Situada às margens do belo e importante rio Danúbio, Bratislava foi fortemente influenciada por várias culturas ao longo dos séculos, resultando na mistura eclética de arquiteturas e tradições que lá se encontram. O estilo único da cidade e a curta distância de Viena (sem falar na cerveja barata) a tornam um dos melhores lugares para visitar na na Europa Central. Passamos um dia explorando a capital eslovaca, e compartilhamos aqui nossa experiência e o roteiro de um dia em Bratislava e o que ver na cidade.

Como chegar a Bratislava partindo de Viena

Há duas formas de viajar entre Viena e Bratislava: trem e barco. Ambas são ótimas, mas o trem, além de mais rápido, e mais barato (apesar de a viagem de barco ser bem mais cênica). 

A distância entre Viena e Bratislava é de apenas 82 quilômetros, e a viagem de trem de Viena para Bratislava dura em média 50 minutos, custando 25 euros ida e volta, enquanto que a viagem de barco dura quase duas horas, e custa 25 euros cada trecho. 

A nossa sugestão é fazer a ida de trem e a volta de barco, para aproveitar um belo por-do-sol sobre o rio Danúbio, ter as duas experiências, e economizar tempo e dinheiro.

Clique aqui para pesquisar passagens de trem. Já a viagem de barco pode ser pesquisada clicando. 

O que ver em Bratislava: principais atrações para um roteiro de 1 dia em Bratislava 

Visite o Castelo de Bratislava

Fachada do Castelo de Bratislava
Fachada do Castelo de Bratislava

Se decidir viajar de trem na ida, pode dar início ao seu roteiro de 1 dia em Bratislava começando por um dos pontos mais altos da cidade, Castle Hill, lar do Castelo de Bratislava.

E possível chegar lá de ônibus facilmente partindo da estação de trem. O bilhete é  baratinho, e o percurso rápido. O ônibus que chega até lá e o de número X23, e ao terminar o passeio pelo Castelo de Bratislava, você pode descer a pé para o centro histórico.

Há de ser dizer que o castelo é um pouco insosso, e não impressiona a todos. Isto porque, apesar de imponente por fora, não há muito o que se ver dentro. De lá de cima onde o castelo se encontra, no entanto, há uma das melhores vistas do rio Danúbio e da cidade, e é possível avistar também a famosa ponte UFO (uma das próximas atrações de Bratislava na nossa lista).

Leia também:  Barco de Viena para Bratislava: faça um passeio inesquecível no Danúbio
Vista panorâmica do rio Danubio a partir dos jardins do castelo de Bratislava
Vista panorâmica do rio Danubio a partir dos jardins do castelo de Bratislava

Explorar o castelo e seus jardins leva cerca de 20 a 30 minutos, caso decida não entrar. Com a visita interna, leva cerca de uma hora. 

Portão de São Miguel (St Michael’s Gate)

O imponente St Michael’s Gate
O imponente St Michael’s Gate

Boa parte das melhores coisas o que fazer em Bratislava ficam na Cidade Velha, e o Portão de São Miguel (St Michael’s Gate, em inglês) é uma delas, e funciona como entrada para o bairro mais antigo da cidade. Em tempos medievais, Bratislava era fortificada, e tinha apenas quatro portões que permitiam acesso à ela, e o Portão de São Miguel é o último que sobrou daquela época. 

O portão inclui uma enorme torre de arquitetura impressionante (que pode ser escalada e de onde se tem uma ótima visão da cidade antiga – mas quase sempre há filas). Do outro lado do portão, se encontra um mundo de bares e restaurantes, pois ali fica o bairro boêmio da cidade (mais detalhes e fotos a seguir).

Catedral de St. Martin

Roteiro de 1 um dia em Bratislava – a Catedral

A Catedral de St. Martin fica a uma curta caminhada de St Michael’s Gate, e é uma das igrejas mais antigas do país. A catedral foi um dia originalmente parte das fortificações da cidade, e construída fazendo parte das muralhas defensivas.

A catedral é uma igreja medieval típica, mas sem muitos enfeites e relevos como os encontrados nas fachadas das igrejas históricas de outras capitais europeias de maior porte. Ainda assim, ela não deixa de ser impressionante, principalmente se você gosta de visitar igrejas durante as suas viagens. 

Caminhe (e aproveite) a Rua Panska

Panska, a rua boêmia de Bratislava
Panska, a rua boêmia de Bratislava

Esta é uma das ruas mais movimentadas e interessantes de Bratislava (isto se você gosta de ver gente, curtir bares e restaurantes). A Panska é definitivamente a rua mais boêmia da cidade, pois é nela e nas ruas no seu entorno que ficam a grande maioria dos bares e baladas da cidade. Independentemente da hora do dia, você sempre encontrará gente aproveitando os bares e restaurantes, mas o movimento definitivamente aumenta ao entardecer, principalmente no verão. Não deixe de incluir a Panska no seu roteiro de um dia em Bratislava!  

Hlavne Namestie (Praça Central)

A charmosa praça central de Bratislava
A charmosa praça central de Bratislava

Quando você sair da catedral, continue o seu roteiro de um dia em Bratislava caminhando por Panska, a rua boêmia leva a Hlavne Namestie – a praça central, que demarca o centro da Cidade Velha. De um lado, você tem a antiga prefeitura, enquanto do outro lado ficam alguns hotéis e restaurantes. Por falar em restaurantes, lá fica um maravilhoso, chamado Roland, que leva O nome da fonte que adorna a praça. 

Como era a hora do almoço, aproveitamos para matar a fome no Roland, e comemos um delicioso pato, prato típico da região. Um detalhe interessante do Roland são os músicos que tocam música clássica ao vivo na praça durante o verão, o que dá um charme e toque especiais a sua refeição e ao local também.

Leia também:  Barco de Viena para Bratislava: faça um passeio inesquecível no Danúbio
O delicioso pato com bolinhos de batata e repolho roxo, típico da Europa Central
O delicioso pato com bolinhos de batata e repolho roxo, típico da Europa Central

Old Town Hall (Antiga Prefeitura)

Depois de tirar algumas fotos da fonte, atravesse a praça até Old Town Hall. Como a catedral, o edifício é imponente, e bem interessante quando comparado com outras prefeituras de maiores cidades europeias (como Viena, por exemplo), pois é muito menor que seus pares. Bratislava, de certa forma, é como uma capital europeia em miniatura, pois ela tem todos os principais prédios históricos encontrados nas outras cidades, mas todos são em uma escala bem menor. 

A antiga prefeitura abriga o Museu da Cidade de Bratislava. Fundado em 1868, o museu tem exposições que contam a história da cidade. Outras atrações o que ver em Bratislava dentro de Old Town Hall incluem o Museu dos Relógios, e várias galerias dedicadas a artistas eslovacos. 

Primate Palace

A impressionante fachada do Primate Palace
A impressionante fachada do Primate Palace

A gente não andou muito longe para chegar até a próxima atração para ver no nosso roteiro de um dia em Bratislava. Ao virar a esquina de Old Town Hall, existe outro grandioso edifício histórico: O Primate Palace, que foi construído para um arcebispo no século 18, e é uma das estruturas mais fascinantes da cidade. Com uma enorme fachada neoclássica e um pátio extenso (onde há um café), o palácio agora é conhecido principalmente pelo Salão dos Espelhos.

Como diz o nome, o grande salão de recepção é revestido por grandes espelhos com molduras douradas. Você pode também aproveitar para comer um doce e tomar um café em grande estilo no café que fica no pátio do palácio.

O lindo pátio do Primate Palace onde fica o café
O lindo pátio do Primate Palace onde fica o café

Veja Bratislava do topo do deck de observação UFO na Ponte Most SNP

O inusitado e único observatório UFO que deve estar no seu roteiro de 1 dia em Bratislava

Caso você decida voltar para Viena de barco, não  deixe de conferir o que provavelmente é o deck de observação mais inusitado do mundo: o UFO, na Ponte Most SNP. 

O deck de observação é uma das principais coisas o que ver em Bratislava em um dia. A bizarra estrutura em forma de disco voador fica no topo da ponte, e tem também além da plataforma de observação um restaurante, com vistas de 360 graus da cidade.

Leia também:  Barco de Viena para Bratislava: faça um passeio inesquecível no Danúbio