Barcelona tem tantas atrações interessantes que fica difícil escolher o que ver! A cidade possui uma mistura de estilos arquitetônicos que é única na Europa, e inclui elementos de diversas culturas. Mas não é só a arquitetura que é única, pois a topografia da cidade também encanta com seus morros e colinas, que parecem se esparramar na costa do Mediterrâneo. Reunimos aqui a lista das dez melhores atrações e passeios de Barcelona, para que você chegue na capital da Catalunha sabendo exatamente o que ver e fazer. Confira!

Onde ficar em Barcelona

Barcelona é enorme, mas a grande maioria dos seus hotéis está localizada em duas áreas: Las Ramblas e Eixample. Se você está procurando um lugar bem localizado e confortável onde ficar em Barcelona (e tem um orçamento bom), o Catalonia Plaza Cataluya pode ser uma boa opção, já que fica no coração da cidade e próximo do metrô. (clique aqui para conferir a página do hotel). Se você está buscando economizar, uma boa opção também próxima do metrô, mas em outra parte da cidade (perto da estação onde chegam e partem os trens de Madri e outras partes da Europa), confira o Expo Hotel. Na área deste hotel há atrações importantes como a Plaza España, a Fonte Montjuic e o Palácio de Belas Artes.

Sagrada Familia

Metrô: Sagrada Familia

img_0251

A Sagrada Familia é uma catedral de dimensões helênicas, projetada pelo aclamado arquiteto catalão Antonio Gaudi. O prédio está em construção desde 1882 (isto mesmo, desde 1882!), e, de acordo com os cálculos, só será terminado por volta do ano 2026. Sagrada Família é, de longe, a atração turística mais visitada de Barcelona, e vai te deixar de boca aberta! Os detalhes do prédio são impressionantes, assim como o material usado em sua construção. Repare nas diferenças entre a parte antiga e a parte nova da estrutura, que está sendo construída com pedras de cores diferentes.

Por ser tão famosa, a atração costuma atrair multidões, e as filas do lado de fora são quilométricas! Felizmente, é possível comprar os ingressos com antecedência, com acesso preferencial. Clique aqui para visitar a página e obter mais informações.

Plaza de Catalunya

IMG_0363_1024

Esta praça pode ser considerada o coração de Barcelona, pois fica no centro da cidade velha, e próxima de pontos importantes, como a catedral da cidade. Você provavelmente perceberá o grande movimento de turistas na área, já que a praça fica também no início de La Rambla, a mais famosa avenida da cidade, que vai do centro até o mar, terminando no Porto Velho e no monumento a Colombo. La Rambla é uma via pedestre especial, pois tem vários restaurantes e lojas, sem falar na arquitetura de seus prédios, que é fenomenal!

Leia também:  Pontos Turísticos de Toledo - Como visitar a bela cidade medieval

A praça é rodeada de prédios importantes, das décadas de 20 e 30, além de ter também uma belíssima fonte e jardins bem cuidados, com flores de cores vivas, que dão um toque todo especial. Não deixe de conferir o jardim de estátuas, na parte norte da praça, de lá se tem uma visão privilegiada da  praça e toda a região ao seu redor.

É da Plaza Catalunya que partem os famosos ônibus panorâmicos, então, se você estiver pensando em pegar um deles para facilitar o seu passeio em Barcelona, pode embarcar ali mesmo. Caso for continuar o passeio a pé, de lá você pode caminhar até o próximo ponto turístico de Barcelona na nossa lista, a Catedral de Barcelona. Clique aqui para saber mais sobre o passeio.

Catedral de Barcelona e Cidade Velha

IMG_0417_1024

O que a Basílica da Sagrada Família tem de moderna no seu interior, a Catedral de Barcelona tem de clássica. A igreja não somente cumpre todos os quesitos que uma catedral de uma grande cidade europeia tem que cumprir, mas vai muito além. O prédio é de um esplendor gótico quase indescritível, e rica em detalhes e com features pouco comuns em outras igrejas, como o emporium, que é uma espécie de arquibancada especial, que era usada para separar fulanos de cicranos.

A iluminação da catedral é um outro ponto forte, e os tons laranjas da luz de velas, juntamente com o marrom escuro da madeira, que é predominante, criam um clima de introspecção e de inspiração. Existem vários altares, dedicados a santos diferentes, ao longo da nave, bem como órgãos gigantescos, e lustres pendurados a vários metros de altura. Os arcos que se unem com as colunas gigantescas para formar o teto tem galerias entre si, que oferecem uma visão panorâmica de todo o edifício, para quem consegue chegar até lá.

