A icônica ilha grega de Santorini atrai milhares de turistas todos os anos, ávidos por ver o seu mágico pôr-do-sol, e sua geografia e arquitetura espetaculares. Famosa também por suas praias únicas, Santorini tem alguns segredos, e, sabendo onde ir, você irá aproveitar ótimos dias de sol, curtindo belas paisagens e águas cristalinas. Confira nossas dicas das melhores praias de Santorini.

Como se locomover por Santorini:

Para explorar as melhores praias de Santorini, é quase imprescindível ter um meio de transporte, já que o transporte público não é dos melhores. Há muitas opções de veículos disponíveis, a exemplo das quad bikes, que são os quadriciclos motorizados que vistos por toda a ilha. Uma quad bike custa, em média, 30 euros por dia, e você pode alugar um em uma das agências encontradas em Fira (a capital da ilha) ou em Firostefani.

Caso esteja viajando em grupo, ou apenas prefere mais conforto, um carro pode ser a melhor opção. O custo varia de acordo com o modelo, mas não é nada muito caro. De toda forma, é melhor pesquisar e reservar antes de chegar lá, até mesmo porque, na alta estação, os veículos mais baratos costumam se esgotar rapidamente. Você pode pesquisar carros em Santorini e toda a Europa facilmente clicando aqui.

Taxis são uma outra opção, e dependendo seu acerto com o motorista, podem sair em conta, principalmente se você vai ficar pouco tempo na ilha e não quer ter que alugar um carro. Vale a pena conversar com a recepção do seu hotel ou pousada e pedir uma indicação de motorista, assim podem negociar por você. Obtenha um preço através do hotel primeiro, sempre lembrando que os hotéis tendem a ganhar comissão dos taxistas, então dá para pechinchar. Se achar o preço alto, tente negociar dire

Agora vamos à lista das praias:

Red Beach (Praia Vermelha)

Red Beach é possivelmente a praia mais famosa de Santorini, e a mais impressionante (pelo menos visualmente). O nome vem da coloração das rochas que cercam a praia, que são vermelhas.

Leia também:  Onde ficar em Mykonos barato: melhores áreas e dicas de hospedagem para economizar

Devido à sua fama, a praia costuma ficar lotada, e não há cadeiras e guarda-sóis como em outras praias de Santorini. Por isso, você deve levar a sua toalha, caso pretenda tomar sol e aproveitar o mar. Se precisar comprar uma bebida ou um lanche, há uma única lanchonete, localizada entre as rochas, e os preços são surpreendentementes baixos!

O acesso à praia é um pouco difícil, e é preciso caminhar pelo menos uns 10 minutos para chegar lá, subindo e descendo morros. Se você tiver alguma dificuldade de mobilidade, é melhor evitar a Red Beach! Há estacionamento grátis no local, onde os visitantes podem deixar seus veículos com segurança.

A paisagem é linda, e a água cristalina, de temperatura agradável, perfeita para os dias quentes do verão grego. No entanto, você deve se lembrar de um pequeno detalhe: o mar é cheio de pedras. As pedras são grandes, escorregadias, e, se houver ondas, pode ser difícil se equilibrar, portanto, bastante cuidado! Caso decida se aventurar, vale a pena, pois a vista é linda, e o mar muito limpo, dá pra ver bastante dentro d’água.

Uma opção interessante de hotel para ficar próximo de Red Beach é o Akrotiri, que tem ótimos preços. Clique aqui para conferir a página do hotel. 

Vlychada

Localizada no leste da ilha, Vlychada é a primeira praia depois de Red Beach (mas não é possível ir até lá caminhando). Trata-se de uma bela praia com falésias rochosas e água cristalina, e, diferentemente de Red Beach, tem uma estrutura de apoio aos visitantes, com cadeiras e guarda-sóis para aluguel (a um custo de 7 euros para duas pessoas), além de alguns restaurantes e bares.

Devido à areia e à falta de pedras, Vlychada é uma das melhores praias de Santorini, e lá você poderá entrar no mar sem se preocupar tanto com pedras escorregadias. No geral, é um lugar melhor para relaxar e aproveitar um dia de praia do que a sua vizinha, já que é um pouco menos movimentada também.

O acesso é fácil de carro, quad ou moto, e, apesar da aparência um pouco estranha da entrada da praia (há uma fábrica desativada), não se assuste, o lugar é muito seguro e bastante bonito. O estacionamento lá também é grátis.

Leia também:  Melhores praias de Mykonos: descubra o paraíso na Terra!

Dica: O GPS pode tentar te levar por um atalho não asfaltado ao chegar próximo desta praia. Não dobre à direita e continue na pista asfaltada até chegar na próxima entrada, que é a principal!

Um hotel com bom custo-benefício na praia de Vlychada é o Porto Villa, que tem ótima localização. 

Praia de Perivolos

Ao contrário de Red Beach e Vlychada, Perivolos é mais parecida com uma praia urbana, já que fica em uma “avenida”, uma espécie de beira-mar, onde há bares e restaurantes.

Esta praia tem uma estrutura mais desenvolvida, com vários hotéis, estacionamentos, banheiros públicos, salva-vidas e agências oferecendo atividades para os turistas, como wind surfing e mergulho.

Apesar de oferecer estacionamento grátis, os guarda-sóis e as cadeiras de praia são pagos (em torno de 10 euros), e você não precisa pagar caso não queira, pois há espaço para estender a sua toalha. No entanto, não poderá usufruir do serviço dos garçons dos bares. Reservando uma acomodação próxima, geralmente dá para se livrar da cobrança do aparato de praia. Confira o apart-hotel Sea Sound, que tem uma ótima localização e piscina!

Praia de Perissa

Uma das melhores praias de Santorini, e também uma das mais procuradas, Perissa, assim como a sua vizinha, Perivolos, tem uma ótima estrutura, e é possivelmente até mais desenvolvida.

De areia escura e sem muitas pedras, a maior atração de Perissa é a enorme rocha que delimita a praia na ponta norte, chamada de Mesa Vouno. Esta formação geológica pode ser vista a quilômetros de distância, e junto ao azul cristalino do mar, forma uma paisagem impressionante!

Enquanto lá, aproveitamos para comer na Taverna Poseidon, um ótimo restaurante grego com preços muito em conta, principalmente se comparados aos da capital, Fira. A comida era uma delícia, fresquinha, e a vista, impagável, logo de frente para o mar.

Leia também:  Pontos turísticos de Atenas: descubra a fascinante capital da Grécia

Perissa tem uma vasta gama de hotéis, bares e boates, e pode ser uma boa opção para os viajantes que desejam ficar próximos do mar enquanto em Santorini, evitando os preços mais altos de Fira. Caso ainda não tenha reservado sua estadia na ilha, clique aqui para pesquisar hotéis em Perissa.

Thirassia 

Acessível apenas de barco, Thirassia é a ilha que fica oposta à Santorini, onde você vê o sol desaparecer ao se por. Apesar de ser bem menos desenvolvida que sua irmã maior, Thirassia tem águas super cristalinas (é possível ver a metros de distância com os olhos abertos ao mergulhar), além de ser bem mais tranquila do que as outras praias. Vale lembrar que a praia é de pedras, mas, como o mar é calmo, dá para entrar na água sem correr o risco de escorregar ou se machucar.

Dica: ao desembarcar na praia, caminhe para o lado direito, até passar por um portal de pedra, onde há uma placa que diz ‘Swimming Place Kamara’. Há umas estruturas abandonadas na área, mas é o melhor lugar para mergulhar e se bronzear na ilha!

A melhor forma de chegar a Thirassia é embarcando em um dos cruzeiros que exploram o vulcão e as ilhas ao seu redor. O passeio é fenomenal, feito em embarcações de madeira, muito charmosas, e permitem que você mergulhe nas fontes termais que saem do vulcão, e também suba até o topo. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre o passeio.

Onde ficar em Santorini

Há diversas outras opções de acomodação em Santorini, principalmente em Fira ou Firostefani, que é uma vila a poucos minutos de caminhada da capital (Fira). Em Firostefani, se tem algumas das melhores vistas de Santorini, pois ela fica em um ponto mais alto que Fira, e o pôr-do-sol visto de lá é simplesmente espetacular. Clique abaixo para ver nossas dicas do que ver em Santorini e onde ficar em Santorini. 

Bom viagem e bom proveito nas melhores praias de Santorini!

LEIA MAIS: