Última atualização: 16/04/2020

Lisboa das colinas, do Tejo, dos bondinhos… A capital portuguesa tem um charme único, e por isto, ano após ano atrai cada vez mais números maiores de turistas de todo o planeta. Com tanta coisa linda para ver, fica até difícil escolher os melhores pontos turísticos de Lisboa. Tivemos a oportunidade de explorar a cidade por mais de uma vez, e compartilhamos as dicas das atrações mais badaladas nesta que é uma das cidades mais belas da Europa. 

Dicas rápidas: onde ficar em Lisboa

Uma das áreas mais famosas onde ficar em Lisboa é nos arredores da Praça Marquês de Pombal, já que é relativamente central, possibilitando fácil transporte a pé ou de metrô. Lá há hotéis mais baratos que em outras áreas mais famosas da cidade, a exemplo do Dom Carlos Park. Caso ainda não tenha reservado sua estadia, clique aqui para conferir a página do hotel. Se você gosta de algo com um pouco mais de estilo, e mais central, confira o Beautique Hotel Figueira, que fica perto da Praça do Rossio e da Rua Augusta, dois dos pontos mais charmosos e históricos da capital portuguesa.

Praça do Comércio

O lindíssimo Arco da Rua Augusta, a principal porta de entrada para a Praça do Comércio

Esta praça monumental serve é como uma espécie de porta de entrada de Lisboa, e era lá que ficava o Palácio Real, destruído durante o Grande Terremoto de 1755. A praça tem uma enorme estátua do rei José I, que fica no centro, e o Arco da Rua Augusta, a versão portuguesa do Arco do Triunfo. É possível subir o Arco da Rua Augusta pagando um ingresso baratinho, e dá para comprar as entradas com antecedência, evitando filas (clique aqui para obter mas informações). A arquitetura é espetacular, e o arco funciona como um portal de acesso à Rua Augusta, a via que leva ao coração da cidade, a praça do Rossio, o próximo ponto turístico de Lisboa na nossa lista.

Praça do Rossio (Praça Dom Pedro IV)

Fonte na praça do Rossio com teatro ao fundo

A Praça do Rossio é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, e costuma ficar lotada de turistas e lisboetas que ocupam os diversos restaurantes, cafés e bares charmosos da área. A praça tem prédios importantes, como o Teatro Nacional, um lindo exemplar da arquitetura neoclássica, e monumentos lindíssimos como fontes barrocas e um pedestal com estátua de Dom Pedro IV (o nosso Dom Pedro I no Brasil, que proclamou a independência). Rossio, como é conhecida esta parte de Lisboa, é um ótimo lugar aproveitar uma bebida ou refeição, enquanto admira a arquitetura e vê o movimento de pessoas.

Leia também:  Os melhores passeios e pontos turísticos da Antuérpia

Mercado da Ribeira (também conhecido como Mercado TimeOut)

O mercado da Ribeira completamente lotado em um domingo

O Mercado da Ribeira é um marco desde 1890, quando as portas do mercado se abriram pela primeira vez no Cais do Sodré, mas nunca esteve tão na moda quanto hoje. Agora é o lar do Time Out Market, uma praça de alimentação administrada por seu homônimo, a revista Time Out Lisboa. Se você está procurando um lugar para comer, um lugar legal para se divertir ou está com um grupo de indecisos, ir para o Time Out Market é um ótimo plano. Ao chegar lá, você verá uma grande praça de alimentação alinhada em barracas que vendem uma variedade de comidas, doces e bebidas portugueses. A comida e o vinho são simplesmente fenomenais, assim como o ambiente, e você pode chegar lá rapidinho andando mesmo, partindo da Praça do Comércio. Sum dúvidas um dos melhores pontos turísticos de Lisboa!

Castelo de São Jorge

Entrada para a parte mais bem preservada do Castelo de São Jorge

Este belíssimo exemplar da arquitetura medieval pode ser visto de praticamente qualquer parte de Lisboa, e suas partes mais antigas datam do século VI! Tomado dos mouros em 1147, pelo primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, o castelo serviu de residêncial real até que um outro palácio foi construído, no lugar onde se encontra hoje a Praça do Comércio. É possível andar sobre as muralhas do castelo, de onde se vêem alguns dos panoramas mais belos da cidade. Se tiver tempo, aproveite para ver a exibição multimídia Olissiponia, ou aproveite para relaxar nos jardins que cercam o castelo ou tomar um café no restaurante do local. 

7. Elevador Santa Justa

O curioso Elevador de Santa Justa

Esta impressionante (e até futurista), estrutura de ferro foi construída originalmente para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta, e era movida a vapor. Hoje em dia, a torre de estilo neoclássico é uma das atrações turísticas mais famosas de Lisboa, e tem até um charmoso café na cobertura (acessível através de uma escada ou do elevador) de onde se vêem a praça do Rossio e do Castelo de São Jorge. A subida custa apenas EUR 3,00. Com certeza um dos melhores passeios em Lisboa!


 

Mosteiro dos Jerónimos

A imponente fachada do Mosteiro dos Jerónimos

Este edifício é um dos mais impressionantes de Lisboa. Construído em 1502, para comemorar o sucesso da viagem de Vasco da Gama às Índias, e é lá que o grande explorador está enterrado, junto com outros portugueses ilustres, como Luis de Camões e Fernando Pessoa. O Mosteiro tem várias partes distintas, como um belo jardim, uma igreja e inúmeros salões. Após terminar a visita, siga para o Padrão dos Descobrimentos, na margem do rio Tejo, facilmente acessível através de uma passagem subterrânea, localizada na praça que fica de frente para o Mosteiro. Esta área é repleta de famosos pontos turísticos de Lisboa, e, apesar de ficar afastada do centro, não pode deixar de ser visitada. 

Padrão dos Descobrimentos

A “proa” do Padrão dos Descobrimentos no Rio Tejo

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento recente, e foi construído nos anos 60, em homenagem ao Infante D. Henrique, considerado pelos portugueses como o pai da Era dos Descobrimentos. Trata-se de um belíssimo trabalho de arte, que tem a forma da proa de um navio, com imagens de figuras importantes da história de Portugal, e até do Brasil, como Pedro Álvares Cabral. No interior da estrutura, há um espaço para exibições, e um elevador, que leva os visitantes ao topo. Como a parte da cidade onde estão localizados o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos fica distante do centro, pode ser interessante adquirir excursão feita a bordo dos famosos ônibus panorâmicos. Os passeios cobrem todos os principais pontos turísticos da cidade, e são uma ótima maneira de ver Lisboa. Clique aqui para obter mais informações.

Torre de Belém

A mágica Torre de Belém ao pôr-do-sol

A Torre de Belém foi construída em 1515 para servir de fortaleza, guardando o acesso à Lisboa através do rio Tejo. Com o passar dos anos, a torre passou a servir também como o ponto de partida para várias viagens exploratórias dos portugueses. Combinando uma mistura de estilos arquitetônicos, a torre é um monumento à pujança dos portugueses no que diz respeito à exploração marítima. Se tiver tempo, não deixe de visitar o seu interior e conhecer mais sobre como era o funcionamento. Sem dúvida um dos melhores passeios em Lisboa. O Lisboa Card dá acesso prioritário a até 26 museus, todos os mais importantes pontos turísticos, inclusive a Torre de Belém, e pode ser uma ótima opção se você pretende desbravar tudo que a cidade tem a oferecer. Clique aqui para obter mais informações. 

Campo Pequeno

A lindíssima fachada de Campo Pequeno

Campo Pequeno é uma arena de touradas que tem uma arquitetura interessante, em estilo mourisco. Acredite ou não, as touradas ainda acontecem hoje em dia, mas somente às quintas-feiras, e durante o verão. Na parte exterior da arena encontram-se diversos restaurantes, que servem o que há de melhor na cozinha portuguesa (confira a seção Onde Comer em Lisboa do nosso site clicando aqui).  Este é um dos mais imperdíveis passeios em Lisboa. 

Bairro Alto

Bairro Alto
Bairro Alto

O Bairro Alto é o distrito boêmio de Lisboa, e tem uma grande variedade de bares, galerias de arte, lojas e restaurantes, não encontrada em nenhum outro lugar da cidade. Apesar de todas as ladeiras íngremes, se locomover pelo bairro é super fácil, e se perder por lá é um prazer. Melhor aproveitado à noite, o Bairro Alto, com certeza, não decepciona aqueles que decidem explorá-lo. Não deixe de conhecer o Miradouro de São Pedro de Alcântara, uma praça super romântica e cheia de charme, que tem paisagens esplêndidas da cidade.   Já reservou a sua estada em Lisboa? Ainda não? Clique aqui e confira a nossa seleção de hotéis e albergues na cidade!  

Museu das Carruagens (Museu dos Coches)

Museu das Carruagens
Museu das Carruagens

Este museu é uma das atrações turísticas mais visitadas de Lisboa, e abriga a mais valiosa coleção de carruagens do mundo! Localizado na mesma parte da cidade que o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos, Belém, o museu é um prédio opulente do século XVIII, que tem exemplares que pertenceram a várias famílias reais europeias, e contém detalhes extraordinários, que retratam as conquistas de suas importantes nações. Não deixe de conferir este passeio em Lisboa!

LEIA MAIS: