O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, mas, definitivamente não fica em segundo lugar no quesito beleza. Localizada no norte do país, e de geografia espetacular, o Porto tem atrações e charmes únicos. Exploramos a lindíssima cidade de gente amigável e simpática, e damos dicas e a lista dos principais pontos turísticos do Porto neste artigo.

Onde ficar no Porto

A grande maioria das atrações do Porto fica concentrada no centro da cidade, nas chamadas Freguesias do Centro, e perto da Ribeira, a margem do Rio Douro, sobre a qual iremos falar. Há diversas opções de lugares onde ficar no Porto, para todos os bolsos e gostos.

Ficamos no Douro Apartments, um prédio de apartamentos renovados recentemente, que oferecem uma vista impressionante do Rio Douro, ótima localização, cozinha no apartamento e serviço impecável. O lugar só deixa a desejar pela falta de elevador, mas se você estiver viajnio com malas pesadas, os rapazes da recepção não se incomodarão em ajudar. Clique aqui para ver a página da acomodação.

Se você prefere se hospedar em um hotel, e ainda não reservou onde ficar no Porto, confira a página do Colliseum Hotel, que fica no coração da cidade, e é super charmoso, clicando aqui.

Os principais pontos turísticos do Porto:

Torre dos Clérigos 

A belíssima Torre dos Clérigos faz parte da Igreja dos Clérigos, e domina a paisagem do centro antigo do Porto. Finalizada em 1763, a torre tem 75m de altura, e foi construída no famoso estilo barroco. No caminho feito por dentro da igreja dos Clérigos (que é uma das mais impressionantes do Porto) para chegar até a torre, voce terá vistas maravilhosas da construção religiosa, e, com sorte, poderá até presenciar uma apresentação musical feita por um dos frades.

Do topo, se tem uma das melhores vistas da cidade, já que a torre se localiza num dos pontos mais altos do Porto. No entanto, prepare-se para a subida: são 225 degraus! O ingresso para a atração custa 4 euros, e inclui entrada no museu e na igreja.

Ribeira

A Ribeira é a parte mais charmosa do Porto. Às margens do rio Douro, lá você encontra diversos restaurantes, com mesas perfeitamente posicionadas para aproveitar a vista fantástica de Gaia, do outro lado do rio, e da ponte D. Luis I, a estrutura mais famosa da cidade, sobre a qual falaremos em mais detalhe a seguir.

Leia também:  O que ver em Albufeira, onde ficar em Albufeira: dicas do Algarve

Não deixe de caminhar pela margem do rio e explorar os bares e restaurantes da Ribeira, há diversas opções para todos os bolsos! Por lá, você encontrará famílias e casais passeando, além de músicos e artistas apresentando suas artes. Se está planejando seu roteiro no Porto, considere seguir da Ribeira para a Vila Nova de Gaia, a vila localizada do outro lado do Rio Douro, onde ficam as famosas caves do vinho do Porto. Você pode chegar lá facilmente, caminhando pela própria ponte Dom Luis I, o próximo ponto turístico do Porto na nossa lista.

Ponte D. Luis I

A bela porte metálica que domina a paisagem da cidade é o principal cartão postal do Porto, e foi construída em 1886! Apesar da lenda, que diz que a ponte foi projetada pelo mesmo arquiteto da Torre Eiffel, Gustav Eiffel, o responsável foi um dos seus sócios.

Com dois andares, a ponte serve para ligar o Porto à Vila Nova de Gaia, e por lá passam trens (no andar superior), e pedestres e carros, no andar inferior. A estrutura é impressionante, e ao se aproximar e caminhar por ela, você certamente ficará de boca aberta! A vista também não deixa nada a desejar.

Ao chegar do outro lado, você pode caminhar pela margem do rio, para o lado direito, até o Teleférico de Gaia, o próximo ponto turístico do Porto na nossa seleção.

Teleférico de Gaia   

Um passeio interessante e relativamente barato para se fazer em Gaia é subir para o ponto mais alto da cidade no teleférico que conecta a parte baixa, às margens do rio, à Serra do Pilar, onde fica Mosteiro de mesmo nome.

A subida é rápida, e dura em torno de 5 minutos, e a vista é linda, e não deixa de ser uma aventura. O ingresso para subida apenas custa 5 euros, e subida e descida, 8 euros. Você ganha também uma taça de vinho do Porto, brinde de uma das caves localizadas em Gaia. Ao chegar lá em cima, você pode aproveitar para sentar no café da estação, e comer ou beber algo, enquanto aprecia toda a beleza do lugar, ou seguir direto para o Mosteiro da Serra do Pilar, que tem um mirante, além de uma história peculiar.

Leia também:  Quais as melhores praias de Albufeira: confira nossa seleção!

Mosteiro da Serra do Pilar

Com uma posição privilegiada, no alto da Serra do Pilar, o ponto mais alto de Gaia, esta estrutura religiosa, construída em 1537, pode ser vista de todo o Porto.

Devido à sua posição, o mosteiro foi usado também como base militar pelo exército inglês, quando a cidade estava ocupada pelas forças francesas de Napoleão. Os canhões desta época ainda são vistos nos arredores do mosteiro, que pode ser visitado pagando uma taxa de 4 euros (o mirante e jardins ao redor são grátis, apenas a entrada par o mosteiro é paga). O Mosteiro da Serra do Pilar oferece a melhor vista do Porto, do outro lado do Rio Douro, e é um dos pontos turísticos do Porto imperdíveis!

Caves do Vinho do Porto

Depois de visitar o Mosteiro da Serra do Pilar e o mirante, você pode pegar o teleférico de volta para a parte baixa de Gaia, e visitar as famosas caves do vinho do Porto. Grande parte delas está localizada em antigos armazéns do que era a área portuária da cidade, e a caminhada pode ser cansativa, já que há algumas ladeiras..

Infelizmente, como visitamos num domingo, descobrimos que a maioria das caves estavam fechadas! Se você tem interesse neste que é provavelmente o mais famoso produto português, programe a sua visita para um outro dia. Se você pretende visitar uma cave específica, procure o site da mesma e se certifique de que ela não estará fechada por outro motivo, como renovação.

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo foi construída na segunda metade do século XVIII, no estilo rocócó, e é conectada à sua vizinha, a Igreja das Carmelitas, do século XVII. As duas igrejas são separadas por um vão de apenas um metro de largura, que servia para garantir a castidade dos monges da Igreja do Carmo e das freiras das Carmelitas.

Leia também:  Onde ficar em Lisboa: descubra os melhores bairros e hotéis

A Igreja do Carmo tem um belíssimo painel de azulejos azuis portugueses na sua parede lateral, que pode ser visto de vários metros de distância.

Ambas as igrejas têm interiores decorados ricamente em madeira talhada, coberta em dourado, e você certamente ficará de boca aberta ao entrar.

Palácio da Bolsa e Jardim do Infante D. Henrique

O Palácio da Bolsa foi construído no século XIX, e é uma impressionante estrutura bem no coração do Porto, já próximo da Ribeira. Antiga sede da associação comercial da cidade, o palácio tem estilos arquitetônicos variados, e sua fachada tem elementos neoclássicos, enquanto o interior tem salões magnificamente decorados, incluindo um belíssimo salão em estilo mouro/árabe.

O Palácio da Bolsa está localizado na Praça do Infante D. Henrique, que é por si só um dos mais procurados pontos turísticos do Porto. Lá você encontra o monumento ao Infante D. Henrique, no centro da praça, e também o Mercado Ferreira Borges, onde há restaurantes, cinemas e lojas.

Livraria Lelo e Irmão

Um dos prédios mais famosos do Porto, a Livraria Lelo e Irmão foi construída no estilo neogótico em 1906, e é conhecida por sua decoração interior extravagante, de um efeito visual impressionante.

Por ser um dos mais procurados pontos turísticos do Porto, a fila para entrar e comprar ingressos lá é enorme, independente da época do ano em que você visitar. Portanto, procure chegar cedo, perto do horário de abrir, as 10:30, ou compre o seu ingresso antecipadamente online, diretamente no site da atração: http://www.livrarialello.pt, por 5 EUR.

Você pode também embarcar nos famosos ônibus panorâmicos, deixando para trás preocupações com mapas e transporte público. E o melhor: ouvindo explicações em português e com passeio de barco opcional! Clique aqui para obter mais informações.

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui