Pensando em viajar de Londres para Edimburgo de trem? Nesta página explicamos tudo sobre o trajeto, com dicas sobre em quais estações pegar o trem e como comprar os bilhetes. Confira nossas informações atuais e programe o seu passeio!

O trajeto no trem Londres Edimburgo geralmente leva por volta de 5h20m, mas pode chegar a apenas 4h16m nas conexões mais rápidas, com cerca de 60 trens por dia percorrendo a famosa rota. A viagem te dará a oportunidade de conhecer mais do Reino Unido, enquanto vê todas as belas paisagens do país, passando até pela costa, com o conforto que só o trem pode oferecer.

O trem de Londres a Edimburgo parte de duas estações: King’s Cross e Euston (ambas na zona 1 de Londres, e interligadas com o resto da cidade através do metrô) e chega nas estações Edimburgo Waverley e Edimburgo Haymarket, as duas maiores estações de trem da capital escocesa.

O centro de Edimburgo é bastante compacto, e vale a pena reservar um hotel próximo de uma destas estações, o que irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro em transporte. Caso ainda não tenha garantido a sua hospedagem, uma ótima opção de hotel na região da estação de Waverley é o Ballantrae Hotel, que é super charmoso, e tem ótimos preços. Clique aqui para visitar a página do hotel.  

Devido à popularidade deste trecho, há vários horários disponíveis por dia, com trens partindo de Londres a cada meia hora. O primeiro sai às 06:15, e o último, às 18:00. Você pode pesquisar todos os horários disponíveis na data da sua viagem e preços dos bilhetes clicando aqui. 

Paisagem da costa ao se aproximar da Escócia vista do trem Londres Edimburgo
Paisagem da costa ao se aproximar da Escócia vista do trem Londres Edimburgo

Conforto no trem Londres Edimburgo

Assim como na maioria dos trens europeus, existem dois tipos de vagões, e duas classes de passagens: primeira e segunda. Os vagões da primeira classe são bem mais espaçosos, e todos têm Internet wi-fi e tomadas para laptops, além de serviço de bordo.

Se estiver considerando viajar de avião, é bom lembrar que Londres tem cinco aeroportos, e todos são distantes do centro. Quando se leva em consideração o tempo gasto para chegar até um dos aeroportos, o custo transporte para o aeroporto, passagem pela segurança, check-in, etc, a viagem de trem acaba levando menos tempo que a viagem de avião, e oferece uma melhor relação custo-benefício.

Leia também:  Pontos turísticos de Sevilha - descubra a capital da Andaluzia

Lounge  da Primeira Classe

Qualquer pessoa com um bilhete de primeira classe para a rota de Londres a Edimburgo pode usar o First Class Lounge, com chá, café, lanches e refrigerantes de cortesia. Siga as placas para encontrar o lounge e use o seu bilhete para entrar (a porta do lounge é à esquerda uma fileira de caixas eletrônicos), na estação de Kings Cross, no andar de cima, acessado através de um elevador.

Interior do vagão de segunda classe do trem de Londres a Edimburgo
Interior do vagão de segunda classe do trem de Londres a Edimburgo

Os vagões da segunda classe oferecem assentos espaçosos, sem nenhuma “mordomia”. Todos os assentos são numerados: os de número ímpar ficam na janela, e os pares no corredor.

O trem Londres Edimburgo tem também um vagão-lanchonete, que serve como uma espécie de bar. Este vagão é diferente dos vagões restaurantes de outros trens, e geralmente não tem mesas, apenas algumas cadeiras ao redor do balcão.

Como comprar passagens do trem Londres Edimburgo

O preço das passagens varia bastante dependendo da época, e apesar do custo aparente mais alto que a viagem de avião, não tem taxas extras de bagagem, por exemplo. Os valores das passagens de trem acabam compensando mais, e oferecem a melhor relação custo-benefício.

 

É possível comprar passagens no trem Londres Edimburgo no site da representante dos trens no Brasil, que entrega os bilhetes e possibilita também que sejam impressos em casa, no formato e-ticket. O processo é rápido e seguro e sua compra garantida. Clique aqui para pesquisar passagens.