WhatsApp para dúvidas: +44 7398 900545
Home uncategorized Descubra o Plaka: o bairro que é uma das principais atrações de Atenas
uncategorized

Descubra o Plaka: o bairro que é uma das principais atrações de Atenas

De ruas coloridas e bares super transados, e com algumas das fachadas mais interessantes (e malucas) que você verá na vida,  este bairro único de Atenas é por si só uma das maiores atrações da cidade. Além da boêmia, o Plaka tem também museus e galerias de arte maravilhosas, além de ótimos lugares para se hospedar, comer e beber. Confira nossas dicas e saiba o que ver e fazer no bairro mais famoso da capital grega!

Devido à sua proximidade da Acrópole, o ponto central e mais famoso de Atenas, o bairro Plaka é uma das áreas mais escolhidas pelos visitantes da cidade para se hospedar e se divertir.

O bairro tem duas grandes ruas apenas para pedestres, chamadas Kydathineon e Adrianou, ladeadas por bares e restaurantes super cool, onde tudo acontece de dia e de noite.  A Kydanthineon começa perto da Praça Syntagma (onde fica o parlamento grego, e a principal praça de Atenas) e por isto é super fácil de localizar. Estas ruas exclusivas para pedestres tornam o bairro um lugar agradável para escapar do tráfego barulhento da cidade. 

Os bares de Atenas mais famosos do Plaka são kJda, Adjhad, Jhada. (Add links)

Plaka é famoso também pela área chamada Anafiotika, que fica mais próxima da Acrópole, onde se encontram muitas casas antigas de pedra (algumas das mais antigas de Atenas) com telhados de azulejos. Neste lado do bairro se veem vários cantinhos charmosos bem arborizados (perfeitos para fotos) e com vistas perfeitas da Acrópole, sem nenhuma interrupção. 

Anafiotika e é muito apreciada pelas suas casas brancas, posicionadas ao longo de becos estreitos de paralelepípedo. As casas são decoradas com detalhes azuis, flores de buganvílias e geralmente têm terraços, com um toque bastante ‘litorâneo’.

Isso se deve ao fato de que a área foi construída por trabalhadores das vindos das Ilhas Cíclades (arquipélago onde se encontram Santorini e Atenas), q que se mudaram para Atenas durante o trabalho de construção do Palácio Real, no século XIX. Você pode realmente sentir a atmosfera das ilhas enquanto caminha lá, se decidir visitar!

A rua Adrianou começa a partir da praça Monastiraki, e é a maior e mais turística rua do Plaka. Ela divide o bairro em duas partes: Ano Plaka (a parte superior, que está mais próxima do topo da Acrópole) e Kato Plaka (a parte inferior, mais perto do Syntagma Square).

Vista da colina de Lycabettus de Plaka

Hoje, Plaka é principalmente “invadida” por turistas e, por esse motivo, você encontrará um grande número de lojas de souvenirs, restaurantes típicos, cafés e outras instalações. No entanto, é uma das áreas mais interessantes e vibrantes de Atenas, incluindo vários pontos de interesse e atrações que valem um dia inteiro de passeios.

Explore o bairro Anafiotika

Anafiotika Athens.

Anafiotika Athens.

Gosta de história? Confira alguns sítios arqueológicos incríveis nos entornos do Plaka:

Monumento Chorágico de Lysicrates (3, Epimenidou Street): Durante os tempos antigos, um concurso de teatro ocorreu a cada ano em Atenas. Os organizadores foram nomeados Coregoi e eles eram algum tipo de patronos das artes patrocinando e financiando a produção de eventos. O patrono que sustenta o jogo vencedor ganhou um prêmio na forma de um grande troféu como o que você pode ver lá quando os lysicrates ganham o concurso anual em 3334 b.c.

Monumento Chorágico de Lysicrates

A Ágora Romana (3, Polignotou Street, perto de Monastiraki): Já foi o principal ponto de encontro da cidade, o coração da vida social e política local, e a praça do mercado. Lá se encontram algumas das ruínas romanas mais impressionantes de Atenas. 

Torre dos ventos: Um dos monumentos mais populares de Atenas está localizado na Águora Romana. É de 12m de altura e foi construído em 50 b.c. pelo astrônomo Andronicus de Cirrhus. Esta torre foi usada como um relógio (após a posição do sol) e desenhar a primeira previsão do tempo. Tem uma forma octogonal e representa um vento de vento de cada lado.

Ágora romana em plaka

Museu da Mesquita de Fethiye: Esta mesquita está localizada próxima da Ágora Romana e foi construída no século XV, tendo sido destruída e reconstruída no século XVII. A mesquita foi recentemente restaurada e aberta para visitas, e é agora um dos principais monumentos pertencentes ao Período do Otomano.