Albufeira é uma das mais procuradas cidades do Algarve, e não é apenas pelas suas praias mundialmente famosas. A pequena cidade histórica, banhada pelo Oceano Atlântico, e abençoada com clima ensolarado durante todo o ano, e atrai turistas de todo o mundo. Com suas belas paisagens e culinária espetacular, Albufeira não vai te desapontar se a escolher como seu ponto de partida para explorar o Algarve. Fizemos o trabalho de pesquisa complicado para você, e compartimos aqui as melhores dicas do que ver em Albufeira, para que chegue lá sabendo exatamente o que visitar. 

Dicas rápidas: onde ficar em Albufeira

Ao decidir onde ficar em Albufeira, lembre-se que há poucas opções a considerar: a Cidade Velha ou uma das praias mais próximas, como Santa Eulália ou Olhos d’Água. Se procura um bom local para desfrutar de boas praias e vida noturna, a Cidade Velha é uma das melhores localizações onde ficar em Albufeira, pois você não terá que ir muito longe para aproveitar um bom restaurante ou bar. As opções são inúmeras! Um ótimo hotel onde se hospedar em Albufeira (Cidade Velha) é o Albufeira Beach Hotel, clique aqui para visitar a página da acomodação

Santa Eulália é um lugar bom e barato onde ficar em Albufeira, pois fica a 10 minutos de carro da Cidade Velha. Lá as acomodações tendem a ser mais espaçosas, há diversos empreendimentos com apartamentos completos, com cozinha e área de lazer. Nos hospedamos na Quinta Pedra dos Bicos, próxima da praia e também de vários restaurantes de Santa Eulália, um verdadeiro achado em Albufeira. Clique aqui para conferir a página do hotel

O Centro Histórico 

Em termos arquitetônicos, a beleza está na simplicidade e nos detalhes. Não espere grandiosidade! Em Albufeira, o que se vê são casas brancas, baixinhas, no melhor estilo da região, todas amontoadas sobre as colinas que se esparramam até o mar. Estas casas e prédios formam uma linda paisagem em justaposição ao azul mar, e todos os nasceres e pores-do-sol são especiais e diferentes. 

Uma dos destaques impossíveis de não ser notado são os adornos usados na decoração dos prédios, os famosos azulejos portugueses, que estão espalhados por todos os lados, até nas placas das ruas. 

Há alguns poucos museus na cidade, e a catedral é simplória, como as que são encontradas em qualquer cidade histórica do interior, inclusive do Brasil. Afinal, Albufeira era apenas uma vila de pescadores que se tornou famosa devido à sua localização privilegiada, num dos pontos mais agitados e desejados do Algarve. 

Entre os prédios de destaque no centro histórico estão a catedral, o Museu de Arte Sacra e também o famoso bar Blue Bell, pertinho da catedral, com seu formato estreito, no meio de uma bifurcação, e o sino azul que lhe dá o nome, em inglês. 

Não deixe de explorar a Esplanada Frutuoso da Silva, uma das principais ruas da cidade, e um dos pontos imperdíveis o que ver em Albufeira. É esta rua que percorre a beira da colina no alto do centro histórico, de onde se têm algumas das melhores vistas, principalmente da Praia dos Pescadores, a principal de Albufeira. Lá dá para pegar apreciar o visual da cidade, do oceano, e pegar o elevador que liga a Cidade Alta à praia, um ótimo passeio grátis o que fazer em Albufeira. 

Uma das melhores coisas que fazer em Albufeira é caminhar pela centro, mais especificamente pela beira-mar da cidade. Lá ficam todos os bares e restaurantes mais animados e interessantes de Albufeira. Dependendo da época do ano, mal dá para andar, então, se puder, evite o alto verão (de Junho até Agosto), pois, além de os preços serem bem mais altos que em meses como Maio ou Setembro, a cidade fica tão lotada, que você provavelmente não conseguirá aproveitar tanto, a não ser que esteja procurando muito agito!

Leia também:  Onde ficar em Lisboa: descubra os melhores bairros

Onde comer em Albufeira

Na Esplanada Frutuoso da Silva, se encontram alguns dos melhores restaurantes onde comer em Albufeira. E não estamos exagerando! O Cabaz da Praia, além de ter equipe altamente educada, simpática e atenciosa, tem o que pode ser considerado o melhor da cozinha do algarve. Além dos ingredientes altamente frescos, o restaurante tem as melhores cervejas e vinhos da região, e pasmem: a melhor vista de todos os restaurantes em Albufeira! Um teto solar, uma varanda e um janelão imenso permitem se deleitar com a comida e a paisagem ao mesmo tempo, uma experiência inesquecível para os sensos!

Na promenade, um dos bares/restaurantes mais legais é o Louisiana. Com interior inspirado no estado americano de mesmo nome, o bar oferece uma seleção variada de petiscos, pratos e drinks muitos deles com origem diretamente na culinária franco-americana daquela região. Além disso, a inspiração é o jazz, que vem de Nova Orleans, onde os donos do restaurante se conheceram (ele inglês, e ela portuguesa). Vale muito a pena conhecer, tanto de noite quanto de dia, pois o clima lá é super descontraído, e a vista da praia maravilhosa. 

Ainda na beira-mar, fica um dos pontos mais interessantes o que ver em Albufeira, que é a Porta do Norte, parte da antiga muralha que cercava a cidade medieval, e onde estão os restos dos castelo (fortaleza) que ali existia. A Porta do Norte é bastante interessante, um túnel feito em pedra maciça, e um ótimo local para fazer fotos. Ao final da porta, já na beira-mar, fica uma espécie de coreto litorâneo, uma praça coberta, onde os lugarejos costumam se reunir. Lá fica também um restaurante maravilhoso onde comer em Albufeira, chamado Cabana Fresca. O ambiente é um pouco mais sofisticado que alguns dos outros restaurantes da área, e os preços um pouco mais altos, mas nada que assuste, quando comparados com outros lugares próximos. É o local ideal para ter um jantar em família, ou até romântico, pois a ambiance é bem convidativa. A comida é simplesmente divina! Não deixe de provar a rataplana, um típico prático do Algarve, que lembra uma moqueca, com diversos tipos de frutos do mar. 

Ainda no quesito bares e restaurantes, na Praia do Peneco, que vizinha à Praia dos Pescadores, onde fica um dos pontos mais famosos o que ver em Albufeira, está o Roca (uma alusão à rocha que fica bem próxima), um bar/restaurante em estilo super moderno, todo feito de madeira, e com estrutura de apoio de praia (chuveiros, cadeiras, etc). Próximo do Roca fica a pedra que dá o nome à praia, Peneco, uma estrutura natural de 20 metros que pode ser vista de todos os pontos da praia, e não pode deixar de ser conferida!

Leia também:  Os melhores pontos turísticos e passeios em Lisboa

Se o seu interesse é ver as praias espetaculares da região de Albufeira, clique aqui e confira nosso artigo com dicas das melhores praias de Albufeira. 

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui