Apesar de ser a capital do Algarve, Faro não é o principal destino da região portuguesa, famosa por suas praias deslumbrantes, e pelo clima ameno o ano inteiro. A cidade é o portão de entrada do Algarve, é lá que chegam os voos vindos de toda a Europa e do resto do mundo. Desbravamos o centro histórico de Faro e damos as dicas do que ver em Faro em 1 dia aqui.

Ao programar um passeio de um dia no Faro, é bom ter em mente que não vale muito a pena dedicar seu tempo à parte moderna da cidade, já que toda a beleza e os pontos turísticos de Faro se concentram no centro antigo. É lá que ficam os prédios de maior importância turística e histórica, e esta parte da cidade tem uma localização privilegiada, à beira-mar, oferecendo belas vistas para o turista. 

Se estiver de carro, o acesso é bastante fácil, já que o centro histórico fica a cerca de 5km do aeroporto. É simples também chegar lá de taxi, que não costuma custar ser caro em Portugal. Se estiver procurando economizar, pode também pegar um ônibus. Peça para ser levado até o Castelo, e inicie o seu passeio por lá.

Se você estiver de carro, o acesso é bastante fácil, já que o centro histórico de Faro fica a cerca de 5km do aeroporto. É simples também chegar lá de taxi, que não costuma custar caro em Portugal. Se estiver procurando economizar, pode também pegar um ônibus com destino à prefeitura. 

Agora, vamos aos pontos turísticos de Faro:

O Castelo

Um dos pontos mais movimentados de Faro fica nos entornos do antigo Castelo, que constitui também parte da muralha medieval que protegia a cidade. É verdade que não restou muito do castelo, mas o espaço é muito bem aproveitado, é lá acontecem eventos musicais, no bar que faz parte do complexo. Antes de se tornar centro cultural, o castelo foi até usado como uma cervejeira. Não deixe de caminhar a pé ao redor da estrutura para apreciar sua arquitetura milenar. 

Leia também:  O que ver em Albufeira, onde ficar em Albufeira: dicas do Algarve

Bem pertinho da entrada do castelo, se encontra o outro Castelo. Vamos explicar: se trata de um restaurante que leva o nome da atração turística, e é um dos mais famosos de Faro. O restaurante Castelo oferece vistas espetaculares do mar, pois tem um deck que é uma delícia, seja no inverno ou no verão, onde dá para sentar e aproveitar um belo drink ou uma refeição. O restaurante funciona também à noite, tanto para eventos quanto para shows de fado, que acontecem todas as segundas, e são grátis. Se acabar ficando até um pouco mais tarde por lá, não deixe de conferir este ponto turístico de Faro!

Vila Adentro

Caminhando direto pela rua da entrada do castelo, você chegará à uma pequena parte da Cidade Velha chamada Vila Adentro, na praça Para. É, sem dúvidas, uma das partes mais charmosas do centro histórico de Faro, com várias galerias de arte, restaurantes e bares, todas em arquitetura no nosso chamado estilo colonial, encontrado por todo o Brasil. Os prédios são adornados com os belíssimos azulejos portugueses e vasos de flores na varanda, um verdadeiro primor! Esta região fica bem aos fundos da catedral, impossível não encontrar!

Catedral Metropolitana de Faro

A Catedral de Faro é diferente da maioria das catedrais encontradas na Europa, principalmente pela sua simplicidade. As construções religiosas eram a forma encontrada pela sociedade local para exibir sua fé, mas também sua prosperidade. Quanto maior a catedral, mais fiel e próspera era a sociedade local. Não há dúvidas de que Faro já tee dias mais prósperos no seu passado, mas isto certamente não está refletido na arquitetura da sua catedral. Apesar disso, é um prédio bastante interessante, que tem partes mais baixas e uma entrada com a torre do relógio, adornada por nada menos que 6 sinos, que são visíveis, e em estilo barroco. Quando visitamos, em um domingo à tarde, infelizmente, a catedral não estava aberta, então pudemos apenas apreciar seu exterior. 

Prefeitura de Faro

Na mesma praça onde se encontra a catedral, dá para ver outros prédios de importância histórica, como a prefeitura da cidade, um palacete neoclássico muito bem conservado, praticamente de frente para a catedral. Mas o mais interessante desta praça não são apenas os prédios, e sim a natureza da praça. Ela é adornada por inúmeras laranjeiras, vistas por todos os lados no sul da Península Ibérica, desde Portugal à Espanha. Mas, não se arrisque, elas são apenas para efeitos decorativos, as laranjas são as mais azedas que você provavelmente provará em sua vida! 😉 Não perca este ponto turístico em Faro!

Rua do Mvnicipio 

Ligando a praça da Catedral a um dos pontos turísticos de Faro mais famosos e que deve ser visto no Faro em 1 dia (o Arco da Vila, sobre o qual iremos falar a seguir) esta rua tem exemplos espetaculares da arquitetura portuguesa do século XIVIII. São lindíssimos prédios que podem ser apreciados sem pressa, num dia de sol, além dos antiquíssimos paralelepípedos, em perfeito estado de conservação. Não deixe de prestar atenção nas belas placas de rua, todas feitas em azulejo português antiquíssimo, em Lisboa, assim como atestado pela assinatura do artista. Siga rua abaixo (caso esteja vindo da Catedral) e se depare com a traseira de uma das maiores jóias arquitetônicas de Faro, a nossa próxima atração o que ver em um dia em Faro. 

Arco da Vila

O Arco da Vila se trata de um monumento nacional, mandado construir pelo Bispo do Algarve para substituir um dos antigos portais da muralha que protegia a cidade medieval. Ao passar por baixo do arco, dá para perceber o método arcaico de construção utilizado, que mesmo assim perdura até hoje! Mas a surpresa maior está guardada do outro lado do arco: a sua fachada. O lindíssimo monumento de arquitetura neobarroco chega até a lembrar uma igreja, com seus sinos e imagens religiosas. Um dos detalhes mais interessantes são os imensos ninhos de albatrozes, que se alojam ali todos os anos, fazendo da estrutura o seu lar. Logo de frente para o Arco da Vila se encontra o a próxima atração que ver em Faro em 1 dia da nossa lista. Não perca este ponto turístico de Faro!


Santa Casa da Misericórdia de Faro

Este é um dos prédios mais imponentes da cidade velha, e completou nada menos que 500 anos este ano. O antigo hospital hoje abriga um museu. Lá dentro, se encontram diversas exibições sobre a história da cidade, desde historia natural à arquitetura. Algo maravilhoso que ver em um dia em Faro.

Consulado-Geral do Brasil

Ainda na cidade velha, pertinho da Santa Casa da Misericórdia, dá para ver o imponente prédio do Consulado do Brasil, com uma localização mais que privilegiada no centro da cidade! Com detalhes amarelos, que remetem às nossas cores, e uma enorme bandeira brasileira, o prédio anima o coração dos brasileiros que resolvem passar por lá. 

Leia também:  Os melhores pontos turísticos e passeios em Lisboa

Azulejos Portugueses 

Os azulejos são uma das mais famosas formas de arte de Portugal. Espalhados pela cidade velha, você encontra diversos painéis de azulejos portugueses que contam a história de Faro. Além destes painéis, não deixe de prestar atenção nas placas de ruas, que são todas feitas nos famosos azulejos, a maioria deles bastante antigos.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui