Cambridge é uma das cidades mais belas da Inglaterra. Ela se destaca por sua famosa universidade, que está por todos os lados, e domina a paisagem, com seus prédios de arquitetura grandiosa e impressionante. Localizada a apenas 100km de Londres, é possível fazer um bate-volta de Londres a Cambridge facilmente, tanto de trem quanto em excursões. Confira nosso artigo com dicas do que ver em Cambridge e os pontos turísticos de Cambridge.

Como ir de Londres a Cambridge

O bate-volta de Londres a Cambridge não poderia ser mais fácil. A viagem de trem dura pouco menos de uma hora, e há várias saídas durante todo o dia. Os trens partem de duas estações de Londres, ambas localizadas no centro, e ligadas ao metrô: King’s Cross/St Pancras e Liverpool Street.Os trens são confortáveis, e não costumam ficar lotados, mas você deve evitar os horários de pico, principalmente em dias de semana (muita gente viaja a trabalho e estudo, cedo pela manhã e no início da noite). Esta também é uma boa dica para quem quer economizar, pois o preço cai consideravelmente fora destes horários.

Você pode comprar os bilhetes online com antecedência, e assim pagar menos, no site da Rail Europe, que é todo em português e facilita o processo. Clique aqui para pesquisar os preços na data da sua viagem.

O que ver em Cambridge:

Parker’s Piece

Se você chegar de trem, pode ir facilmente até o centro da cidade caminhando, onde estão todos os pontos turísticos de Cambridge. Basta seguir por uma rua chamada Regent Street, e passar pelo Parker’s Piece, que é o parque central da cidade, onde vários eventos acontecem durante o ano. Apesar de não ter muitas atrações, o parque vale uma visita, pois sempre tem algo por lá. Quando visitamos (era domingo), havia uma feirinha, e vários produtos locais como comidas e bebidas estavam sendo vendidos. Lá estava também um parque de diversões!

Igreja Our Lady and the English Martyrs

Também na Regent Street, pertinho da rua que dá acesso a Parker’s Piece, fica a bela igreja Our Lady and The English Martyrs (Nossa Senhora e os Mártires Ingleses), uma igreja católica de 1885, de arquitetura gótica.

Se você aprecia arte e arquitetura sacra, não pode deixar de fazer uma visita à igreja, que não cobra entrada. A fachada é impressionante, e certamente irá lhe chamar atenção.



Christs College e Sidney Sussex College

Continuando a caminhada pela Regent Street (que depois de certo ponto passa a se chamar St. Andrew’s Street), você encontra duas outras faculdades importantes: Christ’s College e Sidney Sussex College.

Assim como outras faculdades da Universidade de Cambridge, os prédios valem uma visita, apenas para apreciar a arquitetura. No caso da Christ’s College, há um belo jardim construído em homenagem a Charles Darwin, autor da teoria da evolução, e um dos mais célebres cientistas britânicos, que estudou lá. Algo imperdível que ver em Cambridge!

 

Leia também:  Fuja do comum - 10 passeios inusitados em Londres

St John’s College e Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs)

St Johns Colelge é uma das faculdades mais impressionantes arquitetonicamente em todo o Reino Unido. Lá dentro fica a famosa capela da faculdade, além do belíssimo salão de banquetes, do século XVI. A arquitetura é tipicamente Tudor, ou seja, da época da dinastia da Rainha Elizabete I, considerada a mais importante monarca que a Inglaterra já teve.

Os prédios são de uma riqueza de detalhes impressionante, e você deve dedicar pelo menos uma hora para visitar este ponto turístico de Cambridge. A faculdade de St. John é uma das mais conhecidas da Universidade de Cambridge, e inúmeros políticos e cientistas famosos pelo mundo afora já estudaram lá.

Uma das principais atrações a ver em Cambridge é a Ponte dos Suspiros, que fica dentro de St John’s. Trata-se de uma linda ponte que atravessa o Rio Cam, e que leva você do centro de Cambridge para uma das partes mais famosas da cidade, e o próximo ponto turístico de Cambridge na nossa lista, “The Backs”. Para ter acesso, é necessário comprar o ingresso para o St John’s College, que custa 7 libras e é vendido na entrada. 

The Backs

The Backs, literalmente “Os Fundos”, é uma linda parte da cidade onde se encontra o rio Cam. O nome é uma referência aos fundos das faculdades da Universidade de Cambridge, que ficam todos de frente para o rio, e para o parque que fica lá. Há duas formas de conhecer “The Backs”, uma delas é comprando o ingresso que mencionamos acima, e caminhando por lá, e a outra, fazendo o mais famoso passeio de Cambridge, nos barcos de “punting”.

Passeio de barco em Cambridge (Punting)

Cambridge é famosa pela sua universidade, mas ainda mais famosa por uma atividade tipicamente “cambridgiana”: punting. Trata-se de um passeio em um barco longo, que pode comportar até 10 pessoas, que tem uma base na parte traseira, onde um chofer (é assim que são chamados), utiliza um “pau” de vários metros para manobrar e empurrar o barco, geralmente tocando com o mesmo no fundo do rio. Um tipo de passeio de gôndola inglês.

Se você não quer arriscar cair na água, ou bater nos outros barcos, a melhor opção é realmente pagar pelo passeio com chofer. Sai um pouco mais caro, pois o preço é pago por pessoa, mas é a opção mais segura para quem não tem experiência. Há também empresas que alugam apenas o barquinho para quem quiser se aventurar pilotando sozinho, que sai mais barato, mas é bem arriscado.

Não há passeio mais legal e mais romântico que este, e você não se arrependerá! É possível ver todos os principais pontos turísticos de Cambridge no conforto do seu barco e a partir da água, o que é bem relaxante e romântico, uma experiência inesquecível. Vale a pena agendar o seu passeio de barco em Cambridge com antecedência. Clique aqui para obter mais informações.