Munique é um dos principais cartões postais da Alemanha, com atrações que atraem milhões de turistas do mundo inteiro, todos os anos. Ligada à Frankfurt pela moderna rede de trens expressos do país, o trem Frankfurt Munique percorre a distância de 400km entre as duas cidades em 3 horas e 15 minutos. Os trens alemães dão um show à parte, e você com certeza terá uma experiência única a bordo de um deles. Fizemos o passeio e damos aqui todas as dicas de como ir de trem de Frankfurt a Munique.

Como funciona o trem Frankfurt Munique

Os trens com destino a Munique partem da estação Frankfurt HbF, que é a principal da cidade  (a sigla HbF indica Estação Central, em toda a Alemanha). A estação é enorme, e tem restaurantes, bares, lojas, que são ótimos para passar o tempo caso você chegue um pouco cedo. Frankfurt HbF é conectada com a rede de metrô da cidade, e, caso você não esteja ficando nos arredores da estação, pode chegar lá facilmente de transporte público. Se ainda não reservou seu hotel em Frankfurt, o  InterCity (clique aqui para visitar a página do hotel) é uma ótima opção, pois fica próximo da estação.

Leia também:  Trem Paris Roma – Dicas para a compra de passagens do Thello

Há vários trens por dia, e o primeiro parte às 03:23. Depois deste, há um a cada hora (nos horários de pico, depois das 4 da tarde, há dois por hora), e o último deixa Frankfurt às 20:47. Você pode pesquisar preços e disponibilidade dos bilhetes clicando aqui.

A chegada em Munique se dá na estação central da cidade, Munchen HbF, que é super moderna e até mais organizada que a de Frankfurt. Assim como em Frankfurt, a estação também está ligada ao sistema de metrô, e a região tem vários hotéis, alguns com preços bastante acessíveis, como o Stachus (clique aqui para ver a página do hotel). A estação Munchen HbF fica próxima dos principais pontos turísticos de Munique, portanto, é uma boa área onde se hospedar lá, dá para fazer quase tudo a pé!

Você geralmente não terá que mostrar o seu bilhete para ter acesso ao trem, basta verificar o número da plataforma no próprio bilhete e se dirigir até lá. Algumas vezes, Munique pode não ser a última cidade do trem, portanto, é possível as telas da estação mostrem o nome de uma outra cidade como destino. Preste bem atenção no número do trem, indicado na passagem, e confira o horário na tela, juntamente com o número da plataforma! Logo na entrada, o painel mostrará o destino final do trem e as cidades por onde o trem passará.

Leia também:  Baixe aqui mapas turísticos e de metrô das principais capitais da Europa

Procure o seu vagão, entre, e depois localize o seu assento através dos painéis digitais. Uma vez que o trem tenha partido, o fiscal irá pedir para ver o seu bilhete, e possivelmente o cartão de crédito usado na compra.

Classes do trem Frankfurt Munique

A grande diferença entre a primeira e a segunda classe são as poltronas. Na segunda classe, elas não são reclináveis, e há pouco espaço separando você dos outros passageiros. Na primeira classe, cada passageiro tem um assento individual (sem vizinhos),  há serviço de bordo, e, a atendente responsável pelo vagão irá até o seu assento oferecer jornais, revistas, etc. Confira as fotos:

 

Como comprar passagens para o trem Frankfurt Munique

As passagens podem ser compradas online, e são emitidas em formato e-ticket, o bilhete eletrônico, que você pode imprimir em casa mesmo, ou enviadas pelo correio. A Rail Europe, representante dos trens alemães nos mercados internacionais, como o Brasil e Portugal, tem um site totalmente em português, e vende as passagens pela Internet. Clique aqui para pesquisar no site da empresa.
 

Leia também:  Como viajar no trem Viena Budapeste: dicas e passagens