A encantadora cidade de Quarteira foi por muito tempo um segredo bem guardado dos portugueses. Com uma excelente localização, entre Faro e Albufeira, ela é cada vez mais procurada por outras nacionalidades, tanto pela sua atmosfera mais calma, quanto por seus preços atrativos, especialmente quando comparados com outras cidades mais famosas do Algarve. Quarteira é conhecida por suas belas praias, que são a sua principal atração, além do por-do-sol, que é inesquecível. A cidade também oferece muitos restaurantes deliciosos, além de um calendário cultural animado. Confira as dicas do que fazer, o que ver e onde ficar em Quarteira a seguir.

Praia de Quarteira

A Praia de Quarteira é a principal da cidade. Ela se estende por quase 2 quilômetros, e é perfeita para aproveitar dias de sol, já que tem areia dourada bem limpa. O mar também é relativamente calmo (dependendo do vento no dia), e em qualquer dia da semana é possível ver famílias com crianças aproveitando a praia. O calçadão é repleto de palmeiras e restaurantes, e a praia é composta de várias partes, cada uma dividida por pequenos cais de pedras, de onde você pode apreciar a paisagem ou até mesmo o pôr do sol. Os locais costumam se referir às partes da praia de acordo com o principal bar que ficam nelas!

Calçadão – Uma das melhores áreas onde ficar em Quarteira

O calçadão de Quarteira tem cerca de 2 quilômetros de extensão, e é adornado por belas palmeiras por toda sua extensão. A paisagem muda bastante em seus diferentes pontos, já que o calçadão atravessa vários pontos da cidade, e a arquitetura vai mudando do centro – que é mais antigo – para os prédios mais modernos na ponta leste (sentido Vale do Lobo, resort que falaremos mais a seguir). No início da passarela, fica o restaurante de frutos do mar Rosa Branca (fotos abaixo), de lá, a apenas a uma curta caminhada, se encontra o mercados de frutas e peixes, e a Praça dos Pescadores. Ao longo de todo o calçadão e da praia de Quarteira há vários bares, alguns deles na beira-mar, perfeitos para aproveitar um drink no sol. Se você quiser continuar caminhando ao chegar no fim do calçadão, pode seguir pela areia em direção à Praia do Forte Novo e a Vale do Lobo.

Leia também:  O que ver em Faro em 1 dia - Pontos turísticos de Faro

Mercado de Quarteira

Perto do extremo oeste do passeio, você encontrará dois mercados internos em edifícios tradicionais, que lembram bastante prédios encontrados em áreas portuárias dos centros históricos do Brasil. Nas paredes perto da entrada há belos mosaicos em azulejos portugueses tradicionais, que contam a história da cidade. 

No mercado de peixe, você encontrará peixe fresco vendido a bons preços, e há uma grande variedade de frutos do mar em exibição. A maioria dos peixes que você vê é capturada naquela manhã pelos pescadores locais. 

Vale do Lobo

Lindas mansões de Vale do Lobo
Lindas mansões de Vale do Lobo

Vale do Lobo é um resort de luxo, muito famoso entre os turistas ingleses. Lá se encontram algumas das mansões mais impressionantes e caras do Algarve. A praia de Vale do Lobo é cercada por magníficas falésias vermelhas, e sem os quebra-mares de Quarteira, o que proporciona uma vista mais expansiva do mar. A distância a pé da Praia de Quarteira até a praia de Vale do Lobo é de apenas 5 km, mas também é possível chegar lá de carro. A entrada principal da praia de Vale do Lobo é uma praça bonita com uma fonte, e ao seu redor encontramos restaurantes requintados e bares de praia, com vistas maravilhas do mar.

