Antes um segredo bem guardado dos londrinos, o bairro de Notting Hill e o Mercado de Portobello ganharam fama internacional graças ao clássico filme de 1999, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. Apesar desta fama relativamente recente, o mercado tem uma história rica, que data do século XIX. Exploramos a área por uma tarde inteira e compartilhamos as dicas e fotos aqui.

Esse enorme mercado de antiguidades é o maior do gênero no mundo, mas nem só disto vive o Portobello Market. Lá se encontra de tudo, desde roupas vintage e utensílios domésticos antigos a jóias, obras de arte e a comida de rua, que é deliciosa. Além de ter várias lojas, a área oferece também restaurantes e pubs interessantíssimos, sobre os quais falaremos mais a seguir.

Originalmente, o Portobello Market era como qualquer outro mercado de Londres, com foco em frutas, vegetais e outros tipos de alimentos. No entanto, durante a década de 1940, mais e mais pessoas começaram a vender outras mercadorias, principalmente antiguidades, e eventualmente, esses comerciantes ajudaram a transformar o mercado no que é mais conhecido hoje: o melhor mercado de antiguidades de Londres.

Lojas de antiguidades e roupas vintage em Notting Hill

Nos últimos anos, jovens fashionistas e celebridades passaram a se aventurar no Mercado de Portobello, e como resultado, mais e mais barracas passaram a vender uma variedade de roupas vintage de luxo, que você não encontrará em nenhum outro lugar de Londres, sem falar nos outros ítens como mapas antigos, cerâmicas, vinis e muito mais.

Stand vendendo câmeras em Portobello Market

Muitos visitantes também vão ao Mercado de Portobello para tirar fotos da linda e colorida arquitetura da era georgiana, provar a comida e drinks dos vendedores de rua, ou até mesmo ouvir os artistas de rua se apresentando nas diferentes áreas do mercado.

Paramos para tomar algumas pints (a medida de cerveja de meio litro da Inglaterra) em um pub charmosíssimo e super transado, chamado The Castle, que fica em uma esquina movimentada de Notting Hill, dentro da região do mercado.

Fachada florida do movimentado pub The Castle, na própria Portobello Road

 

De lá, caminhamos (e exploramos) a Portobello Road, a principal rua do mercado, e paramos para comer em um restaurante italiano delicioso, a Bottega Friulana. Apesar de pequeno, o menu lá é fantástico, e o lugar super discreto, com um jardim que fica aberto durante o verão. 

Delicioso gnocchi com ricota e peito de ganso defumado 

O que ver em Notting Hill – qual o melhor dia para visitar Portobello Mark

Leia também:  Como visitar a Torre de Londres: o que ver e onde comprar ingressos

Se você quer explorar e vê a variedade de ítens à venda, seja para comprar ou para fotografar, o que você irá encontrar nas barracas se resume ao dia da semana em que você visitar:

Sábado costuma ser o dia mais movimentado (pois é o principal dia de negociação de antiguidades) e o mercado fica cheio de turistas e artistas de rua. Neste dia, há centenas de barracas de antiguidades abertas entre Portobello Road e Kensington Park Road, além de outras barracas de roupas vintage em Portobello Green.

As sextas-feiras são o segundo dia mais movimentado do mercado, com locais ao norte e sul de Portobello Road e Portobello Green vendendo todos os tipos de roupas vintage, antiguidades e acessórios, enquanto a Golborne Road se concentra mais em itens de bric-a-brac, móveis e comida.

As segundas, terças e quartas-feiras tendem a se concentrar mais em frutas e legumes e utensílios domésticos (entre Elgin Crescent e Westway, bem como na Golborne Road), e dá para encontrar algumas barracas de roupas vintage também.

Azeitonas entre outras delícias frescas à venda no mercado

Lembre-se de que o mercado é dividido em seções por tipos de mercadorias; portanto, se você não encontrar o que está procurando, tente caminhar mais algumas ruas.

Antes de ir embora, não deixe de provar o delicioso waffle com chocolate belga, servido logo na esquina da Portobello Road (onde você passará ao chegar, se for de metrô e descer em Notting Hill Gate – mais informações sobre como chegar no mercado logo a seguir). 

O delicioso waffle com chocolate

Como chegar ao Portobello Market

Notting Hill e o Portobello Market ficam relativamente próximos da área central de Londres, a oeste dela. O acesso é fácil tanto de metrô quanto de ônibus:

De metrô: as estações mais próximas são Notting Hill Gate (Central Line e District Line), Ladbroke Grove, Latimer Road.

De ônibus: você pode chegar ao Portobello Market pelas rotas 7,12, 23, 27, 28, 31, 52, 70, 94, 328 e 452.