A cidade de Oslo conta com um sistema de transporte de alta qualidade e pontualidade. O aeroporto de Oslo é ligado com o centro da cidade (e demais bairros) através de ônibus e trens, além dos taxis (que são caríssimos). Fizemos o percurso e damos as dicas de como ir do aeroporto de Oslo para o centro (e vice-versa) aqui. 

TREM DO AEROPORTO DE OSLO PARA O CENTRO

Trem expresso do aeroporto de Oslo, o  Flytoget

O Trem Flytoget Airport Express é a opção mais rápida e frequente para ir do aeroporto para o centro de Oslo. Ele chega na estação Oslo S (Estação Central de Oslo) a cada 10 em média. A duração da viagem do aeroporto até o centro é de 19 a 22 minutos. 

É possível comprar o seu bilhete de várias formas no próprio aeroporto: nos guichês, nos pontos de auto-atendimento e também diretamente no portão de embarque. Mas a língua pode ser uma barreira caso precise de ajuda! Esta é uma ótima opção para o caso de você chegar com pouco tempo, tanto na ida quanto na volta. Basta passar o seu cartão de crédito (a faixa magnética) no leitor do portão de embarque, e passar direto para a plataforma. O trem Flytoget não oferece um bilhete de ida e volta com com desconto, você paga o mesmo por cada trecho (130 coroas).

Os trens são altamente modernos, equipados com wifi e muito confortáveis. De primeiro mundo para lá!

Transfers particulares

Os transfers são sempre uma ótima opção para quem gosta do conforto de não precisar ter que enfrentar filas para pegar trem ou taxis mesmo, pois já fica tudo pronto e organizado para a sua chegada. Uma ótima forma de reservar transfers em Oslo é através do serviço de transfers do Booking.com, que você pode conferir clicando aqui. Neste site, dá para fazer cotação instantânea de transfers em todos os países da Europa, incluíndo aeroportos, estações de trem e até mesmo taxis para te transportar dentro das cidades, seja para algum restaurante ou atração!

Leia também:  Passeio de barco em Oslo: veja a capital norueguesa como um viking

Trens da NSB (Rede Férrea Nacional)

Os trens metropolitanos da NSB são menos frequentes, e partem com um intervalo de em média 30 minutos, mas é mais barato que o Flytoget. A viagem no trem comum dura 40 minutos, e inclui também o transporte no metrô até o seu último destino, além de acesso aos ônibus. É bom lembrar que este trem carrega outros passageiros que não estão necessariamente viajando do/para o aeroporto, então costuma ser um pouco mais cheio.

Os bilhetes podem ser comprados nos balcões de informação ou nas máquinas espalhadas pelo aeroporto. Lembre-se de validar o seu bilhete em uma das maquinetas antes de entrar no trem! Os trens da NSB partem geralmente da plataforma 4 (a placa indica, em inglês, ‘NSB Trains’).

TÁXI DE / PARA O AEROPORTO DE OSLO

Taxis em Oslo custam uma absoluta fortuna, comparado com até com outras das cidades mais caras do mundo, como Londres ou Nova York. Nem pense que pegar um Uber vai te sair mais barato, porque lá eles só oferecem o Uber Lux (devido a protestos dos taxistas locais), e esta opção não é como o Uber Lux do Brasil, é ainda mais cara que os taxis da cidade. Se puder, evite completamente. Para se ter uma idéia, uma jornada de 6km da estação central de trem até o nosso hotel custou a pequena bagatela de 460 coroas norueguesas, ou seja, em torno de R$203,00 (câmbio de Agosto de 2018).

Tanto na estação Oslo S, quanto no aeroporto da cidade, é possível encontrar taxis facilmente, mas entre neles apenas ao seu próprio perigo! Prefira sempre o metrô, que cobre toda a cidade.

Leia também:  Pontos turísticos de Oslo: descubra o que ver, onde comer e onde ficar em Oslo!

Se você quiser pegar um táxi no aeroporto, pode ir até o balcão de informações do táxi no saguão de desembarque. Eles têm informações sobre as taxas fixas e táxis disponíveis, e você tem a opção de escolher a empresa mais barata disponível para o seu trajeto. O site Rideways também oferece taxis. 

Onde ficar em Oslo

Caso ainda não tenha reservado a sua estada em Oslo, confira algumas dicas de onde ficar em Oslo:

Se estiver disposto(a) a ficar hospedado um pouco mais longe do centro, há hotéis mais baratos ,a uma distância de 20 minutos de metrô de lá, a exemplo do Thon Hotel Elipi.

Caso prefira a praticidade de um hotel mais central, uma ótima área onde ficar em Oslo é nos arredores da estação central de trem, Oslo S, que fica bem no centro da cidade, próxima dos principais pontos turísticos de Oslo. Um bom hotel onde se hospedar nesta área é o Comfort Hotel Xpress, que tem um ótimo custo-benefício (clique aqui para ver a página do hotel). 

Por fim, se está disposto(a) a gastar um pouco mais que a média, e se hospedar num hotel para ver e ser visto, a melhor opção onde ficar em Oslo é o The Thief, o hotel 5 estrelas procurado por celebridades e afins, localizado na charmosa área conhecida como Tjuvholmen, à beira-mar da cidade, e onde ficam alguns dos restaurantes e bares mais legais da capital. Clique aqui para conferir a página do hotel.