Onde ficar em Quarteira

A cidade tem um bom número de hotéis e albergues para todos os bolsos. Devido à sua posição entre Faro e Albufeira, Quarteira facilita a exploração do Algarve, serem ficar muito distante do aeroporto, e tem preços bem mais baixos que em comparação com outras cidades. Confira dicas de hotéis e albergues onde ficar em Quarteira:

Dom Jose Beach Hotel

Este hotel tem uma ótima localização, em frente à praia, e bem no centro de Quarteira. Os quartos são muito confortáveis, e alguns têm uma bela vista do mar. O hotel possui uma ótima piscina ao ar livre, e dá para desfrutar um drink ou refeição no terraço do hotel. Durante a alta temporada, há uma área reservada da praia de Quarteira apenas para os hóspedes do hotel, onde o bar do hotel é estendido e levado até a areia da praia. É uma ótima opção de hotel onde se hospedar em Quarteira! Clique aqui para visitar a página do hotel. 

Leia também:  Sintra em um dia - o que ver na bela cidade portuguesa

Hostel Conii & Suites Algarve

Este albergue é uma ótima opção barata onde ficar em Quarteira, pois oferece quartos privativos e camas em dormitórios mistos. A pousada tem um ótimo terraço, oferecendo vistas da cidade, além de ficar em um prédio histórico muito interessante, com uma localização privilegiada, com fácil acesso à praia e ao centro. Clique aqui para visitar a página do hotel. 

Como a demanda por acomodação no Algarve geralmente é altíssima, principalmente no verão, é sempre uma boa ideia reservar com o máximo de antecedência possível, pois assim você economiza e evita se encontrar sem um hotel decente para ficar. 

As belas e imponentes falésias de Vale do Lobo

Onde comer em Quarteira

Existem alguns ótimos restaurantes em Quarteira. A maioria serve comida portuguesa, mas há restaurantes que oferecem outras cozinhas também. Como Quarteira é um destino popular entre os portugueses, os preços dos restaurantes não são exorbitantes, e oferecem uma boa relação custo-benefício. Os restaurantes de Quarteira são especialistas em frutos do mar, e por isto, se provar esta culinária não se arrependerá! Se você quiser experimentar algumas especialidades locais, experimente cerdo (porco) com amêijoas, bacalhau e o frango grelhado piri-piri. Se procura restaurantes requintados, vá até Vilamoura ou Vale do Lobo, ambas nas proximidades. Seguem algumas sugestões dos nossos restaurantes favoritos onde comer em Quarteira:

Pic-nic

O famoso (e delicioso) Bacalhau à Lagareira do Pic-Nic

Este é um dos restaurantes mais centrais de Quarteira, e com uma das melhores vistas, já que fica bem de frente para o mar. O Pic-nic tem uma área externa coberta, que é mais casual, e também uma área interna mais reservada, onde fica o salão do restaurante. A comida do Pic-Nic é deliciosa, autenticamente portuguesa, e o peixe costuma estar sempre muito fresco e saboroso. A equipe também faz a diferença, pois os garçons são muito simpáticos, e o atendimento é de primeira classe.

Restaurante Rosa Branca

O delicioso cerdo (porco) com almeijôas do Rosa Branca

Bem no comecinho da praia de Quarteira, este restaurante especializado em frutos do mar, mas também serve outros pratos da culinária portuguesas. O Rosa Branca oferece amplas vistas do mar, seja da área externa ou do seu interior. O atendimento deixa um pouco a desejar mas a comida e a vista compensam. É um ótimo lugar para tomar algumas bebidas e apreciar a vista para o mar.

Leia também:  Quais as melhores praias de Albufeira: confira nossa seleção!

Café Restaurante Girassol

Filé ao molho de cogumelos. Nem precisa descrever, né?

Escondido entre a beira-mar e a principal avenida da cidade, este restaurante serve alguns dos melhores pratos de carne de Quarteira. Em um ambiente discreto e com estilo rústico, o Café Restaurante Girassol preza pela qualidade da comida e do atendimento, e você não irá se arrepender se decidir conhecê-lo. A carta de vinhos também não deixa nada a desejar!