Lyon é uma das cidades mais visitadas da França, e com os Alpes aos seus pés, costuma atrair milhões de turistas do mundo inteiro todos os anos. Ligada à Paris pelo TGV, famoso trem de alta velocidade francês, a distância entre as duas cidades é percorrida em apenas duas horas. Os trens franceses dão um show à parte, e são enormes, com dois andares. Fizemos a viagem e damos aqui todas as dicas de como ir de trem de Paris a Lyon.

 

Como funciona o trem de Paris a Lyon

Os trens com destino a Lyon partem da estação Gare de Lyon, que fica no centro de Paris. Ela é enorme, mas você deve lembrar que há duas estações com o mesmo nome, no mesmo lugar: a de trens suburbanos, e a de trens nacionais e internacionais.

Caso não tenha reservado sua hospedagem, há uma grande variedade de hotéis naquela parte de Paris, a exemplo do Ibis Paris Gare de Lyon, com ótimos preços e a poucos minutos da estação (clique aqui para visitar a página do hotel). Se você não estiver hospedado nas proximidades e resolver pegar o transporte público para a estação, dê preferência ao RER, pois ele é mais rápido que o metrô (menos paradas), e a linha que você deve pegar é a linha D. Da estação Gare du Nord até lá, leva em torno de 30 minutos (contando a espera pelo trem, etc). Chegando lá, procure os sinais que dizem “Acces aux train Grandes Lignes”, e pegue a escada rolante para chegar na estação de trens interurbanos.

Leia também:  Trem Paris Roma – Dicas para a compra de passagens do Thello

Há vários trens por dia, e o primeiro parte às 05:50 da manhã. Depois deste, há dois a cada hora, e o último deixa Paris às 21:57. Clique aqui para pesquisar disponibilidade e preços dos bilhetes.

A chegada em Lyon se dá na estação Part Dieu, a maior da cidade, que tem conexões de bonde, metrô e taxis para outras partes da cidade. Se você ainda não reservou seu hotel em Lyon, confira a página do Ibis Lyon Part Dieu, clicando aqui.

Ao encontrar a plataforma do seu trem (vendo nas telas da estação), lembre-de se verificar na entrada o vagão, no painel digital, o número do trem, tendo em vista que geralmente há dois trens de números diferentes na mesma plataforma, saindo para Lyon no mesmo horário, tão grande é a demanda.

Procure o seu vagão e depois localize o seu assento. Preste atenção na entrada do trem nos sinais que indicam os números dos assentos e onde estão localizados (andar superior ou inferior). Uma vez que o trem tenha partido, o fiscal irá pedir para ver o seu bilhete, não precisa mostrar nenhum documento pessoal, apenas a passagem.

Leia também:  Pontos turísticos de Reims: conheça a capital do champanhe!

Durante o percurso, é possível ver algumas paisagens interessantes dos campos verdes da França e também de pequenos vilarejos que parecem ter sido esquecidos no tempo:

Como comprar passagens para o trem de Paris a Lyon

As passagens podem ser compradas online, e são emitidas em formato e-ticket, o bilhete eletrônico, que você pode imprimir em casa mesmo. A Rail Europe, representante dos trens franceses nos mercados internacionais, como o Brasil e Portugal, tem um site totalmente em português, e vende as passagens pela Internet. O preço médio por trecho é de partir de EUR 40,00. Pesquise passagens para o trem Paris Lyon no site da Rail Europe clicando aqui. clicando aqui.

Além de ser linda, Lyon oferece diversas atrações, e a possibilidade de explorar outras cidades nos arredores, principalmente as cidades alpinas, famosas por suas estações de ski, mas que são visitáveis durante todo o ano. 

LEIA MAIS: