Desde a sua inauguração em 2008, o trem bala AVE (Alta Velocidad Española) liga Barcelona e Madrid em apenas duas horas e quarenta minutos, a velocidades de 300 km por hora! Uma ótima alternativa aos aviões, o AVE proporciona uma viagem confortável, rápida e ecologicamente correta, com todos os confortos que se pode esperar de um trem de alta tecnologia. Confira nossas dicas, descubra como comprar suas passagens e fazer a viagem de trem de Madrid a Barcelona.

Horários do trem Madrid Barcelona

Existem em torno de dezessete trens partindo de Madrid para Barcelona (e fazendo o caminho inverso) todos os dias, com um tempo de viagem de apenas 2h40m nos trens diretos. Dos dezessete trens diários partindo em cada direção, apenas sete são diretos, já que os outros fazem paradas em quatro cidades no caminho. Ao pesquisar por passagens de trem de Madrid a Barcelona (explicaremos como a seguir), você pode facilmente ver a diferença na duração da viagem entre os trens diretos e os que têm paradas, podendo assim escolher o serviço mais rápido, caso prefira.

O primeiro trem sai da estação Sants de Barcelona às 05:50 da manhã (e da estação Atocha de Madri no mesmo horário, fazendo o caminho inverso) e chega em Madri às 08:52 da manhã. É bom lembrar que há duas estações “Atocha” em Madrid, e você deve descer em “Atocha Renfe”, caso pegue o metrô até lá.

O último trem de alta velocidade sai de ambas as cidades às 21:00, chegando aos seus destinos finais à meia noite. Se você quiser ter uma experiência diferente, é possível também viajar no trem noturno, que parte de Barcelona para Madri às 22:20, chegando às 07:20 da manhã.

Se você ainda não reservou a sua acomodação em Barcelona, uma boa opção a poucos minutos da estação onde chega o trem vindo de Madrid é o Hotel Expo Barcelona, que fica também próximo de várias atrações turísticas da cidade. Clique aqui para conferir a página do hotel. 

Leia também:  Como viajar de trem de Praga para Viena: dicas e passagens

Já em Madrid, você pode ficar nas imediações da estação de trem Atocha. A estação é bem localizada, e um hotel moderno com bom custo-benefício é o Prado 23. Se hospedando lá, você pode caminhar para a estação, e não terá que se preocupar em pegar o metrô ou taxis no dia da viagem. Clique aqui para ver a página do hotel.

Custo das passagens do trem Madrid Barcelona

O preço das passagens de trem entre Barcelona e Madrid varia bastante, e as tarifas mais baratas são sempre encontradas online. Como este trecho é bastante popular, é bom marcar as passagens com o máximo de antecedência possível (os tickets são colocadas à venda com dois meses de antecedência, e, dependendo da época do ano, com quatro meses) o que também ajuda a economizar dinheiro, já que as passagens mais baratas desaparecem rapidinho. Clique aqui para pesquisar preços.


A melhor opção se você está no Brasil (ou é do Brasil e está na Europa) é comprar na página da representante oficial do AVE, que oferece um serviço em português prático e seguro, além de possibilitar que você imprima suas passagens em casa mesmo, sem precisar pagar custos de envio.

Uma dica: se o trem chegar mais de 15 minutos atrasado, você tem direito a uma restituição de 50% do valor da passagem. Se o atraso for de 30 minutos ou mais, você tem direito a restituição do valor total. É só procurar o guichê da empresa ao chegar ao seu destino para solicitar o reembolso.

Conforto nos trens – Primeira e Segunda classes no trem Madrid Barcelona

Os passageiros na primeira classe do AVE Barcelona Madrid, também chamada de “Preferente” ou “Club”, têm direito à uma refeição, bebidas e jornais grátis, e até estacionamento por um dia nas imediações da estação de partida.

Já na classe “Turística”, a segunda classe, as poltronas são menos espaçosas, mas ainda assim bastante confortáveis. Mordomias como refeições servidas no assento e jornais não estão disponíveis. No entanto, existe a possibilidade de comprar lanches e bebidas no vagão-lanchonete do trem.

Ambas as classes oferecem telas a bordo dos vagões, e também canais de rádio com programas variados.

Como chegar às estações de partida do trem Madrid Barcelona AVE

As estações de Porta de Atocha em Madrid, e Barcelona Sants, são facilmente acessíveis de metrô. Clique aqui para baixar os mapas dos sistemas de metrô de ambas as cidades.

Imigração no trem de Madrid à Barcelona AVE

Algumas vezes o seu passaporte será verificado juntamente com o ticket antes de embarcar na estação, portanto, tenha o seu documento em mãos na hora de viajar. O portão de embarque fecha dois minutos antes do horário de partida do trem, mas é recomendável chegar à estação com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Se for precisar de um transfer ao chegar ou partir de Madrid ou Barcelona, uma ótima forma de reservar, com os melhores preços, é através do Rideways, que você pode conferir clicando aqui. Neste site, dá para fazer cotação instantânea de transfers e taxis em todos os países da Europa, incluíndo aeroportos, estações de trem e qualquer roteiro, tanto dentro das cidades quanto para outras localidades.

Boa viagem!