As cavernas de Benagil (também conhecidas como grutas) são uma das principais atrações do Algarve, a belíssima região praieira do sul de Portugal. Localizadas a apenas 30km de Lagos e Albufeira – duas das principais cidades turísticas da região – o conjunto de grutas e cavernas formadas nas rochas, e as praias dos lugar, são simplesmente estonteantes. Fizemos o passeio e damos todas as dicas aqui, confira!

Onde ficam as cavernas do Algarve?

Visão panorâmica do lado oeste da Praia de Benagil

As famosas grutas do Algarve ficam ao redor da praia de Benagil, que dá o seu nome à principal caverna da costa, o Algar de Benagil, a cerca de 70km de Faro. A praia de Benagil não é uma das mais extensas da região, apesar de ser belíssima. Com uma estrutura decente, que inclui banheiros, vários restaurantes ao redor e também bar/lanchonete praticamente na beira-mar, a praia tem uma faixa de areia com um dos visuais mais lindos de todo o Algarve. Há, inclusive, uma trilha que pode ser feita no alto das rochas, de onde se pode avistar algumas das grutas! O caminho é indicado na entrada da praia, nas placas que dão informações sobre o horário de funcionamento.

Lado leste da Praia de Benagil

Como chegar nas cavernas do Algarve e ao Algar de Benagil

Há diversas formas de chegar às cavernas e grutas do Algarve, as principais delas sendo de barco (com um passeio pago) ou de carro (mas, ainda assim para ver de perto e entrar nas cavernas, você precisará adquirir um passeio). 

As estradas do Algarve são ótimas, muito bem sinalizadas e também de qualidade, o que facilita o acesso para quem vai de carro. Se estiver pensando em alugar um carro, não deixe de conferir as ofertas da RentalCars, clicando aqui. É possível pegar transporte público também, mas, se for visitar no verão, lembre-se que são altamente lotados! 

Devido à importância do Algar de Benagil e suas belezas, é possível embarcar em uma excursão de barco em praticamente qualquer ponto do Algarve: Vilamoura, Lagos, Portimão, Albufeira, Quarteira, entre outras. A diferença entre embarcar na excursão já na praia de Benagil e em outras praias, é que lá você pode escolher entre a excursão expressa (que dura em torno de 40 minutos e te leva para 8 grutas), e a excursão completa (que dura 1h30m e inclui mais de 12 grutas, bem como uma parada para mergulho que dura 10 minutos). 

Como é o passeio de barco nas cavernas do Algarve?

É simplesmente inesquecível! Primeiramente, não dá para comparar a vista que se tem da costa do Algarve estando em um barco. As praias são únicas, a cor do mar é perfeita, e o contraste com a rocha amarela forma paisagens dignas de filme!

Leia também:  Quais as melhores praias de Albufeira: confira nossa seleção!
Vista interior do espetacular Algar de Benagil

Os pilotos/guias são muito amigáveis, e o passeio de barco nas cavernas do Algarve é bastante informativo, com explicações em inglês e português. O primeiro ponto que a gente visita é o mais importante de todos, o Algar de Benagil. Esta gruta espetacular tem 50 metros de altura, e uma perfuração natural que permite ver o céu de dentro dela. É provavelmente como nada que você já viu na vida (e para quem já visitou Roma, lembra a estrutura construída pelos romanos há 2 mil anos, o Panteão, com seu oculus, a perfuração no teto para observação do céu)!

Depois de entrar no Algar de Benagil, o barco continua o passeio pela costa, passando por mais 7 grutas. Algumas delas bem escondidas, e escuras por dentro, com efeitos lindos produzidos pela luz que vem de fora. Realmente surreal!

Vista que se tem de dentro de uma das grutas, emoção total ao entrar nela!

Depois de passar por todas as principais grutas, o guia nos mostra as diversas formações rochosas que têm o formato de animais, como elefantes e crocodilos (impressionantes!), e o barco passa para a alta velocidade, retornando à praia, não sem antes nos dar um pouquinho de adrenalina, e encantar a gente ainda um pouco mais com as belas paisagens da costa algarvia. 

Como comprar o passeio para as cavernas do Algarve 

Felizmente, é possível comprar o seu passeio e reservar o seu lugar ainda antes de chegar no Algarve, online mesmo. Trabalhamos em parceria com a empresa que oferece os ingressos, pelo mesmo preço que você pagaria em Portugal, então não há porque arriscar e deixar para tentar comprar na hora. Além disso, lá não é aceito cartão, e se você não tiver dinheiro em espécie na hora, terá que ficar sem o passeio, ou pagar uma taxa altíssima para sacar dinheiro em um caixa que fica distante da praia. 

Envie-nos um email para contato@planetaeuropa.com ou clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp. 

Se precisar de ajuda com a organização da viagem para Portugal, não deixe de nos contactar. Temos hotéis, passeios, carros e transfers, além de experiência, para te ajudar a fazer a viagem perfeita!

Leia também:  O que ver em Faro em 1 dia - Pontos turísticos de Faro