Aproveite para passear e se perder pelas ruas ao redor da catedral, em especial nas que ficam por trás dela. Lá, você verá muitos outros exemplos de prédios de arquitetura gótica outros belos prédios antigos (como os encontrados na Plaza de la Constitucion), pelas ruas da cidade velha, que são sinuosas e estreiras, como se poderia esperar. Estas ruas ficam sempre cheias de turistas, e tem várias lojas vendendo de tudo. Muito cheias de charme, e certamente valem um pouco do seu tempo.

Leia também:  Trem Barcelona Valência – Passagens e dicas de viagem

Port Velho e Monumento a Colombo

BarcelonaColom-T24-a_O

No final de La Rambla (ou início, como preferir) fica o Porto Velho, uma área regenerada da cidade, (dar historia) onde pode-se caminhar ao longo da marina, ver edifícios de importância histórica nas explorações marinhas espanholas, ou até mesmo se divertir no Ramblas del Mar, uma espécie de complexo de entretenimento que tem restaurantes, bares e cinemas, tudo com vistas para o mar.

O Monument a Colombo (conhecido como Colon, em catalão),  se trata de um coluna de 20 metros de altura, adornada por leões de ferro e estátuas de várias figuras importantes na história do país. No topo da coluna fica uma estátua do próprio Colombo,  apontando na direção do continente americano, de onde grande parte da riqueza da Espanha veio. É possível pegar um elevador até o alto da coluna, onde há um mirante, mas, infelizmente, quando visitamos o elevador estava sob reparos.

Se tiver tempo, aproveita para caminhar pela avenida da beira-mar, que é repleta de belos edíficos do final do século XIV, e que leva até algumas praias famosas da cidade, como La Barceloneta, entre outras.

Tibidabo

IMG_0611

Durante a sua estadia em Barcelona, você provavelmente notará uma montanha próxima da cidade, com o que parecem ser palacetes e igrejas no topo. Este lugar se chama Tibidabo, e é um pequeno paraíso, de onde se tem alguns dos mais espetaculares panoramas de Barcelona. Além de ser um bairro residencial bastante afluente, Tibidabo é também uma área de lazer conhecida, pois lá existe um parque de diversão nas alturas, além de uma belíssima igreja, uma das mais bonitas de Barcelona.

Se, por qualquer razão, você não quiser aproveitar o parque de diversões, não há problema. Ainda assim é possível visitar o mirante de Tibidabo e sua igreja, sem pagar nada, apenas o preço do ingresso de subida e descida do funicular, que custa 7 euros.

Chegar a Tibidado é relativamente fácil, você terá que pegar uma linha do metrô, de cor cinza, L7, que te leva até a última estação de trem na colina. De lá, é necessário pegar um ônibus (a parada fica bem próxima da estação de metrô), e o ônibus vai até a entrada da estação do funicular. Esta parte do passeio por si só é uma aventura, já que o funicular vai lentamente subindo a serra, enquanto você aprecia a vista maravilhosa. Uma outra forma de chegar até lá é a bordo dos ônibus panorâmicos, por lá e deixam os passageiros também na subida para o funicular.

Leia também:  Viajando no trem Madrid Toledo - Dicas e passagens do AVE

Poble Espanyol (Aldeia Espanhola)

Esta atração de Barcelona é uma pequena vila com várias partes diferentes, que reproduzem a arquitetura de partes da Espanha. Lá você encontrará lojas, vendendo artesanatos e produtos catalães, e o famoso show de flamenco do “Tablao de Carmen”, que fazem desta uma das mais famosas atrações turisticas de Barcelona. Não é muito fácil chegar a Poble Espanyol de transporte público ou a pé, pois a aldeia fica no alto de uma serra, mas existem excursões que levam os turistas até o topo, e incluem extras como passeios de teleférico e até uma taça de cava (champagne espanhol). Você pode ler mais sobre a atração e pesquisar os preços dos ingressos clicando aqui.

Se você pretende conhecer Madrid durante a sua visita a Espanha, confira o nosso artigo completo, com todas as dicas sobre a viagem de trem entre as duas cidades, clicando aqui.

 

Palau Nacional

Localizado no topo do monte de Montjuic, o Palau Nacional é um dos prédios mais impressionantes de toda a Europa. Construído em 1929, o palácio hoje em dia abriga Museu Nacional de Arte da Catalunha. A área do palácio é repleta de atrações, como a Plaza Espanya (onde há um mirador), a fonte de Montjuic e também as belas torres venezianas que adornam o caminho que leva até o palácio. A visão desta parte da cidade é simplesmente deslumbrante! Esta é uma das mais belas atrações turísticas de Barcelona, e você não irá se arrepender se decidir visitar. Pesquise disponibilidade e preços dos ingressos para este passeio em Barcelona aqui.

 

La Pedrera – Casa Mila

Metrô:Diagonal (Linha Green, L3) and (Linha Azul, L5)

Casa_mila_ag1

 

 

Esta é mais uma das criações de Gaudi que dominam a paisagem de Barcelona. O prédio era chamado de Casa Mila, mas, hoje em dia, é conhecido como La Pedrera (ao ver o lugar você vai entender porquê). Gaudi sempre fez questão de participar da construção dos seus projetos, e depois de ver alguns dos seus prédios por Barcelona, você notará as características que são marca registrada do mestre, como as formas onduladas e as cerâmicas coloridas. Clique aqui para encontrar ingressos para a atração, vale a pena reservar com antecedência!


 

Museu e Estádio do Barcelona FC

Endereço: Estádio do Barcelona – Aristides Maillol, portão número 7 Barcelona_315 Se você é um fã de futebol, não pode deixar de conhecer este museu. Lá, você verá troféus, fotos e até estátuas das maiores estrelas que já jogaram pelo Barcelona. É bom lembrar que existem dois tipos de tickets: um que dá acesso somente ao museu e ao estádio, e um outro, que dá acesso ao museu, ao estádio e também às partes que ficam geralmente fechadas ao público, como os vestiários, o lounge VIP e áreas reservadas à imprensa. O ingresso para essa que é uma das principais atrações turísticas de Barcelona, pode ser comprado com antecedência, clique aqui para saber mais.  

Museu Picasso

Metrô:Jaume l (Linha Amarela, L4) WLM14ES_-_Museu_Picasso,_Ciutat_Vella,_Barcelona_-_MARIA_ROSA_FERRE_(2) O museu tem as obras de Picasso organizadas em ordem cronológica, desde os seus primeiros anos até os trabalhos finais. Isto faz com que a experiência de ver os quadros ao vivo se torne ainda mais interessante, pois você acompanhará o desenvolvimento das técnicas de Picasso durante a sua vida artística. Esta é com certeza uma das mais famosas atrações de Barcelona, e, se estiver visitando no verão, prepare-se para enfrentar fila! Existem excursões dedicadas a Picasso, que garantem entrada preferencial no museu, que você pode conferir clicando aqui.  

 

Parc Guell

Parc_Guell_01 Com uma vista de Barcelona de tirar o fôlego, o Parc Guell foi criado para servir de ponto de encontro secreto dos ricos e famosos da cidade, antes de ser transformado em um parque público. O parque tem uma localização perfeita, já que fica no topo de uma colina, com paisagens fenomenais da cidade. No complexo, existem lugares para sentar e descansar, além de restaurantes e cafés, onde você pode tomar um drink ou comer algo, além de belíssimos jardins. A arquitetura do lugar é fascinante, e os prédios são revestidos em mosaicos de azulejo coloridos, bastante usado em outras construções de Gaudi, e tem formatos inusitados. A linha Norte-Sul do ônibus panorâmico passa por lá, o que é bem prático, já que não há metrô na área. Clique aqui para pesquisar os preços da excursão.  

A Fonte Mágica de Montjuic

Metrô: Placa Espanya (Linha Verde) Uma atração de Barcelona que não pode deixar de ser visitada é a Fonte Mágica de Montjuic. Com uma explosão de luz, música e água, essa fonte vem encantando turistas e os residentes de Barcelona há vários anos. As performances acontecem todas as noites, mas os horários variam de acordo com a época do ano.  Clique aqui e obtenha informações sobre como embarcar no famoso teleférico que leva até a linda fonte e ao castelo de Montjuic.

 

Las Ramblas – As ruas mais famosas de Barcelona

Metrô:Liceu IMG_0474_1024 Estas ruas, que vão do Passeig de Gracia até o porto, são um ótimo passeio, já que lá sempre há muito movimento, música, bares e restaurantes. É lá que tudo acontece. Vale lembrar que os preços na região são bastante salgados, então, prepare o bolso caso decida sentar para comer em um dos restaurantes ou kioskes da rua. Meras tapas para quatro pessoas com algumas cervejas podem acabar custando mais de EUR 100,00!  Não deixe de fazer este passeio em Barcelona. 

Museu Miró

Metrô: Espanya (Linha Verde, L3) e (Linha Vermelha, L1) Fundació_Miró_façana Para os amantes da arte, este é um outro grande passeio de Barcelona. No museu, você poderá apreciar diversos trabalhos de Miró, que incluem pinturas, esculturas, tapetes e até rascunhos do início da sua carreira. A excursão panorâmica passa pelo museu e várias outras atrações de Barcelona. Clique aqui para saber mais.    

Clique aqui para conferir a lista completa de passeios e excursões oferecidas em Barcelona. Desde passeios de ônibus e helicóptero a excursões gastronômicas, são centenas de atividades interessantes e de qualidade, com os melhores preços.  

LEIA MAIS: