

Logo próximo da Academia, fica um dos mais belos pontos turísticos de Atenas, a Catedral de São Dionísio. Esta é a principal igreja católica da Grécia, e sua arquitetura é fenomenal, principalmente no seu interior, que é composto de arcos e colunas de mármore, além de lindos afrescos. A entrada é grátis.

Leia também:  Ferry de Mykonos para Santorini: saiba como ir de Mykonos para Santorini

Praça Syntagma e Parlamento Grego

A Praça Syntagama é considerada o coração de Atenas. É lá onde a população se reúne em tempos de comemoração, e de protesto também. Se você assistiu televisão durante os anos de 2014 e 2015, muito provavelmente viu imagens da praça e do seu prédio principal, o Parlamento Grego.

A praça tem uma fonte no meio, que é ótima para os dias de calor, e também algumas lanchonetes e bares, onde você pode fazer uma refeição ou aproveitar uma bebida (durante o verão, são instalados borrifadores de água, que emitem uma espécie de pluma que ajuda a refrescar).

O prédio do Parlamento Grego é na verdade um palácio antigo que abrigava a família real, até a abolição da monarquia, em 1924. Alguns anos depois, foi decidido que a instituição passaria a funcionar ali, onde está até hoje.

Na frente do parlamento, você verá os famosos soldados gregos que protegem o prédio e fazem suas marchas interessantes, atraindo a atenção de turistas e curiosos. Não deixe de visitar estes pontos turísticos de Atenas!

Acrópoles

A Acrópoles é tudo o que a gente imagina, e muito mais. Vista de praticamente toda Atenas, a pequena cidadela teve sua construção iniciada no quinto século antes de Cristo.

Apesar do que muitas pessoas acham, Acrópoles é o nome dado a todo o complexo localizado no topo do monte, que inclui o Partenon, um dos prédios históricos mais reconhecidos em todo o mundo. Chegar ao topo da Acrópoles e ver o Partenon de perto é uma experiência inesquecível!

Durante a subida, siga para o lado direito da trilha, e veja o Odeon de Herodes, um belíssimo teatro ao ar livre, um dos mais bem preservados na cidade. O teatro foi construído no ano 161 depois de Cristo, e era palco de grandes concertos, com capacidade de até 5.000 anos. O teatro tem uma imponente fachada, e é mais um exemplo do poder e avanços da civilização grega.

Não há nada mais belo do que ver a Acrópoles iluminada à noite. Ao entardecer, toda a colina e os prédios que lá estão ficam iluminados, uma vista inesquecível, e mais que espetacular.

Dica: não deixe de visitar o Museu da Acrópoles, um dos mais impressionantes de Atenas. O museu fica localizado ao pé da colina, pertinho da entrada principal da Acrópoles, e contém inúmeros artefatos e partes de estruturas antigas encontradas lá durante escavações.

Leia também:  Dicas de onde ficar em Mykonos e Santorini - Melhores áreas, praias e acomodações

Existe um ingresso que dá acesso a Acrópoles e a todos os monumentos históricos e ruínas da parte antiga da cidade, entre eles o mercado Agora, e o Templo de Zeus, os próximos pontos turísticos de Atenas na nossa lista.

Templo de Zeus (Olympieion)

Tudo o que resta deste templo, que foi construído para ser um dos mais magníficos da antiguidade, são as enormes colunas de quase 20 metros de altura, em estilo coríntio.

Projetado para glorificar o maior deus do Olimpo, Zeus, o tamanho da estrutura é impressionante. Não deixe de parar e prestar atenção na riqueza de detalhes da decoração de cada coluna! Apesar de terem sido feitas cinco séculos antes de Cristo, este estilo arquitetônico pode ser encontrado até hoje em prédios espalhados por todo o ocidente, o que atesta a importância da civilização grega para o mundo.

Nas proximidades do Templo de Zeus, você encontra uma outra estrutura interessante: o Arco de Adriano. Construído em estilo romano, o arco homenageia o imperador Adriano, e parece com outros arcos do triunfo encontrados no império romano, apesar de ter sua construção atribuída aos cidadãos de Atenas, em homenagem ao novo comandante da cidade.

Dica: a rua que liga a Acrópoles ao Templo de Zeus, a Dionysiou Areopagitou, é repleta de pequenas lojas de suvenires e restaurantes. É um ótimo lugar onde parar para comer algo, pois os restaurantes têm mesas na calçada, e são bastante agradáveis, além de ter preços em conta.

Monastiraki e Biblioteca de Adriano

Monastiraki é uma das áreas mais famosas de Atenas, não apenas pelos prédios históricos, mas também por causa do famoso mercado e das lojas encontradas na área. Lá, você encontrará os mais diversos tipos de produtos, desde antiguidades e objetos decorativos, a artigos como sandálias de couro. Enquanto lá, aproveite para fazer umas comprinhas, não sai muito caro!

Os principais pontos turísticos de Atenas encontrados em Monastiraki são a pequena igreja de Pantanassa (o monastério que dá nome ao lugar), a Mesquita Tzistarakis, que é o prédio que chama mais atenção na praça, com teto em formato de redoma.

Mas, sem dúvidas, a estrutura mais impressionante das redondezas é a Biblioteca de Adriano, construída pelo imperador romano, no ano de 132 d.C. Infelizmente, restam apenas uma parede e várias colunas do imponente prédio.

Leia também:  Melhores praias de Mykonos: descubra o paraíso na Terra!

Dica: na rua Pandrossou, que começa ao lado da mesquita, há um mercado com várias lojas. Prestando bem atenção, do lado esquerdo da rua, você verá a entrada para uma galeria especializada em artesanatos gregos, chamada Centro de Tradição Helênica, muito famosa e interessante. Este centro tem uma pracinha escondida, onde você pode relaxar embaixo de árvores frondosas e tomar uma drink, ou comer algo em um dos diversos cafés lá encontrados.

Agora de Atenas

Por todo o mundo grego, uma estrutura se tornou comum em todas as cidades daquela civilização, a agora. A agora era o mercado e praça principal de um povoado, onde toda a vida pública acontecia durante o dia, e as pessoas se reuniam.

A Agora de Atenas é de suma importância histórica, pois lá figuras importantes, como Aristóteles e outros filósofos, passaram a sua vida.

Infelizmente, hoje em dia, boa parte da Agora está em ruínas, com exceção de alguns prédios notáveis, como o Templo de Hephaestus, o deus dos artesãos. Este lindo templo é um dos mais bem preservados de Atenas, e você certamente ficará de boca aberta ao vê-lo, tão perfeita é sua arquitetura.

O maior prédio da Agora é a Stoa de Atallus, reconstruído na década de 50 para abrigar a coleção da Antiga Agora de Atenas. O ingresso que dá acesso à Acrópoles também é válido na Agora, lembre de guardá-los depois da visita!

Da Agora se tem uma das vistas mais belas da Acrópoles, totalmente ininterrupta, onde se vêem as colinas verdes de Atenas e muitos dos seus prédios. Este é um ponto turístico de Atenas que você não pode perder!

Fórum Romano e Agora Romana

Depois que os romanos passaram a dominar Atenas, os novos governantes da cidade decidiram construir um espaço público mais moderno, com prédios de arquitetura romana.

Não muito distante da Antiga Agora, você poderá ver as ruínas da Agora Romana e do Fórum Romano, que são cercadas, e por isto não são acessíveis a pé, diferentemente da Antiga Agora. Vale uma visita apenas para fazer fotos de mais algumas belas ruínas.

Dica: você pode também embarcar nos famosos ônibus panorâmicos, deixando para trás preocupações com mapas e transporte público. E o melhor: ouvindo explicações em português! Clique aqui para obter mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui