O Algarve é mundialmente famoso por seu clima ensolarado e praias espetaculares (sem falar na culinária única). Nos hospedamos em Albufeira, uma das cidades mais procuradas da região, devido à sua proximidade de algumas das melhores praias do país. Exploramos as praias próximas de Albufeira por uma semana, e compartimos as dicas aqui. 

Dicas rápidas: onde ficar em Albufeira

Ao decidir onde ficar em Albufeira, lembre-se que há poucas opções a considerar: a Cidade Velha ou uma das praias mais próximas, como Santa Eulália ou Olhos d’Água. Se procura um bom local para desfrutar de boas praias e vida noturna, a Cidade Velha é uma das melhores localizações onde ficar em Albufeira, pois você não terá que ir muito longe para aproveitar um bom restaurante ou bar. As opções são inúmeras! Um ótimo hotel onde se hospedar em Albufeira (Cidade Velha) é o Albufeira Beach Hotel, clique aqui para visitar a página da acomodação

Santa Eulália é um lugar bom e barato onde ficar em Albufeira, pois fica a 10 minutos de carro da Cidade Velha. Lá as acomodações tendem a ser mais espaçosas, há diversos empreendimentos com apartamentos completos, com cozinha e área de lazer. Nos hospedamos na Quinta Pedra dos Bicos, próxima da praia e também de vários restaurantes de Santa Eulália, um verdadeiro achado em Albufeira. Clique aqui para conferir a página do hotel

As melhores praias de Albufeira

A Praia dos Pescadores é uma praia central, com vários restaurantes, lojas e estrutura completa, como cadeiras, guarda-sóis e chuveiros. Mesmo sem ter uma extensão muito longa, quando comparada com outras praias desta região, a Praia dos Pescadores é uma muito procurada, devido à sua centralidade, facilidades e ótimas condições para banho. A água é limpa e calma, e as areias muito limpas bem cuidadas. No início da Praia dos Pescadores, fica uma imponente e impressionante rocha, chamada Penedo, que dá o nome àquela parte da praia. Seja no inverno ou no verão, a praia dos Pescadores não deixa de ficar movimentada, e por isso é uma das melhores praias de Albufeira. Não deixe de conferir o elevador/mirante, que facilita o acesso à praia, e oferece ótimas vistas de Albufeira. 

Uma ótima opção onde ficar em Albufeira, no centro da cidade antiga, é o hotel Colina do Mar, que tem preços atrativos e localização maravilhosa. Clique aqui para visitar a página do hotel.

Leia também:  O que ver em Albufeira, onde ficar em Albufeira: dicas do Algarve

Praia da Coelha

Localizada na belíssima faixa costeira encontrada entre Albufeira e Armação de Pera, fica a mágica Praia da Coelha (a nossa favorita perto de Albufeira). Apesar do nome, não há coelhos por lá, a não ser a coelinha vista no sinal na entrada da praia. Até a chegada na Praia da Coelha é especial, pois não dá para chegar na faixa de areia de carro, e é preciso fazer uma curta caminhada ao longo de uma trilha super interessante, onde há árvores de bambu, oliveiras e cercas de madeira que nos guiam até as escadas de madeira que descem para a praia. Uma vez lá, você entenderá porque está é uma das melhores praias perto de Albufeira: as falésias são mágicas, assim como as alcovas  e as águas cristalinas. Sem falar na areia dourada, que parece coisa de filme! O dourado da areia e das falésias formam uma paisagem única com o turquesa da água do mar. 

Praia da Rocha Baixinha

De nome engraçado, esta praia leva este título por não ter formações rochosas tão altas quanto as suas vizinhas. Conhecida também como a Praia dos Tomates (as rochas são bem vermelhas, e destoam das outras praias), ela tem uma ampla e extensa faixa de areia, além de um bar super estiloso, em estilo californiano, onde é possível aproveitar um drink, independente da época do ano. Na praia da Rocha Baixinha há a oportunidade de fazer muitas atividades esportivas, como praticar surf, stand up, windsurf ou até jet skiing!

Leia também:  Onde ficar em Lisboa: descubra os melhores bairros e hotéis

Praia da Falésia

Localizada entre as cidades de Albufeira e Vilamoura, a Praia da Falésia é uma bela praia logo após a Praia da Rocha Baixinha. É uma enorme praia de três quilômetros, ladeada por por enormes falésias que variam do aparelho ao branco em suas cores, com áreas verdes de pinheiros, e águas turquesas cristalinas. Se você já viajou pelo Nordeste do Brasil, em especial pelas praias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, certamente irá reconhecer um pouco deste lugares lá. A praia é perfeita para diversas atividades, desde uma simples caminhada até banhos de mar relaxados, já que a praia costuma ser calma. As paisagens formam um espetáculo incrível, que vale muito a pena conhecer! A estrutura da praia também não deixa a desejar, pois há estacionamentos no entorno, assim como bares. Não deixe de conhecer esta que é uma das melhores praias perto de Albufeira!

Olhos de Água

Olhos de Água é uma pequena e pitoresca praia, perto da vila de mesmo nome. Trata-se de uma praia praia rochosa e muito visitada. Seu nome famoso vem das nascentes de água doce que aparecem quando a maré está baixa. Um dos pontos altos de Olhos de Água não é a sua praia em si, mas vista que se pode ter de lá a partir do mirante próximo, de onde se pode ter uma das mais impressionantes vistas de todo o Algarve! Lá de cima é possível ver Olhos de Água e a Praia das Falésias, um panorama inesquecível. Para achar o mirante, coloque no seu GPS o nome do Hotel Riu Guarana, e dirija ou caminhe até lá. Este é um segredo bem guardado de quais melhores praias perto de Albufeira! O mirante fica na traseira do hotel, e a única coisa que sinaliza a entrada é um pequeno barco decorativo, “Baron de la Isla”.

Leia também:  Pontos turísticos do Porto: passeios, o que ver, onde ficar no Porto

Praia de Santa Eulália

Esta é uma das melhores praias perto de Albufeira, tanto pela sua estrutura, quanto pela sua natureza. Bastante popular com pescadores, que podem ser vistos com suas varas ao mar, a praia também atrai muitos turistas, devido às suas águas calmas e aos restaurantes com vista para o mar. A faixa de areia é bastante longa, e dá para colocar sua toalha ou levar as crianças para brincar e passar um dia tranquilo na praia.